Concurso Queimados-RJ: confira as próximas etapas da seleção
Resultado final do concurso Queimados-RJ está previsto para o dia 9 de janeiro. Veja as etapas que acontecerão até lá!
Autor:
Publicado em:05/11/2019 às 10:13
Atualizado em:05/11/2019 às 10:13
Os 13.511 concorrentes aos cargos de professor (I e II), orientador educacional e secretário escolar do concurso Queimados-RJ realizaram nos últimos meses as provas objetivas da seleção. A previsão é que o resultado final saia no dia 9 de janeiro de 2020.
Até a homologação da seleção, ainda há algumas etapas para acontecer. Seguindo o calendário divulgado pela organizadora, no dia 14 de novembro será divulgado, após os recursos, o gabarito definitivo junto com o resultado das provas.
Os candidatos às vagas de professor passarão por uma avaliação de títulos, prevista para os dias 21 e 22 novembro. Essa etapa terá pontuação máxima de 12 pontos e serão aceitos os seguintes documentos:
Título
Pontuação unitária
Pontuação máxima
Doutorado
3
3
Mestrado
2
2
Especialização
1,5
4,5
Curso na área de Educação
0,5
1,5
A nota da avaliação de títulos será divulgada no dia 12 de dezembro. Os candidatos terão até o dia seguinte (13 de dezembro) para interpor recursos, que serão analisados e divulgados juntos com o resultado final da seleção.
No dia 12 de dezembro, também será disponibilizado a relação preliminar dos candidatos concorrentes às vagas reservadas pelo sistema de cota. Essa listagem será aberta para recursos e divulgada, de forma definitiva, junto com o resultado final, em 9 de janeiro.
O secretário de Educação de Queimados disse ainda que outras vagas deverão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, tendo em vista que há muitos servidores com idade para se aposentar.
De acordo com o Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj), banca organizadora, a seleção reuniu 13.511 concorrentes para as 64 vagas.
O destaque ficou para a função de professor II - anos iniciais, que exige o nível médio de escolaridade. São 7.240 inscritos na disputa das 46 vagas para o cargo, tendo concorrência de, aproximadamente, 157 candidatos por vaga.
A maior disputa será para a função de professor I - Língua Portuguesa, que só possui uma vaga. São 1.046 inscritos disputando a oportunidade única. Já para o cargo de orientador educacional foram registrados 537 candidatos, enquanto para orientador pedagógico 496.
O concurso Queimados-RJ tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Os contratos de trabalho serão no regime estatutário, com garantia de estabilidade empregatícia.
Avaliações foram feitas em dias diferentes
Todos os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório. Para a realização dos exames, a administração municipal dividiu os cargos em dois grupos.
O grupo I é formado pelos cargos de professor I e orientadores (educacional e pedagógico). Para esses, a prova foi aplicada no dia 29 de setembro, com 60 questões.
As questões foram dividas em 15 de Língua Portuguesa, cinco de Legislação de Queimados, cinco de Legislação Educacional, dez de Conhecimentos Pedagógicos e 25 de Conhecimentos Específicos.
Já o grupo II, formado pelos cargos de professor II e secretário escolar, fez o exame no dia 6 de outubro. O professor I terá as mesmas 60 questões do grupo I com igual distribuição, enquanto que o secretário escolar terá apenas 50 perguntas, tendo a inclusão de Informática e Raciocínio Lógico.