Polícia Penal PI: secretário solicita 600 vagas e edital este ano

O secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, enviou pedido ao governo do Piauí para um novo concurso Polícia Penal PI com 600 vagas. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:19/07/2023 às 10:37
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O concurso Polícia Penal PI poderá ofertar 600 vagas, sendo elas 300 imediatas e 300 para a formação de um cadastro de reserva, segundo pedido feito pelo secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto ao governador do estado, Rafael Fonteles.


A informação foi dada pelo gestor ao portal Cidade Verde.


Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o edital seja divulgado nos próximos meses. Ou seja, a corporação trabalha com a possibilidade do lançamento do novo concurso ainda este ano, mas ainda sem data definida.


Concurso Polícia Penal PI vai ajudar a recompor os quadros

De acordo com o secretário, a abertura do novo concurso vai possibilitar a recomposição do quadro de servidores que atuam nos presídios que, segundo ele, já conta com 292 policiais penais aptos a se aposentar. 

"Há uma grande necessidade de pessoal na Sejus. Temos hoje uma cidade de pessoas presas. Temos 6 mil homens e mulheres sob grades. A atividade de movimentar essas pessoas para audiência de instrução processual, para sala de aula, para atividades de trabalho demanda muita mão de obra dos policiais penais", disse Carlos Augusto.

Ele avalia que este quantitativo é insuficiente para operar o Sistema Prisional do Piauí.

"Nós temos um número de policiais penais insuficientes para lidar com mais de 6 mil homens e mulheres cumprindo pena no estado do Piauí".

O gestor comenta que a decisão sobre o concurso será do governador Rafael Fonteles. Mas, informa que o chefe do executivo deu uma garantia e sinalizou a possibilidade do concurso acontecer. "Ele deve anunciar o concurso em breve, porque o Estado não tem outra opção a não ser realizar concurso".


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Secretário Carlos Augusto solicita ao governo um novo concurso para a Polícia Penal PI com 600 vagas

(Foto: Governo do Piauí)


  • Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Nordeste.


Sinpoljuspi quer aval para novo concurso em agosto

A realização do novo concurso para policias penais no Piauí também foi pauta entre a categoria. A diretoria do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) se reuniu com o governo na última semana e enfatizou sobre a necessidade da seleção.


Os diretores estiveram na sede da Secretaria de Administração (Sead) e foram recebidos pelo próprio secretário de Justiça, Carlos Augusto, e pelo secretário de Administração, Samuel Nascimento.


Os representantes do sindicato sugeriram que o governo anuncie a autorização para a realização do novo concurso com oferta de vagas para policiais penais (o antigo agente penitenciário) no dia 8 de agosto.


Nesta data, está programada a comemoração 40 anos da Secretaria de Justiça (Sejus) e será efetivada promoções da carreiras, já em promessa.


Saiba como foi o concurso Polícia Penal PI

O último concurso Polícia Penal PI (Sejus) ocorreu em 2016, quando o cargo ainda era o agente penitenciário. A seleção foi executada pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).


A seleção ofertou 400 vagas e reuniu mais de 7 mil inscritos.


A carreira exige o nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir, desde que lhe permita conduzir veiculo automotor, classificada no mínimo na Categoria “B”;.


O candidato ainda deve ter idade máxima de 45 anos, além de altura mínima de 1m60 para candidatos homens e 1m55 para candidatas mulheres.


Etapas do concurso

Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas e dissertativas, que ocorreram na cidade de Teresina e foram compostas de assuntos envolvendo

  • Língua Portugursa
  • Matemática
  • Atualidades
  • Conhecimentos Específicos; e
  • Uma redação.

As demais etapas foram:

2ª etapa: Exame de Saúde (Médico/Odontológico), conforme critérios estabelecidos;

3ª etapa: Exame de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto;

4ª etapa: Exame Psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos;

5ª etapa: Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!