Concurso Sefaz AL: locais de prova serão divulgados sexta, 31

Os candidatos do concurso Sefaz AL poderão conferir os locais de prova a partir da próxima sexta-feira, 31, conforme edital de convocação.

Autor:
Publicado em:29/01/2020 às 08:16
Atualizado em:29/01/2020 às 08:16

Foi publicado nesta quarta-feira, 29, o edital de convocação para os exames do concurso Sefaz AL. De acordo com o documento, os locais de prova serão divulgados na próxima sexta-feira, 31, por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador.

concurso da Secretaria da Fazenda do Alagoas será composto por provas objetivas e discursivas. Ambos os exames ocorrerão simultaneamente. As avaliações serão aplicadas nos dias 8 e 9 de fevereiro. Ao todo, mais de 8 mil candidatos estão convocados

De acordo com o edital de convocação do Cebraspe, no dia 8 de fevereiro, as provas objetivas terão quatro horas e meia de duração, com início a partir das 13h. Já no dia 9 de fevereiro, os candidatos terão três horas para concluir o exame, que começará às 13h.

Segundo o Cebraspe, o candidato deverá comparecer ao local de provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início dos exames. Será preciso ainda levar caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), comprovante de inscrição e documento de identidade original.

Concurso Sefaz-AL oferece 85 vagas (Foto: Divulgação)
Concurso Sefaz AL terá provas em fevereiro (Foto: Divulgação)

 

O exame objetivo terá 160 questões, que irão abordar as seguintes disciplinas:

  • Tecnologia da Informação;
  • Português;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Empresarial;
  • Contabilidade Geral;
  • Raciocínio Lógico;
  • Economia;

Já a prova discursiva será composta por dois estudos de caso, com a seguinte divisão: 

  • Auditor de finanças (Contabilidade Pública e Finanças Públicas); e 
  • Auditor fiscal (Auditoria Fiscal e Legislação Tributária Estadual).

Será aprovado na avaliação objetiva quem alcançar nota igual ou superior a 20 pontos na parte de Conhecimentos Básicos, a 18 pontos em Conhecimentos Específicos e 48 pontos ou mais no conjunto das avaliações.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados e classificados, na objetiva, até a 57ª posição na ampla concorrência, no cargo de auditor de finanças, e até a 135ª posição, na carreira de auditor fiscal. Para as vagas reservadas será preciso se classificar até a 14ª e 34ª posição, respectivamente.

Na prova discursiva, será preciso obter 15 pontos ou mais para a aprovação. Os classificados serão contratados conforme o regime estatutário.

Concurso Sefaz AL oferece 85 vagas

Ao todo, o concurso Sefaz AL oferece 85 vagas, sendo 25 para auditor de finanças e arrecadação e 60 para auditor fiscal. Para concorrer, em ambos os casos, era preciso ter concluído o níve superior em qualquer área.

posto de auditor fiscal será o mais concorrido, com uma disputa de, aproximadamente, 113 candidatos por vaga. Já o cargo de auditor de finanças tem 1.410 inscritos. Desta forma, são cerca de 56 candidatos na busca por uma vaga.

Os salários serão de R$8.264,90 para auditor de finanças e controle e de R$9.471,42 para auditor fiscal da fazenda estadual. Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas, em Maceió (capital do Alagoas).

Prepare-se para concursos

O prazo de validade do concurso Sefaz-AL será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Como antecipado pelo governador, as nomeações ocorrerão este ano.

"Fazer um concurso público dessa dimensão não é moleza: tem de organizar as finanças para poder pagar os salários, vencer a burocracia e se organizar. O Estado de Alagoas vem se modernizando para cumprir, cada vez melhor, o seu papel", disse Renan Filho.

Já o secretário da Fazenda, George Santoro, afirmou que está sendo preparado um "grande curso de formação, com um completo programa de treinamento, para esses novos auditores que vão entrar na Secretaria da Fazenda".