Concurso Porto Seguro BA terá segundo edital em abril. Entenda!
Um segundo concurso Porto Seguro, na Bahia, será realizado este ano, com o objetivo de preencher vagas remanescentes do edital de 2019.
Autor:
Publicado em:05/02/2020 às 08:45
Atualizado em:05/02/2020 às 08:45
Quem não conseguiu a aprovação ou perdeu o prazo para inscrições no concurso Porto Seguro, na Bahia, aberto em 2019, terá uma nova oportunidade. De acordo com a prefeitura, para preencher vagas remanescentes, um novo edital será divulgado em abril, no dia 13.
Na mesma data, as inscrições serão abertas e o novo cronograma divulgado. A seleção será aberta a todas as pessoas. O número de vagas do novo concurso Porto Seguro ainda não foi revelado, assim como os cargos que serão oferecidos.
No entanto, as vagas serão para as carreiras que não tiveram aprovados no concurso anterior. Segundo a prefeitura, exemplo disso são os cargos de enfermeiro e educador físico, que devem ser oferecidos novamente no próximo edital.
Além disso, em comunicado no site do Ibrae, oganizador da última seleção, foi informado que haverá, no próximo concurso, a redução da nota de corte para 55%. Assim, será aprovado o candidato que acertar 55% das questões da prova objetiva, independente da subdivisão da parte de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Concurso Porto Seguro BA teve mais de 2 mil vagas
O último concurso Porto Seguro ofereceu mais de 2 mil vagas. Deste total, 579 foram imediatas e 1.487 para a formação de um cadastro de reserva. A prefeitura ofereceu ganhos apartir de R$1.250, podendo chegar a R$8,3 mil, dependendo do cargo.
As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio, médio técnico e superior, sendo eles:
Nível médio: agente comunitário de saúde (52 vagas mais 104 CR); agente de combate às endemias (59 mais 118 CR); agente de trânsito (20 mais 40 CR); e auxiliar de classe (189 mais 378 CR);
Nível médio técnico: técnico agrícola (uma vaga mais três CR); técnico agrimensor (uma mais três CR); técnico em edificações (duas mais seis CR); e técnico em enfermagem (dez mais 90 CR);
Nível superior: arquiteto (uma vaga mais três CR); arquivista (uma mais três CR); assistente social (16 mais 48 CR); biólogo (uma mais três CR); enfermeiro (dez mais 30 CR); engenheiro de pesca (uma mais três CR); agrimensor (duas mais seis CR); agrônomo (uma mais três CR); ambiental (uma mais três CR); e civil (duas mais seis CR); médico (dez mais 30 CR); médico do trabalho (uma mais três CR); nutricionista (duas mais 16 CR); e procurador (três mais nove CR).
Ainda com exigência de nível superior, a Prefeitura de Porto Seguro selecionou professores, psicólogos (nove mais 27 CR) e pedagogo (duas mais seis CR). Para professor foram 182 vagas imediatas e mais 546 em cadastro, com destaque para o professor nível I pedagogo (100 vagas mais 300 CR).
O primeiro edital atraiu 21.570 candidatos. As provas foram realizadas em dois dias, contendo 50 questões, sendo 20 de Conhecimento Básico e 30 Específicos. Para ser aprovado, foi preciso obter 24 pontos ou mais em Conhecimentos Gerais e 36 pontos ou mais na parte específica.
O último concurso segue em andamento. No dia 30 de janeiro, os candidatos foram convocados para o curso de formação. Após a homologação, a seleção ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos. Nesse período, serão realizadas as convocações.