Concurso Porto Alegre RS: sai edital com 138 vagas de nível médio
Saiu o edital do concurso Porto Alegre RS com 138 vagas para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.
Autor:
Publicado em:29/04/2020 às 15:20
Atualizado em:29/04/2020 às 15:20
Foi publicado nesta quarta-feira, 29, o edital do concurso Porto Alegre RS, com 138 vagas de nível médio. As oportunidades são para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.
As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 30, e vão até 18 de maio no site da Fundatec, banca organizadora. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e análise de títulos, cujas datas ainda serão marcadas.
De acordo com a Lei Complementar Nº 875/2020, que criou os cargos, as contratações serão pelo regime estatutário, que garante a estabilidade.
Das 138 vagas oferecidas pela Prefeitura de Porto Alegre, uma é de agente de combate à endemias. Além do ensino médio, a vaga exige a conclusão de um curso de formação inicial na área.
As outras 137 vagas são de agente comunitário de saúde, uma para cada região de lotação contemplada no edital. Neste caso, além do ensino médio, é preciso o curso inicial (carga mínima de 40 horas) e residir na área de atuação.
As áreas geográficas de lotação abrangem a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes e unidades de saúde de Alto Erechim, Aparício Borges, Asa Branca, Assis Brasil, Bananeiras, Belém Novo, Bom Jesus, Cristal, Conceição, Costa e Silva, Ilha da Pintada, entre outras. A lista completa pode ser consultada no Anexo I do edital.
Ambos os cargos do concurso possuem vencimento básico de R$1.400. Ainda será concedido Adicional de Insalubridade de 10%, 20% ou 40% sobre o vencimento básico, conforme atividades realizadas e laudo técnico.
Os profissionais também terão direito a vale alimentação e vale transporte (facultativo e subsidiado), cujos valores são não foram divulgados. Os selecionados vão trabalhar 40 horas por semana em período diurno, noturno, feriados e finais de semana, em regime de escala, conforme necessidades dos serviços de saúde.
Os interessados em concorrer a uma das vagas do concurso Porto Alegre RS poderão fazer inscrição a partir das 10h de quinta-feira, 30. O prazo ficará aberto até as 17h de 18 de maio no site da Fundatec, banca organizadora.
O candidato deverá preencher o formulário de inscrição com os dados pessoais e emitir o Documento de Arrecadação Municipal – DAM (boleto bancário) para pagamento da taxa. O valor será de R$155,50, podendo ser pago até 19 de maio em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.
Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda poderá pedir isenção. O benefício precisa ser solicitado no período entre às 10h do dia 30 de abril e 17h do dia 4 de maio, também no site da banca.
Para agente comunitário de saúde, a inscrição deverá ser efetuada em uma das 137 áreas geográficas descritas no Anexo I. É obrigatório que o candidato resida na área escolhida, conforme abrangência das áreas descritas no Anexo VII, desde a data da publicação deste edital de abertura (29 de abril).
Imediatamente após concluir o procedimento de inscrição, o candidato a essas vagas deverá acessar o “Formulário Online: Entrega do Comprovante de Residência” e anexar o comprovante atual (de no máximo três meses antes da publicação do edital).
Concurso Porto Alegre RS terá duas etapas
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (peso 7), com caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos/ experiência profissional (peso 3), se caráter classificatório. As datas, horários e locais das etapas serão divulgadas oportunamente pela banca, com antecedência mínima de 15 dias.
O exame de múltipla escolha será aplicado no tempo máximo de três horas e consistirá em 45 questões, sendo:
dez de Língua Portuguesa;
dez de Informática;
dez de Legislação; e
15 de Conhecimentos Específicos.
A prova será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo a pontuação mínima total de 50 pontos para ser considerado habilidade. Também é preciso alcançar a pontuação mínima de cada disciplina, conforme o Anexo II do edital.
Os habilitados seguirão para a análise de títulos. Para esta etapa, os candidatos deverão acessar no site da Fundatec o link para o preenchimento do “Formulário Online de Entrega dos Títulos” e fazer upload dos documentos escaneados para avaliação, seguindo as exigências do edital.
Resumo do concurso Porto Alegre RS
Vagas: 138 Carreiras: agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias Escolaridade: nível médio Inscrições: 30 de abril a 18 de maio Banca: Fundatec Provas: objetiva e análise de títulos