Um novo concurso público para a Polícia Penal do Piauí será realizado em 2024. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Rafael Fonteles, em evento da Segurança Pública realizado na quinta-feira, 12.
De acordo com o Chefe do Executivo, a realização de uma nova seleção fortalecerá a segurança, além da ressocialização dos apenados no estado.
"No próximo ano, teremos sim concurso para a Polícia Pena do Estado do Piauí fortalecendo também o nosso sistema de presídios, para poder ressocializar esses apenados que estão cumprindo a lei, a partir desse trabalho da polícia e do Judiciário. Então é um investimento para garantir paz social, tranquilidade e oportunidades para o jovem", reforçou.
Ainda não há detalhes sobre o quantitativo de vagas que serão oferecidas no novo concurso Polícia Penal PI, no entanto, o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, informou ter encaminhado, em julho de 2023, pedido de edital para 600 vagas.
Na época, o secretário reforçou que a nova seleção possibilitaria o reforço no quadro de servidores.
Nós temos um número de policiais penais insuficientes para lidar com mais de 6 mil homens e mulheres cumprindo pena no estado do Piauí", afirmou.
A transformação da carreira de agente penitenciário em policial penal aconteceu em março de 2022, com a publicação da Lei 7.764.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Governador anuncia novo concurso Polícia Penal PI em 2024
(Foto: SECOM PI)
Qual será o salário inicial do aprovado no concurso Polícia Penal PI?
Conforme indicado no anexo I da Lei 7.764/2022, o salário inicial do aprovado será de R$ 6.496,73. O valor corresponde à 3ª classe da carreira. O salário do servidor poderá chegar a até R$ 8.647,14.
Conforme indicado no último edital, o candidato deve possuir nível superior em qualquer área. Além disso, ainda é necessário ter CNH, no mínimo, na categoria "B" e idade máxima de 45 anos.
Último concurso foi realizado em 2016
O último concurso para a Polícia Penal PI foi realizado em 2016, quando o cargo ainda era conhecido como agente penitenciário.
Organizado pela Nucepe/Uespi, a seleção foi destinada ao provimento de 400 vagas para a carreira.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, dissertativas, exame de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico e investigação social.
Para a prova objetiva, o concurso Polícia Penal PI exigiu conhecimentos nas seguintes áreas;
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Atualidades
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Legislação Aplicada.
De acordo com dados da banca organizadora, o concurso Polícia Penal PI de 2016 registrou 7 mil inscrições.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!