Sindijus-PR cobra posicionamento sobre cronograma do concurso TJ-PR

Com provas previstas para ocorrer até julho, concurso TJ-PR preocupa sindicato por ainda não divulgar o novo cronograma.

Autor:
Publicado em:04/06/2019 às 15:15
Atualizado em:04/06/2019 às 15:15

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) já havia divulgado, em maio, que vai retomar o concurso para técnico judiciário neste mês de junho e que as provas estão previstas para serem realizadas até julho. No entanto, até o momento o órgão não divulgou o cronograma, o que tem gerado preocupação.

Diante disso, o Sindicato dos Servidores do Poder do Judiciário do Estado (Sindijus-PR) protocolou um requerimento que pede com urgência uma reunião com a presidência do tribunal. O objetivo é obter um posicionamento do órgão a respeito da data da prova e do motivo para que ela ainda não tenha sido definida.

Concurso TJ-PR: provas para técnicos devem ocorrer até julho

O grupo informou, por meio de nota, que vinha solicitando ao TJ-PR informações sobre o cronograma da seleção. As datas, no entanto, ainda não teriam sido definidas segundo informações do órgão. Vale destacar que o TJ-PR garantiu aos candidatos que vai retomar o concurso com antecedência mínima de 30 dias á aplicação do exame. 

"O Sindijus-PR está preocupado com as más condições de trabalho, e também com a falta de estrutura e de pessoal a que têm sido submetidos os servidores durante o período de quase 10 anos sem a realização de concurso público para as serventias de 1º grau de Jurisdição. Tal precariedade afeta também o atendimento à população em geral, vez que esta é a principal porta de entrada do Judiciário."

Prepare-se para o concurso TJ-PR

Edital concurso TJ-PR foi retificado

No dia 16 de maio o TJ-PR divulgou uma retificação do edital para técnico judiciário. Foi alterado o conteúdo da prova na parte de Noções de Direito e Legislação.

As questões da disciplina poderão abordar alterações legislativas ocorridas até 30 dias antes da data de aplicação do exame. Antes, seriam cobradas as atualizações feitas somente até a publicação do edital, em janeiro de 2017. 

TJ-PR retifica edital do concurso público para técnico judiciário

O exame de múltipla escolha será composto por um total de 60 questões abrangendo as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa (20)
  • Matemática (15)
  • Noções de Direito e Legislação (15)
  • Informática (cinco)
  • Atualidades (cinco)

Ainda haverá um exame discursivo com uma questão de Língua Portuguesa. Ambas as provas deverão ser aplicadas na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. O organizador é o Cebraspe (antigo Cespe/ UnB), escolhido em abril deste ano. O prazo de inscrição não será reaberto. 

TJ-PR escolhe banca do concurso para técnico judiciário

(Foto: Divulgação)
Concurso TJ-PR foi aberto em 2017 e já teve mais de 6 mil desistentes
(Foto: Divulgação)

Concurso de técnico judiciário tem 155 mil inscritos

Os dois prazos de inscrição abertos para o concurso TJ-PR atraíram um total 155 mil candidatos. O quantitativo foi informado no extrato de contrato com o Cebraspe, divulgado no Diário Oficial da Justiça do estado. 

As inscrições foram abertas duas vezes por conta dos atrasos na aplicação das provas e na escolha de uma banca. Também foi aberto um prazo para devolução de taxas em 2018, quando mais de 6 mil pessoas desistiram do concurso.

Concurso TJ-PR tem mais de 6 mil candidatos desistentes  

Os selecionados vão preencher 114 vagas na carreira de técnico judiciário, que exige o nível médio completo e tem vencimento inicial de R$5.741. Os servidores do tribunal ainda têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

As lotações ocorrerão tanto na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, quanto nas Comarcas do interior do estado, em Araucária, Campo Largo, Pinhais, Castro, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Londrina,  Paranacity, Paranaguá, Pato Branco, Ribeirão Claro, entre outras cidades. [VIDEO id="7934"]