Concurso Porciúncula-RJ: divulgada a concorrência para as 45 vagas

Saiu a homologação das inscrições do concurso Porciúncula, no Rio de Janeiro, e a concorrência para as 45 vagas oferecidas.

Autor:
Publicado em:24/09/2019 às 15:02
Atualizado em:24/09/2019 às 15:02

Os candidatos do segundo concurso Porciúncula, no Estado do Rio de Janeiro, já podem conferir a concorrência para as 45 vagas que são oferecidas. Além disso, a lista dos concorrentes que tiveram a inscrição homologada já pode ser conferida no site da Gualimp, banca organizadora.

De acordo com a empresa, foram registradas mais de 3 mil inscrições, sendo ao todo 3.809 candidatos inscritos. A maior concorrência está no nível fundamental incompleto, nos cargos de serviço de apoio e merendeira, com 301 e 168 candidatos por vaga, respectivamente.

Já o cargo menos concorrido também é de nível fundamental incompleto. A carreira de pedreiro, que conta com 2 vagas, teve 33 candidatos inscritos. Desta forma, a disputa será de cerca de 16 candidatos por vaga.

Segundo a banca organizadora, os candidatos devem conferir seu nome e cargo pretendido, no edital de homologação das inscrições. Caso conste alguma divergência, os concorrentes deverão entrar com recursos a partir desta terça-feira, 24, até a próxima segunda, 30 de setembro, por meio do site da Gualimp.

Prepare-se para concursos

 

O concurso de Porciúncula-RJ conta com 45 vagas mais formação para cadastro de reserva. Os salários variam entre R$998 e R$2.629,18.

Para quem não concluiu o nível fundamental foram oferecidas 20 vagas mais cadastro nos cargos de: trabalhador; serviço de apoio; auxiliar de eletricista; borracheiro; calceteiro; carpinteiro; coveiro; eletricista; fiscal de obras; jardineiro; mecânico; merendeira; motorista; operador de máquinas; pedreiro e pintor.

No nível médio foram duas vagas para guarda municipal. Neste caso, os candidatos deveriam apresentar ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e altura mínima de 1,55m (sexo feminino) ou 1,60m (sexo masculino).

Por fim, no nível superior foram oferecidas 23 vagas, nos cargos de professor (diversas áreas e disciplinas) e procurador adjunto (candidatos com graduação em Direito e registro na classe).

Concurso Porciúncula-RJ terá até quatro provas

Os candidatos do concurso de Porciúncula-RJ serão avaliados em até quatro provas, sendo elas: objetivas, discursivas, prática e de títulos. O exame de múltipla escolha será aplicado a todos os candidatos, no dia 27 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde.

Os concorrentes terão até quatro horas para responderem a 60 questões. Depedendendo do cargo escolhido, o exame terá perguntas de: Língua Portuguesa, Matemática, Noções Básicas de Informática, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Pedagógicos.

Prefeitura de Porciúncula realiza novo concurso (Foto: Pixabay)
Concurso Porciúncula-RJ tem mais de 3 mil inscritos
(Foto: Pixabay)

 

Para ser aprovado nesta etapa, será preciso alcançar 50% ou mais dos pontos da prova. Os habilitados nesta etapa, nos cargos de procurador e professor, terão seus exames discursivos corrigidos, desde que estejam classificados dentro do limite estabelecido no edital.

Os habilitados nos exames objetivos e discursivo, nos cargos de nível superior, realizarão ainda uma análise de títulos. Os documentos deverão ser entregues entre os dias 18 e 27 de dezembro.

Já os aprovados na prova objetiva, que estiverem na disputa pelas vagas de guarda municipal, serão encaminhados para o Teste de Aptidão Físca (TAF). O exame está previsto para o dia 24 de novembro. No mesmo dia, ainda realizarão provas práticas candidatos de cargos específicos de nível fundamental.

concurso de Porciúncula-RJ ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, após a homologação do resultado final, previsto para o dia 29 de janeiro. Neste período, os aprovados serão convocados.

Este é o segundo edital de Porciúncula. A prefeitura tem um primeiro concurso em andamento, com 39 vagas mais formação para cadastro de reserva. Nesse caso, já estão disponíveis os gabaritos preliminares das provas objetivas, que ocorreram no dia 15 de setembro.