Concurso TRT MS é anulado e taxas de inscrição serão devolvidas

Presidente decide anular concurso TRT MS após irregularidade na política de cotas e confirma devolução das taxas. Confira os detalhes!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:18/08/2025 às 15:00
Atualizado em:18/08/2025 às 15:00

O concurso TRT MS para técnicos e analistas está anulado. A decisão foi tomada pelo presidente do órgão, desembargador Tomás Bawden, e anunciada nesta segunda-feira, 18 de agosto.


De acordo com nota pública divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), a medida foi motivada por provocação do Ministério Público Federal (MPF), que apontou irregularidades na aplicação da política de cotas raciais.


O presidente constatou que o edital fragmentou a oferta de vagas por especialidade, deixando de aplicar a reserva de cotas sobre o total de oportunidades abertas.


A prática, conforme destacou o TRT-24, contraria decisão vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), firmada na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nº 41.


Ainda segundo o TRT MS, os candidatos que participaram da seleção terão as taxas de inscrição devolvidas.

"O Tribunal se solidariza com os candidatos, informa que será iniciado o procedimento de devolução integral do valor das inscrições aos inscritos, que serão oportunamente informados do momento da efetiva devolução, e reafirma seu compromisso em garantir a legalidade e a transparência do certame", disse o tribunal.

É importante frisar que todos os atos publicados após o edital estão anulados, incluindo aplicação das provas, divulgação de resultados e retificações.


No entanto, a decisão assinada pelo presidente do TRT MS não anula o contrato com a banca organizadora nem os atos administrativos internos. Assim, não está descartada a possibilidade de um novo concurso TRT MS ser realizado sob a organização da FGV, desde que o contrato permaneça vigente.

Ressalte-se que a declaração de nulidade se restringe aos atos e fases do concurso público em si, na relação entre Administração Pública e candidatos. Não atinge, portanto, os atos internos de gestão e contratação entre este Tribunal e a empresa contratada (FGV) no âmbito deste PROAD, que permanecem válidos e eficazes”, destacou a decisão.

A FGV, até o momento, não divulgou nenhum comunicaso a respeito da decisão.


LEIA AQUI A DECISÃO NA ÍNTEGRA!


Presidente anula concurso TRT MS para técnicos e analistas

(Foto: Divulgação)





Esta matéria está em atualziação.



Clique e saiba mais!

Carregando...