Concurso Policial SP: governo prevê ingresso de 23,4 mil agentes

Governo de São Paulo projeta o ingresso de 23.484 aprovados nos concursos Policial SP até 2026. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:15/04/2025 às 13:10
Atualizado em:15/04/2025 às 13:10

O Governo de São Paulo prevê a contratação de 23.484 aprovados nos concursos Policial SP até o final do atual mandato, em 2026.


Desde o início da atual gestão, a Polícia Militar e a Polícia Civil receberam 9,1 mil agentes. Apenas em 2024, foram contratados 7,8 mil policiais, o maior volume em um único ano desde 2011, segundo o governo.


Para este ano de 2025, a estimativa é formar 5,4 mil policiais. O número contempla diferentes carreiras das forças de segurança, incluindo soldados de 2ª classe (1,9 mil), delegados (552), investigadores (1.250) e escrivães (1.333), além de profissionais da área técnico-científica, como peritos (249) e médicos-legistas (116).


Para chegar aos 23 mil, o governo contabiliza vagas que serão autorizadas nos próximos anos. Não foram informadas quais carreiras devem contar com o aval.


O reforço no contingente faz parte da estratégia do Governo de São Paulo para reduzir o déficit nas carreiras policiais e ampliar a segurança em todo o estado.

“A recomposição do efetivo policial era uma demanda antiga da sociedade e é um dos nossos compromissos para melhorar a segurança no Estado. Sempre dissemos que valorizaríamos as corporações, as carreiras, aumentaríamos o efetivo e investiríamos em inteligência e no uso assertivo da tecnologia. E é exatamente isso que estamos fazendo com o aumento das contratações. Esse pessoal vai fazer a diferença”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Governo projeta novas contratações de policiais militares e civis até 2026

(Foto: SSP)


O estado tem reconhecido a necessidade de reforçar o efetivo policial para aperfeiçoar o combate à criminalidade e garantir a segurança da população.

“Essa medida se mostra crucial diante do desafio de enfrentar o crime organizado e a reincidência criminal, além de permitir a implementação de operações de inteligência sofisticadas, focadas no tráfico de drogas e na captura de lideranças criminosas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Curso de formação da PC SP está previsto para o segundo semestre

O Governo de São Paulo informou também que a formação na Academia de Polícia para os 3.500 aprovados no último concurso PC SP está prevista para o segundo semestre deste ano.


A Polícia Civil de São Paulo tem concurso em andamento com 1.250 vagas para investigadores, 1.333 para escrivães e 552 delegados. Para a Polícia Técnico-Científica, são 249 vagas para peritos criminais e 116 para médicos-legistas.


No início de 2025, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou ao Qconcursos Folha Dirigida que os aprovados seriam chamados ainda no primeiro semestre.


Desta maneira, é possível que as convocações ocorram até junho e o curso de formação ocorra no semestre seguinte.


O concurso, atualmente, está em etapas diferentes, a depender do cargo. Os editais da Polícia Civil de São Paulo foram publicados em setembro de 2023, com 3.500 vagas. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.

Concurso PM SP tem aval para área da Saúde

A abertura de um novo concurso PM SP foi autorizada pelo governo. A oferta será de 36 vagas para o cargo de 2º tenente médico do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), conforme autorização publicada no mês passado.


O cargo tem com requisito o nível superior em Medicina e proporciona ganhos iniciais de R$9.401,61, além de benefícios.


Vale destacar que, no despacho publicado em que autoriza a realização do concurso, não foram especificadas as especialidades médicas que serão contempladas.


O documento somente revela que a posse dos aprovados está prevista para ocorrer a partir de junho de 2026.


No último concurso, realizado em 2022, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a organizadora.


Conheça o perfil das bancas e saia na frente da concorrência! Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza o e-book "Perfil das Bancas Organizadoras". Baixe gratuitamente!

PM SP pode ter novo concurso autorizado para soldados

A Polícia Militar de São Paulo também já encaminhou um pedido para a realização de um novo concurso público para soldado.


A solicitação foi enviada ao governador Tarcísio de Freitas em 2024 e, no momento, está em fase de análise.


Em janeiro, o chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concursos da PM SP, capitão Bruno Scalco, afirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que a corporação aguardava a autorização oficial para iniciar os preparativos do concurso.

"Os novos pedidos de autorização de concurso foram encaminhados ainda em 2024. Estamos no aguardo das deliberações finais com as respectivas publicações em Diário Oficial do Estado", disse o representante da corporação.

Ainda não foi divulgado o número exato de vagas solicitadas para o novo concurso PM SP. Porém, nos últimos anos, o Governo de São Paulo tem autorizado a abertura de 5.400 vagas para soldados, posto que exige o nível médio.


Essa oferta costuma ser dividida em dois editais, cada um com 2.700 vagas para o cargo de soldado de 2ª classe, com previsão de ingresso no ano seguinte à realização do concurso.


Vale destacar que, recentemente, também foi autorizado um novo concurso PM SP, com 170 vagas para os cargos de aluno-oficial e 2º tenente músico.


A comissão organizadora já foi formada e os preparativos para a seleção podem avançar.