Com a autorização, a PMERJ pode iniciar os trâmites internos até a publicação do edital. O que inclui, por exemplo, a formação da comissão organizadora. 
Um grupo de servidores será designado para conduzir os preparativos, elaborar o edital e auxiliar no processo de escolha da banca organizadora. 

Governador Cláudio Castro autoriza novo concurso para a PMERJ
(Foto: Divulgação Governo RJ)
Uma instituição deve ser contratada para receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos. É possível também que a própria PM do Rio de Janeiro organize o concurso.
O Governo do Rio de Janeiro ainda não informou os prazos para a publicação do edital. 
Black Friday Qconcursos: até 64% OFF para você começar a estudar hoje. Confira!
Concurso PMERJ: veja requisitos para capelães 
O candidato a capelão da PMERJ geralmente precisa:
- ter curso superior de Teologia.
 - ser sacerdote católico romano ou pastor evangélico, com a devida comprovação de sua ordenação/ministério, geralmente com um tempo mínimo de exercício.
 
O Tribunal de Justiça declarou inconstitucional a Lei Estadual 9.546/2022, que fixava a idade máxima de 32 vagas para ingresso por meio dos concursos CBMERJ e PMERJ. 
A Polícia Militar ainda não informou se seguirá alguma legislação anterior para limite de idade. 
No último concurso para capelães da PMERJ, realizado em 2010, a oferta foi de cinco vagas, sendo três para sacerdote católico romano e duas para pastor evangélico. Na época, foi exigida idade máxima de 30 anos para capelão. 
O concurso foi composto pelas seguintes etapas: prova escrita; exame antropométrico; exame físico; exame médico; exame social e documental; exame psicológico; e prova de títulos. 
Por sua vez, a prova escrita para capelão consistiu em uma discursiva de dez questões versando sobre Ciências da Religião, Filosofia e Teologia, além de uma redação.
→ Veja como foi a última prova para capelão da PMERJ e teste seus conhecimentos!
O Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais (EPAO) é o curso de formação em si. Ele ocorre após a aprovação em todas as etapas do concurso e tem a finalidade de adaptar o futuro oficial à rotina militar.
Depois da conclusão bem-sucedida do EPAO, o oficial é nomeado definitivamente no posto de 1º tenente PM capelão.
PMERJ também tem concursos previstos para oficial e soldado
O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, já confirmou que os concursos PMERJ para oficiais serão realizados anualmente. 
Segundo ele, a previsão é de que sejam preenchidas 50 vagas em 2026 e outras 50 em 2027. A própria Polícia Militar também já confirmou essa estimativa. 
"A partir de agora, o concurso de acesso ao CFO será realizado anualmente, seguindo basicamente os mesmos critérios de seleção e o mesmo formato do curso de três anos", afirmou a PMERJ.
Já para o cargo de soldado, o governador Cláudio Castro confirmou a abertura de um novo concurso com 2 mil vagas em 2026.
"Em 2026, vem um novo concurso, para que novas pessoas tenham a oportunidade de ingressar nessa corporação", disse Castro.
Há a expectativa de que o concurso PMERJ seja destinado ao provimento de 4 mil vagas de soldado, sendo 2 mil imediatas e as demais para a formação do cadastro de reserva. 
De acordo com a corporação, os preparativos ainda estão em fase inicial, e detalhes como cronograma e requisitos serão divulgados posteriormente.
