Concurso PMERJ: aprovado detalha o dia a dia de um soldado
Aprovado para soldado no concurso PMERJ, Gabriel Oliveira revela detalhes da carreira e do curso de formação. Confira!
Carreiras
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:07/11/2024 às 18:26
Atualizado em:07/11/2024 às 18:26
Ingressar na carreira policial é o sonho de muitos candidatos e também era o de Gabriel Oliveira, que foi aprovado no concurso PMERJ para soldado já na sua primeira tentativa.
Ele tomou posse na carreira de soldado da PMERJ, uma função que atrai muitos interessados por oferecer diversos atrativos e um cotidiano repleto de responsabilidades.
Embora não contasse com incentivo familiar e já tivesse sido aprovado no concurso para gari da Comlurb, Gabriel revela que sempre sonhou em ser policial.
“Sempre admirei os policiais, mas minha família sabendo disso sempre que tinha prova não deixava eu fazer. Me inscrevi em outros concursos para área de segurança pública nos quais fui reprovado, mas segui estudando, tomei coragem e fiz o da PMERJ escondido e passei de primeira”, disse o aprovado.
Na Comlurb, trabalhou em várias áreas e tinha uma rotina exigente, realizando diversas tarefas braçais. Essa experiência o ajudou a se adaptar bem à rotina na PMERJ, lidando com as demandas do novo cargo com facilidade.
Concurso PMERJ: rotina começa no curso de formação
Uma das etapas do concurso PMERJ para soldado é o curso de formação. Para Gabriel, a rotina da carreira começa justamente nessa fase, e os candidatos não devem subestimar as atividades.
Ele conta que, na época em que passou, o curso durava cerca de dez meses, com aproximadamente 30 disciplinas e testes físicos.
"É importante que as pessoas fiquem atentas e não relaxem durante o curso de formação," destaca Gabriel.
Segundo ele, a rotina no curso variava, dependendo da primeira instrução do dia. Em alguns dias, era necessário se apresentar às 4h da manhã, já devidamente fardado.
Embora houvesse muitas atividades, existiam rotinas fixas, como o café da manhã, pausas, apresentações físicas e aulas. Todo esse processo se estendia até as 18h, conforme as instruções diárias.
Gabriel também esclarece que o curso não seguia um regime de internato.
"É importante dizer que o curso não é internato. Muitos pensam que ficamos sem ir para casa, mas todos os dias voltamos. Não há alojamento; o aluno precisa estar em forma às cinco da manhã, saindo de casa ou de onde estiver, e se apresentar no horário," completa o soldado.
Durante o curso de formação, que atualmente tem duração de 12 meses, os alunos da PMERJ recebem R$2.956,41 (valor bruto). Após formados, os policiais militares têm um salário inicial de R$5.233,88.
Como era o dia a dia na PMERJ?
Segundo Gabriel Oliveira, o cotidiano de um soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro é bastante intenso, pois há ocorrências a todo momento em que a corporação precisa ser acionada.
“É um serviço bem dinâmico e perigoso onde é preciso estar atento a tudo que acontece ao redor pois o que está em jogo são vidas, dos policiais e da sociedade. Ao mesmo tempo é bem gratificante pois a cada dia de serviço agradeço a Deus por ter conquistado o que eu sempre quis”, afirmou.
A escala de serviço costuma ser definida conforme o interesse público e as demandas da PMERJ, seguindo as normas internas da corporação.
Os horários poderão variar entre períodos diurnos, noturnos e de sobreaviso ou prontidão, visando garantir a atuação da polícia ostensiva e a manutenção da ordem pública.
Aprovado no concurso PMERJ dá detalhes do dia a dia da carreira de soldado
(Foto: Divulgação)
Concurso PMERJ: o que é preciso para ser soldado?
Assim como Gabriel, você também pode realizar o sonho de se tornar um soldado da PMERJ! A carreira exige o nível médio completo e atrai muitos jovens de ambos os sexos.
Confira abaixo os demais requisitos:
idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho). Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Inicialmente, a previsão era preencher 2 mil vagas para a carreira, mas o secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor César dos Santos, afirmou que a oferta será ampliada para 4 mil oportunidades.
Confira a entrevista completa com Gabriel Oliveira no vídeo abaixo:
Concurso da PMERJ tem diversas etapas
Os candidatos interessados no concurso PMERJ para soldados são avaliados por meio de nove etapas, todas realizadas na cidade do Rio de Janeiro:
1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição no concurso, de caráter eliminatório;
4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.
Os aprovados em todas as fases são foram convocados para o Curso de Formação de Soldados (CFSD).
Somente as provas objetivas e discursivas ficam sob a responsabilidade do Ibade. As demais etapas são aplicadas pela própria Polícia Militar do Rio de Janeiro.