Exclusivo! Concurso TRT RJ já nomeou 27 vezes mais e tem CR

O último concurso TRT RJ segue vigente até agosto e já nomeou muitos aprovados. Além disso, ainda há 1,9 mil habilitados no cadastro reserva. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:18/06/2024 às 08:57
Atualizado em:19/09/2024 às 10:39

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com atuação no Rio de Janeiro, confirmou que já foram nomeados 443 aprovados no seu último concurso TRT RJ.


O número é expressivo e representa cerca de 27 vezes mais do que o previsto no edital de abertura.


Inicialmente, o concurso TRT RJ visava prover 16 vagas imediatas para os cargos de níveis médio, médio/técnico e superior.


Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, a secretaria de Gestão de Pessoas do TRT RJ, Renata de Azevedo Amancio, falou sobre a importância de um novo concurso e revelou dados da última seleção.

"Entendemos que a realização de novo concurso é importante para garantir a renovação e a eficiência do quadro de pessoal deste TRT RJ, possibilitando a continuidade na prestação de um serviço público célere e eficiente. Não haverá implicações nos objetivos do tribunal para 2024, uma vez que o resultado do certame, bem como os possíveis provimentos de cargos, somente ocorrerão em 2025", disse asecretária.

Portanto, ela confirma que o próximo concurso só será finalizado em 2025, bem como o chamamento desses próximos aprovados.


A chefe da área de Gestão de Pessoas ainda afirma que, em torno de 1.900 aprovados, constam no cadastro de reserva e poderão ser chamados.


Portanto, o TRT RJ tem uma boa lista de espera que poderá ser usada até agosto.


Sobre a carência de servidores, ela revelou que há 387 cargos vagos e que 29 profissionais já estão com processos de aposentadoria em andamento.


Questionada sobre quantas vagas devem ser ofertadas no próximo concurso TRT RJ, Renata de Azevedo Amancio revelou que o quantitativo ainda é incerto.

"O provimento dos cargos vagos dependerá de disponibilidade orçamentária", disse.

Recentemente, o TRT RJ recebeu aval do CSJT para nomear mais excedentes do último concurso.

Confira quando expiram as prazos de validade por cargo

Realizado em 2018, o último concurso TRT RJ ainda tem cadastro de reserva válido. Afinal, o prazo de validade foi suspenso em função da pandemia da Covid-19.


Portanto, as validades seguem assim:


Validade até 6 de agosto de 2024: para os cargos de analista judiciário - área Judiciária; analista judiciário - área Judiciária - oficial de justiça avaliador federal; analista judiciário - área Apoio Especializado/Psicologia; analista judiciário - área Apoio Especializado/Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica; técnico judiciário - área Administrativa; e técnico judiciário - área Apoio Especializado/Enfermagem.


Validade até 26 de agosto de 2024: para o cargo técnico judiciário - área Administrativa.


Validade até 1º de janeiro de 2026: para o cargo de analista Judiciário - área Administrativa.


O TRT RJ já confirmou que pretende realizar um novo concurso no segundo semestre deste ano, após a validade do atual ser expirada. Portanto, um novo edital deve sair após 26 de agosto.


Com base nas validades acima, o analista judiciário da área Administrativa não deve ser contemplado neste próximo edital.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

TRT RJ inicia preparativos para novo concurso da área de Apoio e confirma vacâncias

(Foto: CNJ)

Novo concurso TRT RJ já começa a definir banca

Mesmo sem data definida para publicar o edital, o novo concurso TRT RJ já deu início ao processo de escolha da banca. Inclusive, o processo já chegou à Divisão de Contratos.


Em abril, o tribunal montou uma equipe de planejamento para avançar na etapa de contratação de banca.


Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), Ricardo Quiroga, confirmou que o TRT RJ já havia iniciado as tratativas para a escolha da banca.

"Em fevereiro, conversamos com a Administração do tribunal e eles já estão correndo atrás disso, como a escolha da banca e quais cargos serão ofertados. A quantidade de vagas ainda depende do próprio CSJT. Mas a preparação do edital já está sendo acelerada", diz Ricardo Quiroga.

De acordo com Quiroga, o TRT RJ pretende adiantar todos os trâmites internos. O objetivo é não ter um "gapmuito grande entre o término da validade do atual concurso e o início do próximo.


Com isso, o TRT do Rio de Janeiro deve somente esperar o término da validade dos últimos concursos para realizar a parte pública, como o lançamento do novo edital, recebimento das inscrições e aplicação das provas.


Isso explica, por exemplo, o tribunal estar adiantando a escolha da banca organizadora, já que o intuito é deixar tudo pronto até agosto.


-> Leia aqui a entrevista completa sobre o novo concurso TRT RJ feita com o Sisejufe!


Além disso, o representante do Sisejufe também revelou que o TRT1 se organiza para deixar tudo pronto até o mês de agosto, que é quando terminam as validades de quase todos os últimos concursos.

"O TRT 1 tem acelerado isso porque é de interesse do tribunal, além, é claro, também de interesse dos servidores. A ideia no segundo semestre é só publicar o edital, que tem prazos. Então, quanto mais você se antecipar, mais o próprio prazo se antecipa. Alguns cargos podem ter mais etapas e tudo isso tem que ser levado em conta".

A previsão é concluir a parte burocrática e administrativa ainda neste primeiro semestre, para, a partir de julho, o edital ser publicado.

Como foi o último concurso TRT RJ?

O edital do último concurso TRT RJ trouxe uma oferta de 16 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior.


A seleção registrou 117.923 inscritos.


As oportunidades foram dividas da seguinte forma: 

  • Técnico da área administrativa – Nível Médio – dez vagas
  • Técnico de segurança – Nível Médio e carteira de habilitação na categoria D – uma + CR
  • Técnico de enfermagem – Nível médio/técnico – uma vaga + CR
  •  Analista da área administrativa – Nível superior em qualquer área – uma vaga + CR
  • Analista de Judiciário – Área Judiciária – duas vagas + CR
  • Analista Judiciário – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal – duas + vagas + CR
  • Analista de Engenharia Elétrica – Nível superior em Engenharia Elétrica – CR
  • Analista de Engenharia Civil – Nível superior em Engenharia Civil – CR
  • Analista de Engenharia Mecânica – Nível superior em Engenharia Mecânica – CR
  • Analista de Psicologia – Nível superior em Psicologia – CR

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.


As provas aconteceram nas cidades de Barra Mansa, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.