Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informa que as apurações relativas ao concurso seguem em andamento e não divulgou prazos.
"Ainda não há prazo definido e os trâmites para o novo certame seguem em curso."
Já o Ibade, banca organizadora responsável, divulgou uma nota em seu portal oficial.
A instituição comenta que foram adotados "todos os procedimentos prévios de segurança de forma a possibilitar a lisura do Certame, não se tendo notícia de vazamento de qualquer conteúdo das provas aplicadas."
O Ibade também sinaliza que as intercorrências divulgadas desde a data da realização da prova apontam "possíveis atos fraudulentos praticados por candidatos, e revestem-se de fatores externos", dizendo que, estes, "sofreram intervenção por parte das autoridades competentes e que não possuem o condão de macular a lisura da disputa."
A banca comenta que desde que tomou conhecimento dos fatos vem atuando na tentativa de apurar as ocorrência e identificar os supostos candidatos.
"O IBADE afirma que está à inteira disposição da administração pública e não medirá esforços para, em conjunto, demonstrar a lisura do Certame, em estrita observância aos princípios da legalidade, impessoalidade e isonomia dos candidatos."
Vale lembrar que a banca, em comunicado inicial, chegou a falar em "imagens com textos adulterados".
Portanto, ainda não há uma previsão de quando um novo cronograma será divulgado com a nova data de aplicação das provas do concurso PMERJ para soldados.
Leia também:
+ Concurso PMERJ: candidatos dividem opinião sobre anular a prova
Concurso PMERJ terá nova banca?
Ainda não se sabe como será conduzido o processo de reaplicação de provas do concurso PMERJ para soldados, após anulação dos exames.
O governador Cláudio Castro informou, apenas, que o exame será reaplicado ainda este ano.
Segundo o chefe do executivo, foi aberta uma investigação dura para punir os envolvidos nas tentativas de fraudes na prova do concurso PMERJ, para o cargo de soldado.
Antes de suspender as provas, Castro disse que, se comprovadas as fraudes, seria tomada uma "atitude enérgica" sem prejudicar quem fez o concurso de maneira correta. A Polícia Militar do Rio de Janeiro notificou a banca organizadora, o Ibade.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Concurso da PMERJ para soldados teve prova anulada e deve ter novo cronograma divulgado
(Foto: PGE RJ)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Por que as provas da PMERJ foram anuladas?
Aplicadas no dia 27 de agosto, as provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos.
Os concorrentes relataram diversas intercorrências, tais como atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Veja como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina. Os gabaritos chegaram a ser divulgados pela banca.
Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas de soldados
A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece o total de 2 mil vagas para soldados. Desse número, 200 são para sexo feminino e 1.800 para sexo masculino.
Há cotas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica. A seleção, no entanto, não reserva vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro apresenta os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
A PMERJ também tem concurso em andamento com 67 vagas para técnicos em enfermagem e médicos em diversas especialidades.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!