O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou um aumento de 166% no auxílio-alimentação pago aos policiais militares, aprovados nos concursos PMERJ.
O valor do benefício passou de R$162,60 para R$433,80 e será pago a partir da folha de pagamento de dezembro. Segundo o governador, o auxílio-alimentação para a Polícia Militar do Rio de Janeiro estava há 20 anos sem reajuste.
Mas nem todos os policiais terão direito ao novo valor. Castro explicou que somente os agentes lotados em unidades onde não há rancho receberão o benefício.
São cerca de 14 mil praças e oficiais, atualmente, nessas condições.
"Aqueles que não têm o rancho, aqueles que a gente chama de 'desarranchados', agora vão ter na rua uma dignidade para poder se alimentar melhor, para poder fazer melhor o trabalho e é uma forma de valorizar a nossa honrosa e gloriosa Polícia Militar", disse o governador, em vídeo publicado nas redes sociais.

Governador Cláudio Castro e coronel Menezes, secretário da PMERJ, anunciam reajuste no auxílio-alimentação
(Foto: Divulgação Governo RJ)
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, explicou que a medida atenderá quase um terço da tropa, sem impactar financeiramente o Estado, pois o reajuste está dentro da dotação orçamentária da corporação.
"Oferecer melhores condições de trabalho para os nossos policiais, além de valorizá-los, representa, certamente, um impacto real na produção dos resultados da segurança pública", afirmou o coronel Menezes.
Black Friday Qconcursos: até 64% OFF para você começar a estudar hoje.
Novo concurso PMERJ para soldado está confirmado para 2026
Em setembro, o Governo do Rio de Janeiro voltou a reforçar a realização de um novo concurso PMERJ em 2026, com vagas para soldados.
A informação já havia sido antecipada com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida, em abril deste ano.
Há a expectativa de que o concurso PMERJ seja destinado ao provimento de 4 mil vagas, sendo 2 mil imediatas e as demais para a formação do cadastro de reserva.
Conforme informado pela corporação, os preparativos ainda estão em fase inicial, e detalhes como cronograma e requisitos serão divulgados posteriormente.
Enquanto isso, o chamamento dos aprovados do último concurso, realizado em 2023/2024, segue em andamento.
PMERJ também terá concursos para oficiais e capelães
O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, já confirmou que os concursos PMERJ para oficiais serão realizados anualmente.
De acordo com ele, a previsão é de que sejam preenchidas 50 vagas em 2026 e outras 50 em 2027. A própria Polícia Militar também já confirmou essa estimativa.
"A partir de agora, o concurso de acesso ao CFO será realizado anualmente, seguindo basicamente os mesmos critérios de seleção e o mesmo formato do curso de três anos", afirmou a PMERJ.
Um novo concurso para capelães da Polícia Militar do Rio foi autorizado no dia 3 de novembro. A oferta será para provimento de sete vagas no Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais (EPAO) do quadro de capelães.
Com o aval, a PMERJ pode iniciar os trâmites internos até a publicação do edital. O candidato a capelão geralmente precisa ter curso superior de Teologia e ser sacerdote católico romano ou pastor evangélico, com a devida comprovação de sua ordenação/ministério, geralmente com um tempo mínimo de exercício.
