Governo autoriza novo concurso SEDF para professores temporários

Governo do Distrito Federal autoriza a realização de um novo concurso SEDF, para ingresso de professores temporários. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:20/07/2023 às 10:57
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Um novo concurso SEDF para professores substitutos, com contratos temporários, está autorizado. O aval para ingresso na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 20. 


Os professores serão contratados temporariamente para o ano letivo de 2024, cabendo prorrogação para o ano letivo de 2025. As contratações estarão condicionadas à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício. 


De acordo com o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (PLDO) do Distrito Federal para 2024, há 3 mil vagas previstas para professores temporários. Essa é apenas uma estimativa orçamentária. 


Em março, a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, Ana Paula Aguiar, adiantou que um novo edital para professores substitutos seria publicado no segundo semestre de 2023


Os profissionais serão contratados por tempo determinado para atuação em diferentes disciplinas, como Português, Matemática, Biologia, Libras e Inglês.


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

SEDF terá um novo concurso para ingresso de professores substitutos

(Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF)


Os classificados no concurso formarão um banco de reserva de docentes para atender as necessidades de reposição de professores durante o ano de 2024.


De acordo com a subsecretária, a estimativa é que as provas sejam realizadas em outubro, já que a vigência da última seleção para temporários vai até dezembro deste ano.


Na oportunidade, foram selecionados 83 mil professores. "Os classificados ficam em um catálogo à disposição da Secretaria de Educação e são acionados toda vez que há a necessidade de substituir algum professor da carreira", explicou a gestora.

Veja requisitos e salários do concurso SEDF

Para se inscrever para o cargo de professor substituto é preciso ter nível superior/licenciatura na respectiva área. As remunerações variam de R$2.214,28 a R$4.228,56, a depender da carga horária.


A subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula, explicou que cerca de 3 mil docentes ficam fora das salas de aula todos os anos para assumir cargos de diretores, vice-diretores, supervisores e vice-supervisores de ensino das 700 unidades educacionais existentes no DF.


Além desses, há os professores que se afastam por licença ou férias. Em todos esses casos são necessárias as substituições.


Em 2023, a Secretaria de Educação já realizou um processo seletivo simplificado complementar para contratação temporária de professores.


A oferta foi para formação de um banco de reserva, para chamadas conforme a necessidade da pasta. 


Além da Secretaria de Educação do DF, há outros concursos previstos na região Centro-Oeste. Veja lista completa!

Novo concurso SEDF para efetivos também está em estudo

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, já revelou que um novo concurso para efetivos será realizado.


A promessa é que, após a convocação dos docentes da última seleção, um próximo edital seja publicado. 


A SEDF realizou recentemente um concurso 4.254 vagas efetivas, sendo 3.880 para professor de Educação Básica, 274 para gestor em políticas e gestão educacional e 100 para pedagogo - orientador educacional. 


Porém, esse quantitativo não será suficiente para suprir o déficit total de professores na rede de ensino do DF.

"Nós já vamos convocar esses aprovados e criar outro concurso, porque a demanda só aumenta", disse a secretária de Educação em entrevista ao Correio Braziliense. 

O concurso para efetivos foi composto por provas objetivas e discursivas. Os candidatos tiveram que responder a 120 itens, no estilo CERTO ou ERRADO, sendo 40 de Conhecimentos Básicos, 30 de Conhecimentos Complementares e 50 de Conhecimentos Específicos. 


Já na parte discursiva, os concorrentes elaboraram uma redação (dissertação) sobre Atualidades. 


Os classificados ainda passaram por uma avaliação de títulos, em que receberam pontos por especializações acadêmicas, como cursos, mestrado e doutorado, experiência profissional e aprovação em cursos e processos seletivos.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!