Concurso TRF1: após ser prorrogado, prazo de validade é suspenso

O Tribunal Regional Federal da 1ª região suspendeu a validade do concurso para técnicos e analistas. Prazo retomará após fim da calamidade.

Autor:
Publicado em:12/06/2020 às 09:20
Atualizado em:12/06/2020 às 09:20

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu suspender o prazo do concurso TRF1 2017. A informação foi publicada nesta sexta-feira, 12, por meio do Diário Oficial da União. 

[tag_teads]

A suspensão ocorreu devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), e começa a ser contada a partir do dia 28 de maio. O documento ainda informa que, tão logo o decreto do estado de calamidade pública seja encerrado, a seleção terá sua validade retomada.

É importante lembrar que, anteriormente, a validade do concurso TRF1 havia sido prorrogada até o dia 11 de abril de 2022.

Saiba mais sobre o concurso TRF1 2017:

Concurso TRF1 tem validade suspensa (Foto: Divulgação)
Concurso TRF1 2017 tem validade suspensa
(Foto: Divulgação)


Concurso TRF1 nomeou nove candidatos este ano

Após ter a validade prorrogada, o concurso para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região nomeou nove aprovados no na seleção de 2017.

As nomeações foram publicadas em maio, no Diário Oficial da União. O órgão abrange os estados de Minas Gerais, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal.

+ Concurso TRF1: presidente distribui as 43 vagas autorizadas pelo CJF

Esses aprovados irão suprir vacâncias de servidores exonerados, aposentados e que migraram para outros órgãos. Os cargos nomeados foram de técnicos e analistas.

As nomeações ocorreram pouco mais de um mês após o Tribunal prorrogar o prazo de validade do concurso TRF1 2017.

Desta forma, quando a validade do concurso for retomada, órgão ainda poderá convocar e nomear mais aprovados até 11 de abril de 2022, para os seguintes cargos:

Analista Judiciário, nas áreas:

  • Judiciária;
  • Administrativa;
  • Judiciária - Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal;
  • Apoio Especializado - Especialidade Taquigrafia; e
  • Apoio Especializado - Especialidade Informática.
     

Técnico Judiciário, nas áreas:

  • Administrativa - Especialidade Segurança e Transporte; e
  • Área Apoio Especializado - Especialidade Taquigrafia.
     

Concurso TRF1 2017 registrou mais de 170 mil inscritos

Publicado em 2017, o edital de abertura do último concurso TRF1 contemplou a área de apoio. No total, foram oferecidas 20 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. As vagas eram para os cargos de técnico e analista.

+ Concurso MPU: órgão tem mais de 1,8 mil cargos vagos

As remunerações oferecidas eram de R$7.260,41 para nível médio e de R$11.345,90 para analistas.

Mais de 170 mil pessoas se inscreveram, a maioria para o cargo de técnico judiciário da área administrativa. Só para esse cargo foram mais 99 mil candidaturas.

Candidatos passaram por até quatro avaliações

As etapas de seleção variaram de acordo com a carreira pretendida. Todos os candidatos foram submetidos à realização de uma prova objetiva, composta por 120 questões.

Os candidatos aos cargos de nível superior passaram, ainda, por uma etapa de prova discursiva. Para os concorrentes às vagas de analista e técnico judiciário na área de apoio especializado em Taquigrafia foi aplicada uma prova prática.

Já para o cargo de técnico com especialidade em Segurança e Transporte foi realizada uma prova de aptidão física.