"A escolha por contratar somente pessoas do sexo masculino neste primeiro concurso se deve a questões operacionais de serviço", disse a corporação, em nota enviada com exclusividade.
Em 2024, a Penal SP já tinha adiantado o desejo de realizar o concurso só para homens. Na época, foi explicado que a população prisional feminina havia caído e, inclusive, presídios femininos tinham sido transformados em masculinos.
Este ano, com um novo aval para o concurso, a corporação chegou a voltar atrás e informar que a oferta seria para homens e mulheres.
Porém, agora, na iminência no edital, a Polícia Penal SP afirma que todas as 1.100 vagas serão para o sexo masculino.
Diferentemente dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os editais da Polícia Penal não têm obrigatoriedade de oferecer vagas para ambos os sexos.
Isso porque a população carcerária feminina só pode ser atendida por policiais penais do sexo feminino e, no caso dos homens, por policiais do sexo masculino. Como a lotação dos presídios masculinos é maior, as instituições penais justificam a oferta mais ampla — ou até exclusiva — de vagas para homens.
Polícia Penal SP abrirá concurso com vagas apenas para o sexo masculino
(Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)
Com a regulamentação da carreira de policial penal do Estado de São Paulo, são requisitos para o ingresso:
- nacionalidade brasileira;
- quitação com as obrigações militares e eleitorais;
- diploma de nível superior ou equivalente;
- idade entre 18 e 35 anos;
- altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”; e
- boa saúde e conduta ilibada.
Neste concurso, as mulheres não poderão se candidatar.
O salário inicial será de R$4.472, valor que poderá ser complementado com o adicional de insalubridade e a bonificação por resultados. Ao longo da carreira, a remuneração poderá alcançar R$10.002,12.
Os preparativos para a abertura do concurso já estão na reta final. O Instituto AOCP foi contratado como o organizador e ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal SP com videoaulas, questões, apostilas e mais. Acesse!
Concurso Penal SP tem cronograma de provas em elaboração
Segundo a Polícia Penal de São Paulo, o cronograma das provas está em elaboração e o edital está previsto para este segundo semestre.
Desde a divulgação do edital até a homologação do resultado final, o concurso deve levar cerca de 14 meses. Desta maneira, a seleção só será concluída no final de 2026 ou início de 2027, a depender da data do edital.
"A Polícia Penal de São Paulo informa que o edital do concurso para 1.100 vagas de Policiais Penais (sexo masculino) está previsto para este semestre. O cronograma das provas está em elaboração. O processo seletivo, da publicação à homologação, leva aproximadamente 14 meses. Após a nomeação, os aprovados passarão pelo Curso de Formação Técnico-Profissional da Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa", afirmou a corporação.
O concurso Penal SP será composto por diversas etapas, conforme determina a Lei Complementar nº 1.416/2024, que regulamenta a carreira.
Saiba como será o processo de seleção:
- prova objetiva ou provas e análise de títulos;
- Teste de Aptidão Física (TAF) e aferição da estatura mínima;
- avaliação psicológica; e
- investigação social para comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.
→ Baixe caderno de questões gratuito para estudar para o concurso Penal SP!
Governo de SP autorizou o concurso em junho deste ano
O novo concurso da Polícia Penal SP foi autorizado em junho, por meio de despacho do governador Tarcísio de Freitas.
O aval era esperado desde abril, quando a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP SP) confirmou, com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, que uma nova autorização seria concedida para preencher 1.100 vagas.
A Secretaria explicou que a liberação anterior, concedida em 2022, havia perdido a validade por estar vinculada ao antigo cargo de agente de segurança penitenciária.
Com a regulamentação da Polícia Penal de São Paulo, concluída em 2024, a estrutura da carreira foi reformulada, exigindo um novo aval para o concurso.
Em julho de 2023, a SAP SP chegou a publicar dois editais para o preenchimento de 1.100 vagas.
Os documentos foram cancelados poucos dias depois, pelas mudanças que viriam com a regulamentação oficial da carreira de policial penal.
Na ocasião, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora escolhida, mas o contrato foi cancelado em maio de 2024.
