Concurso Seap RJ: coordenação evidencia carência e espera novo edital
A Coordenação de Serviço Social da Seap RJ declarou que tem apenas 36 assistentes sociais estatutárias e espera por um novo concurso.
Autor:
Publicado em:12/11/2020 às 09:52
Atualizado em:12/11/2020 às 09:52
À espera de um novo edital para realizar novas contratações, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária segue com efetivo reduzido na área da saúde. Por isso, o concurso Seap RJ se faz cada vez mais necessário e em caráter de urgência.
Em um ofício enviado pela Coordenação de Serviço Social à Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitenciário destaca-se o baixo número de assistentes sociais.
Essa demanda será suprida com a realização de um novo concurso. Mas, enquanto isso, a Seap RJ segue com poucos servidores destinados a essa função para realizar as tarefas inerentes a carreira, dentro dos objetivos da Seap.
De acordo com o documento, a Seap conta com apenas 36 assistentes sociais estatutários para atendimento à toda população carcerária e seus familiares.
"Desse modo, estamos nos desdobrando para que minimamente os internos e familiares continuem recebendo a assistência do Serviço Social no âmbito do sistema penitenciário, conforme preconizam os dispositivos legais supracitados."
A coordenação ainda esclarece que aguarda um novo edital e cita que o último concurso para efetivos foi realizado há mais de 20 anos.
"Estamos aguardando a realização de concurso público, tendo em vista que o último foi realizado no ano de 1998, ou a realização de contrato emergencial, uma vez que o último celebrado teve vigência entre os anos de 2013/2018, para novas lotações e para que o atendimento semanal nas Unidades seja restabelecido."
Concurso Seap RJ para a área da saúde já tem banca
O próximo concurso Seap RJ para a área da Saúde já foi autorizado e tem banca definida. Os trâmites avançados podem favorecer uma publicação de edital em breve, mas ainda sem prazo.
A Secretaria de Administração Penitenciária do RJ confirmou que a Consulplan apresentou a melhor proposta para organizar o concurso Seap e será a banca organizadora.
O que não se sabe, porém, é se a Consulplan já assinou o contrato, pois essa seria a próxima etapa para oficializar a escolha pela empresa.
O termo de referência confirma o quantitativo de vagas. Serão 93 oportunidades para cargos que exigem o nível superior, com chances na área da saúde e administrativa.
Cargo
Vagas
Área administrativa
Engenheiro Civil
1
Engenheiro Eletricista
1
Contador
2
Arquiteto
1
Área da Saúde
Assistente Social
37
Psicólogo
20
Psiquiatra
9
Médico Clínico
8
Nutricionista
2
Farmacêutico
2
Enfermeiro
10
Total
93
O projeto básico ainda prevê que todas as carreiras terão remuneração inicial de R$3 mil. Para os cargos da Saúde, a carga de trabalho será de 24 horas, enquanto que as funções administrativas cumprirão 40 horas semanais.
A lotação dos aprovados será dividida entre três regiões:
Sul Fluminense;
Metropolitana; e
Norte/Noroeste.
Concurso Seap RJ terá três etapas de seleção
O projeto básico ainda confirma as etapas de seleção dos processos seletivos. Tanto para a saúde quanto para a área administrativa, não haverá prova objetiva, sendo realizadas três etapas:
Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, somente aos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, respeitando a ordem classificatória; e
Investigação de comportamento social, somente aos candidatos convocados para a inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
O documento ainda traz tabela de pontos da primeira etapa, que distribui o valor dos títulos pelo tipo de documentação entregue. Em ambos, o total será de 15 pontos, tanto na Saúde quanto na área Administrativa.