Concurso PMERJ: governo confirma turmas e ratifica edital em 2026

Governo anuncia a chegada de 520 novos alunos à Polícia Militar, confirma ingresso de excedentes e ratifica concurso PMERJ, com 2 mil vagas, em 2026.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:24/09/2025 às 15:19
Atualizado em:24/09/2025 às 15:19

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou na última sexta-feira, 19, a incorporação de 520 novos alunos ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, todos aprovados no concurso PMERJ de 2023.


Esta foi a terceira turma de praças iniciada somente este ano, após os 542 ingressos em fevereiro e os 509 em abril, totalizando 1.571 novos policiais militares.


Como antecipado na última semana por Qconcursos Folha Dirigida, uma quarta turma está prevista para outubro.


No último dia 17, o Governo do Rio de Janeiro oficializou a ampliação das vagas do edital de 2023, que passou de 2 mil para 4 mil. Os novos classificados vão ingressar no CFAP até 2026.


Ainda segundo o governo, também em 2026 será realizado um novo concurso PMERJ, com mais 2 mil vagas.

"Estamos fortalecendo a nossa Polícia Militar com novos homens e mulheres que vão trabalhar pela segurança da população fluminense. Este reforço é parte da valorização permanente da corporação e de garantia de melhores condições de trabalho para os nossos policiais", destacou o governador Cláudio Castro.

Segundo o secretário de Estado da PM, coronel Marcelo de Menezes, o ingresso de novos praças, aliado ao investimento em tecnologia, equipamentos e valorização salarial, mostra que está sendo construída uma "Polícia Militar cada vez mais forte e preparada para servir ao Rio de Janeiro".


Comece sua preparação para o novo concurso PMERJ com videoaulas, apostilas digitais e questões. Acesse aqui!

Governo ratifica concurso PMERJ 2026 com mais 2 mil vagas

(Foto: Ernesto Carriço)

Concurso PMERJ 2026 vem sendo reiterado pelo governo

Além da ratificação na última semana, no início deste mês, o governo voltou a reforçar a realização de um novo concurso em 2026, com vagas para soldados na PMERJ. 


A informação já havia sido antecipada com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida, no último mês de abril.


Em maio deste ano, o governador Cláudio Castro confirmou que haverá um novo edital para a corporação:

"Reitero meu compromisso, vamos chamar 4 mil policiais deste concurso. Em 2026, vem um novo concurso, para que novas pessoas tenham a oportunidade de ingressar nessa corporação", disse Castro.

O próximo concurso deverá contar com 4 mil vagas, sendo 2 mil para provimento imediato e mais 2 mil com a chamada de excedentes — como está sendo feito com o edital de 2023.


De acordo com a corporação, os preparativos ainda estão em fase inicial, e detalhes como cronograma e requisitos serão divulgados posteriormente.


A autorização oficial também precisa ser publicada no Diário Oficial do Estado. Somente após essa etapa, a Polícia Militar poderá avançar para as próximas fases, incluindo a definição e contratação da banca organizadora.


No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Veja requisitos e salários do soldado da PMERJ

Até o último concurso, a carreira de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresentava os seguintes requisitos:

  • nível médio completo;
  • idade entre 18 e 32 anos*, até o primeiro dia de inscrição do concurso, considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

*A idade para ingresso como soldado está em julgamento pelo Tribunal de Justiça do Rio. Veja mais detalhes aqui.


A remuneração do soldado varia conforme a etapa da carreira. Durante o Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar, com duração de 12 meses, os alunos recebem um valor bruto de R$2.956,41.


Depois da conclusão do curso e a formatura, o salário inicial passa a ser de R$5.233,88. A contratação ocorre sob o regime estatutário, o que assegura estabilidade ao militar.


Vale ressaltar que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não há mais divisão de vagas por gênero. Desta forma, todas as oportunidades são acessíveis a candidatos de ambos os sexos, em igualdade de condições.


>>>Baixe o Caderno de Questões do concurso PMERJ<<<

Clique para entrar agora

Carregando...