Vagas
Ao todo, serão oferecidas 1.100 vagas, todas para o sexo masculino. Segundo a Polícia Penal, neste concurso não serão abertas oportunidades para o sexo feminino.
Requisitos
Os candidatos deverão possuir, na data da posse, nível superior completo em qualquer área, idade de até 35 anos, na data de encerramento das inscrições do concurso, altura mínima de 1,60m e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, no mínimo.
- Tatuagem: segundo a Lei Orgânica que regulamenta a Polícia Penal de São Paulo, o candidato não deve ter tatuagem que divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da corporação.
Salários e benefícios da Penal SP
Os aprovados na carreira terão iniciais de R$4.472, podendo aumentar com o adicional de insalubridade e a bonificação por resultados.
Além dos ganhos, os aprovados receberão auxílio-transporte, cujo valor depende da região de lotação, e o auxílio-alimentação.
Lotação
As vagas serão distribuídas entre as Unidades Prisionais pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP), de acordo com a necessidade da Administração.
Jornada de trabalho
O policial penal de São Paulo exerce suas atividades em plantões ou em expediente administrativo, conforme a necessidade do serviço, estando sujeito à prestação de serviços em condições precárias de segurança e cumprimento de horário irregular.
Atribuições
O policial penal desempenha atividades de vigilância, manutenção da segurança, disciplina e movimentação dos presos internos em Unidades do Sistema Prisional.
Perfil psicológico
No último concurso, ainda para o cargo de agente de segurança penitenciária (atual policial penal), na prova de aptidão psicológica, foram verificadas as seguintes características:
- bom relacionamento interpessoal e controle emocional;
- boa resistência à fadiga psicofísica;
- adequado nível de ansiedade;
- bom domínio psicomotor;
- adequada capacidade de improvisação;
- controlada agressividade e adequadamente canalizada;
- bom nível de atenção e concentração;
- adequada impulsividade;
- ausência de sinais fóbicos e desrítmicos;
- diminuída flexibilidade de conduta;
- boa criatividade e elevada disposição para o trabalho;
- elevado grau de iniciativa e decisão (autonomia); e
- excelente receptividade e capacidade de assimilação.

Concurso Polícia Penal SP tem autorização para oferecer 1.100 vagas
(Foto: SAP SP)
Em setembro de 2024, foi sancionada a lei que cria a carreira de policial penal no Estado de São Paulo. A legislação unificou as carreiras de agente de segurança penitenciária (ASP) e agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP).
Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal SP com videoaulas, questões, apostilas e mais. Acesse!
Estrutura de provas do concurso Polícia Penal SP está definida
O concurso Polícia Penal SP será composto por diversas etapas, conforme determina a Lei Complementar nº 1.416/2024, que regulamenta a carreira.
Saiba como será o processo de seleção:
- prova objetiva ou provas e análise de títulos;
- Teste de Aptidão Física (TAF) e aferição da estatura mínima;
- avaliação psicológica; e
- investigação social para comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.
O Instituto AOCP foi contratado como o organizador do concurso. Com isso, ele ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
→ Baixe caderno de questões gratuito para estudar para o concurso Penal SP!
Cronograma de provas do concurso está em elaboração
De acordo com a Polícia Penal de São Paulo, o cronograma das provas está em elaboração e o edital está previsto para este segundo semestre.
Desde a divulgação do edital até a homologação do resultado final, o concurso deve levar cerca de 14 meses. Assim, a seleção só será concluída no final de 2026 ou início de 2027, a depender da data do edital.
"A Polícia Penal de São Paulo informa que o edital do concurso para 1.100 vagas de Policiais Penais (sexo masculino) está previsto para este semestre. O cronograma das provas está em elaboração. O processo seletivo, da publicação à homologação, leva aproximadamente 14 meses. Após a nomeação, os aprovados passarão pelo Curso de Formação Técnico-Profissional da Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa", afirmou a corporação.
A corporação já confirmou que o concurso será destinado apenas aos homens. Desde 2024, a Penal SP já tinha adiantado o desejo de realizar o concurso para o sexo masculino.
Na ocasião, foi explicado que a população prisional feminina havia caído e, inclusive, presídios femininos tinham sido transformados em masculinos.
Diferentemente dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os editais da Polícia Penal não têm a obrigação de oferecer vagas para ambos os sexos.
Isso porque a população carcerária feminina só pode ser atendida por policiais penais do sexo feminino e, no caso dos homens, por policiais do sexo masculino.
Como a lotação dos presídios masculinos é maior, as instituições penais justificam a oferta mais ampla — ou até exclusiva — de vagas para homens.
