Foram divulgadas no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira, 11, as etapas que serão cobradas no próximo concurso Polícia Penal BA aos candidatos.
Conforme destacado na portaria, os aprovados nas etapas da seleção (provas escritas) serão submetidos aos seguintes testes:
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exames médicos;
- exame psicológico;
- investigação social e de conduta pessoal; e
- curso de formação de agente penitenciário.
O TAF será realizado por meio de quatro etapas, sendo: barra para homens; estático de barra para mulheres; flexão abdominal; e corrida de 12 minutos.
O exame médico, por sua vez, buscará aferir se o candidato tem boa saúde física e psíquica para suportar as aulas práticas que serão ministradas durante o curso de formação, além das atividades essenciais para o exercício das atribuições da carreira.
No exame psicológico, o órgão buscará aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato, com as atribuições do cargo.
Já a investigação social e de conduta social buscará verificar a conduta do candidato do concurso Polícia Penal BA sob o aspecto social, moral, profissional e criminal.
E, por fim, o curso de formação será formado por aulas e provas teóricas e práticas.
O curso de formação será realizado em regime integral, podendo contar com aulas em qualquer dia da semana. Essa etapa terá duração de quatro meses.
Ao longo da formação, o aprovado fará jus à ajuda de custo, cujo valor corresponderá a 50% do vencimento inicial do cargo.
Concurso Polícia Penal BA pode ter edital até dia 15
Já com a Fundação Getulio Vargas (FGV) contratada, o concurso Polícia Penal BA está iminente. De acordo com informações repassadas à Folha Dirigida por Qconcursos, o edital pode ser divulgado até 15 de junho.
A carreira tem como requisito o nível médio completo. Já a remuneração inicial, de acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPPEB), é de R$5.256.
O valor inclui o vencimento básico, gratificações e adicionais previstos para a carreira.
Quer saber como é a forma de cobrança da FGV nas provas? Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente e confira as características da FGV e mais!
Divulgadas as etapas do concurso Polícia Penal BA
(Foto: Matheus Landim/GOVBA)
Resumo do concurso Polícia Penal BA
- Órgão: Polícia Penal da Bahia
- Situação atual: definição da banca organizadora
- Banca: Fundação Getulio Vargas (FGV)
- Cargos: policial penal
- Escolaridade: nível médio
- Vagas: 287
- Remuneração: R$5.256
+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos gratuitamente!
Como foi o último concurso Polícia Penal BA?
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o último concurso Polícia Penal BA ofertou 490 vagas para a carreira.
De acordo com dados da organizadora, a seleção, na época, reuniu 17.957 candidaturas homologadas.
Os candidatos do concurso Polícia Penal BA de 2014 foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- provas objetivas e discursivas;
- exame de documentação;
- avaliação psicológica;
- exame médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exames pré-admissionais; e
- investigação social.
Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Informática, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Igualdade Racial e de Gênero, Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Direitos Humanos.
Confira o guia "Carreiras no Serviço Público", onde você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você! Acesse aqui!
















