Concurso PMERJ prepara convocação de mais 400 aprovados, diz deputado
A Polícia Militar do Rio de Janeiro prepara a convocação de mais 400 soldados aprovados no concurso PMERJ realizado em 2014.
Autor:
Publicado em:13/05/2020 às 01:30
Atualizado em:13/05/2020 às 01:30
A Polícia Militar do Rio de Janeiro prepara a convocação de mais soldados aprovados do concurso PMERJ. realizado em 2014. A chamada de todos os remanescentes da seleção foi garantida pela governador Wilson Witzel.
Segundo o deputado Bruno Dauaire (PSC), presidente da Comissão de Servidores da Alerj, é esperado a convocação de 400 aprovados. A expectativa é para que sejam chamados entre julho e agosto.
O deputado disse que tem conversado com o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo. De acordo com Dauaire, o coronel que indicou o número de convocações que poderão acontecer.
Por conta do Regime de Recuperação Fiscal que está em vigor, o estado do Rio só pode fazer novas contratações em casos de vacâncias. A PM espera que o número de cargos vagos por aposentadoria e outros motivos chegue a 400.
"O secretário, coronel Rogério Figueiredo, me garantiu que vai abrir uma turma para novos soldados no CFAP quando a corporação atingir o número de 400 vacâncias, o que pode ocorrer em agosto", disse Dauaire.
Informações do Relatório da Secretaria de Estado da Polícia Militar indicam que há pelo menos 252 postos vagos. Cerca de 800 aprovados no concurso PMERJ 2014 ainda aguardam a convocações.
O presidente da Comissão de Servidores disse que a PM tem, em média, 70 vacâncias por mês. "Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação", afirmou.
Em dezembro, 502 aprovados foram convocados para curso de formação
Em dezembro de 2019, 502 candidatos foram chamados para incorporação no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado.
[tag_teads] Dos mil aprovados que foram convocados no mês de novembro, esta foi a segunda turma a começar a capacitação. O primeiro grupo teve aulas iniciadas em 4 de dezembro. Witzel disse, na época, que os novos soldados receberiam treinamento adequado para realização a função.
"Nós não podemos ser irresponsáveis de dar uma formação de três, quatro meses. A formação tem que ser séria. O trabalho que se exerce na rua exige muita dedicação e capacidade para que não percamos vidas", explicou Witzel.
A carreira de soldado exige nível médio completo, de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Chamada de aprovados é positiva ao novo concurso PMERJ
A chamada de aprovados no concurso de 2014 é favorável a abertura de um novo concurso de soldados da PMERJ. Uma vez que o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Militar já confirmaram que o próximo edital só será divulgado após a convocação de todos os remanescentes.
A PM do Rio de Janeiro, em nota à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, confirmou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados.
Em meados no ano passado, Fliess recomendou que os interessados continuem estudando, porque um novo edital se aproxima.
"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.
O secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, também destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.