Concurso TRT RJ recebe aval do CSJT para nomear 74 excedentes
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou a nomeação de 74 excedentes do último concurso TRT RJ, sendo técnicos e analistas. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:17/04/2024 às 11:23
Atualizado em:19/09/2024 às 10:39
Dos provimentos de cargos autorizados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, 74 serão para a nomeação de excedentes do último concurso TRT RJ. O provimento ocorrerá em até 60 dias.
O aval do CSJT foi confirmado na última terça, 16, para cargos de técnico e analista na Justiça do Trabalho.
Embora o órgão superior não tenha revelado a distribuição das 476 vagas autorizadas para novas nomeações, o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) confirmou que 74 serão destinadas ao TRT RJ.
De acordo com o sindicato, o presidente do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, já encaminhou ofício à presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e informou o quantitativo autorizado para a regional.
A distribuição levou em consideração a quantidade de cargos vagos especificada pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT's) em 31 de dezembro de 2023, bem como a responsabilidade fiscal e a sustentabilidade orçamentária e financeira a longo prazo, no contexto dos atuais limites orçamentários da Justiça do Trabalho.
Em entrevista à Folha Dirigida por Qconcursos, o vice-presidente do Sisejufe, Ricardo Quiroga, confirmou que a nova seleção já tem previsão orçamentária e aval do conselho.
Segundo Quiroga, no seu orçamento deste ano, o CSJT tem uma previsão de nomeação de 1 mil a 1.800 servidores para todo o país.
Tal quantitativo será distribuído conforme as demandas apresentadas pelos TRTs. Dessa forma, o orçamento do CSJT permite que os órgãos da Justiça do Trabalho realizem novos concursos.
"O TRT1 ele vai fazer um novo concurso. Já está previsto no seu orçamento e no seu planejamento. O concurso ocorrerá no segundo semestre deste ano", garantiu Quiroga.
No último dia 4 de março, a diretoria do Sisejufe esteve com o presidente do TRT RJ, o desembargador Cesar Marques Carvalho, avaliando achamada de mais aprovados.
CSJT autoriza nomeação de mais de 70 aprovados do último concurso TRT RJ
(Foto: CNJ)
O TRT RJ pode realizar nomeações, já que o último concurso ainda está vigente. Mas a intenção do órgão é realizar um novo o quanto antes, para não ficar sem cadastro de reserva válido.
Veja os prazos de validade do TRT RJ por cargo:
Validade até 6 de agosto de 2024: para os cargos de analista judiciário - área Judiciária; analista judiciário - área Judiciária - oficial de justiça avaliador federal; analista judiciário - área Apoio Especializado/Psicologia; analista judiciário - área Apoio Especializado/Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica; técnico judiciário - área Administrativa; e técnico judiciário - área Apoio Especializado/Enfermagem.
Validade até 26 de agosto de 2024:para o cargo técnico judiciário - área Administrativa.
Validade até 1º de janeiro de 2026: para o cargo de analista Judiciário - área Administrativa.
No último concurso, o TRT RJ não contemplou a área de Tecnologia da Informação. A carreira, portanto, deve estar presente no próximo edital, previsto para o segundo semestre deste ano.
Concurso TRT RJ já inicia escolha da banca
Na entrevista, o vice do Sisejufe já havia antecipado que o concurso TRT RJ está avançado e o processo de escolha da banca foi iniciado. O Planejamento Anual prevê a contratação da empresa até novembro.
"Em fevereiro, conversamos com a Administração do tribunal e eles já estão correndo atrás disso, como a escolha da banca e quais cargos serão ofertados. A quantidade de vagas ainda depende do próprio CSJT. Mas a preparação do edital já está sendo acelerada", diz Ricardo Quiroga.
Para Quiroga, o TRT RJ deixará adiantado todos os trâmites internos para não ter um "gap" muito grande entre o término da validade do atual concurso e o início do próximo.
Segundo ele, o desejo do tribunal é esperar a validade do atual encerrar somente para realizar a parte pública, como o lançamento do edital, recebimento das inscrições e aplicação das provas.
O TRT1 se organiza para deixar tudo pronto até agosto, de acordo com o representante da categoria.
"O TRT 1 tem acelerado isso porque é de interesse do tribunal, além, é claro, também de interesse dos servidores. A ideia no segundo semestre é só publicar o edital, que tem prazos. Então, quanto mais você se antecipar, mais o próprio prazo se antecipa. Alguns cargos podem ter mais etapas e tudo isso tem que ser levado em conta".
A intenção é concluir toda a parte burocrática e administrativa ainda neste primeiro semestre de 2024, para somente o edital ser publicado a partir de julho.