Com 400 vagas, AGU estará no Concurso Nacional Unificado

A Advocacia-Geral da União aderiu ao Concurso Nacional Unificado para ofertar as 400 vagas recém-autorizadas. As chances são para área Administrativa.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:29/09/2023 às 14:55
Atualizado em:29/09/2023 às 15:10

A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu pela adesão ao Concurso Nacional Unificado para ofertar as 400 vagas recém-autorizadas pelo Governo Federal. As oportunidades são para o quadro da área de Apoio.


A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 29, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. A chefe da pasta concedeu coletiva e confirmou os órgãos que farão parte do CNU. Veja aqui todos os detalhes!


A adesão do órgão no edital unificado foi feita de forma célere, haja vista que o novo concurso AGU foi autorizado esta semana e o prazo para confirmar participação encerra nesta sexta, 29.


De acordo com o Governo Federal, 72% dos órgãos convidados aderiram ao Concurso Unificado, enquanto 27% disseram não e 1% ainda estão em dúvida.


A adesão dos órgãos e voluntária e quem não confirmar participação poderá publicar o edital de forma independente, dentro do prazo estabelecido na portaria de autorização.


No caso da AGU, as 400 vagas estarão no edital do CNU, que está previsto para sair em 20 de dezembro, segundo cronograma do MGI.


Vagas do concurso AGU

O novo concurso da AGU foi autorizado esta semana com 400 vagas para a área Administrativa.

  • administrador: 154 vagas
  • arquiteto: cinco vagas
  • arquivista: duas vagas
  • analista técnico-administrativo: 90 vagas
  • contador: 47 vagas
  • economista: 35 vagas
  • engenheiro: 18 vagas
  • estatístico: sete vagas
  • médico: três vagas
  • psicólogo: dez vagas
  • técnico em assuntos educacionais: 20 vagas
  • técnico em comunicação social: nove vagas

Todas as oportunidades são para quem tem nível superior.


Segundo a AGU, parte das vagas autorizadas (221) é composta por cargos vagos que foram redistribuídos. Essa redistribuição foi realizada pelo órgão e confirmada em ofício acessado pela reportagem.


Dos 221 cargos, 110 são oriundos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e 111 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).


Quer se preparar para o Concurso Nacional unificado? Então acesse o material exclusivo do Qconcursos. Clique aqui e confira

Governo Federal confirma a AGU no Concurso Nacional Unificado para ofertar as 400 vagas autorizadas

(Foto: Renato Menezes/Ascom AGU)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:


Vale lembrar que, em maio deste ano, a Advocacia-Geral da União enviou um pedido de concurso AGU 2023 visando ao preenchimento de 2.300 vagas, sendo elas para os cargos de:

  • analista técnico administrativo (2.100); e
  • analista em TI (200).

Na justificativa do pedido, enviado na ocasião ao MGI, a AGU afirmou que a solicitação visava ao fortalecimento da estrutura do quadro de profissionais técnico-administrativos para atuação na área meio.


O aval do governo, no entanto, foi apenas para 400 vagas, como consta na portaria.


Último concurso AGU ocorreu em 2018

O último concurso público da AGU para a área de Apoio ocorreu em 2018.


A oferta total foi de 100 vagas de nível superior para os cargos de administrador, analista técnico-administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social.


Ao todo, 50.438 candidatos se inscreveram na seleção, sendo o cargo de analista técnico administrativo o mais concorrido, com 26.472 candidaturas.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!