Concurso PMERJ: consulta aos locais de prova é liberada
Com provas marcadas para o dia 7 de abril, candidatos do concurso PMERJ podem consultar seus locais a partir desta segunda, 1º.
Autor:Juliana Goes
Publicado em:01/04/2024 às 10:16
Atualizado em:01/04/2024 às 15:23
A Fundação Getulio Vargas (FGV) liberou, a partir desta segunda-feira, 1º de abril, a consulta aos locais de prova do concurso PMERJ. Os exames estão marcados para o próximo domingo, 7.
A consulta deve ser feita no site da FGV, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição individual do candidato.
Com as provas marcadas para o próximo dia 7, das 13h às 17h, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília DF).
A FGV recomenda aos candidatos que cheguem ao local designado para a realização dos exames com antecedência mínima de uma hora e meia para o seu início.
O candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identidade original e o comprovante de inscrição ou pagamento da taxa.
No total, 1.971 fizeram o pedido de devolução da taxa de inscrição, conforme comunicado divulgado pela atual banca.
Os candidatos puderam fazer o pedido de devolução em janeiro. Todos que solicitaram e tiveram a solicitação aceita serão considerados desistentes e não poderão participar da nova prova.
Ao todo, o concurso PMERJ para soldado registrou o total de 119.599 inscritos. Como 1.971 desistiram da seleção, 117.628 candidatos continuam na disputa e são aguardados para a reaplicação das provas.
Veja como serão as provas do concurso PMERJ
Asprovas objetivas do concurso PMERJserão reaplicadas no dia 7 de abril. A data foi mantida pela Justiça, mesmo após manifestação contrária de alguns candidatos.
Houve o questionamento pela não abertura do prazo de inscrição, assim como protesto dos candidatos que conseguiram realizar primeira prova, que foi anulada, e se sentiram prejudicados.
Por decisão da Justiça, no entanto, a data está mantida e a prova será realizada.
Antes, a PGE RJ recorreu contra o pedido do Ministério Público Estadual para a reabertura do período de inscrição.
Como serão as provas da PMERJ?
A nova prova terá a mesma estrutura da anterior, seguindo a configuração e conteúdo do primeiro edital. A PMERJ não alterou nem uma disciplina, critérios de aprovação ou etapas complementares.
Sendo assim, a prova objetiva contará com 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma reposta correta.
A avaliação terá uma escala zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos. As disciplinas da prova objetiva serão:
Língua Portuguesa;
Matemática Básica;
Noções de Direitos Humanos;
Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
Já a segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
Aredação será aplicada no dia 7 de julho. A etapa será avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Além dessas duas fases, a PMERJ aplicará outras sete etapas, sendo elas:
preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
exame antropométrico;
Teste de Aptidão Física (TAF);
exame psicológico;
exames médicos;
exame social e toxicológico; e
avaliação documental.
Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
nível médio completo;
idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.