Concurso Nacional Unificado: governo anuncia cronograma inicial

O Governo Federal já definiu as primeiras datas do Concurso Nacional Unificado. Veja o cronograma inicial, com previsão de edital e provas.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/08/2023 às 14:39
Atualizado em:29/08/2023 às 17:28

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já definiu o cronograma inicial do Concurso Nacional Unificado, que será realizado com prova única para preencher as milhares de vagas autorizadas no serviço público federal. Veja as datas a seguir!


De acordo com o MGI, a adesão dos órgãos ao concurso unificado será voluntária. Porém, eles terão até setembro para se manifestarem.


Afinal, o edital está previsto para dezembro e as provas ocorrerão em fevereiro. Veja as datas já definidas pelo Governo Federal:

  • ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador - até 20 de setembro;
  • adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado - até 29 de setembro;
  • publicação do edital do Concurso Nacional Unificado - até 20 de dezembro; e
  • realização da prova em dia único - 25 de fevereiro de 2024.

Os prazos foram divulgados pelo próprio MGI na tarde desta segunda-feira, 28.


Recentemente, também foi informado que os resultados da primeira fase deverão ser divulgados até o final de abril de 2024. Já o início dos cursos de formação têm previsão entre junho e julho de 2024. 


+ Saiba todas as informações do Concurso Nacional Unificado


Enem dos concursos: veja estrutura das provas

Também já foi definido pelo governo que o candidato será avaliado em dois momentos, sendo eles:

  1. provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e
  2. provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.

O objetivo do Governo Federal é, justamente, realizar a prova do Concurso Nacional Unificado nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Segundo apurou a reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, com exclusividade, as tratativas internas no MGI estão bem avançada. A maioria dos órgãos já foram contatados e muitos sinalizaram de maneira positiva.


A proposta foi anunciada pela ministra Esther Dweck na última sexta, 25.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Governo Federal começa a preparar o Concurso Nacional Unificado

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


Quer saber novidades exclusivas sobre o Concurso Nacional Unificado?


Em setembro o QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA e conquiste uma das mais de 100 mil vagas em concursos ainda em 2023!


Inscreva-se grátis na live e garanta uma série de benefícios, como:

  • Lançamento de combos inéditos para sua aprovação
  • Novas ofertas e descontos imperdíveis
  • Mentorias exclusivas e gratuitas com os maiores professores do país
  • Sorteios de Super Combos, Cursos de Pós e Assinaturas Vitalícias do Qconcursos

Concurso Nacional Unificado terá provas em 180 cidades

O secretário de Gestão de Pessoal do MGI, José Celso Cardoso Jr, explicou sobre a proposta do Concurso Nacional Unificado. Segundo ele, seguindo os moldes do Enem, este concurso unificado contará com divisão por áreas de atuação.


As vagas serão dividas por blocos temáticos. Veja a seguir!

(Reprodução: Governo Federal)


Além disso, o governo trabalha com o objetivo de aplicar a prova unificada em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país. Veja a provável distribuição de polos (municípios): 

  • 50 na região Nordeste;
  • 49 na região Sudeste;
  • 39 na região Norte;
  • 23 na região Sul; e
  • 18 na região Centro-Oeste.

Segundo o secretário, estudos defendem que o formato unificado de provas tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, disse.

Para Esther Dweck, essa seria uma forma de democratizar o acesso ao serviço público.


"Estamos trabalhando para unificar os concursos autorizados, oferecendo provas em mais de 180 cidades em todas as regiões do país. Uma forma de democratização do acesso, construindo um serviço público mais diverso e representativo da sociedade brasileira", disse a ministra nas redes sociais.

Concursos Federais têm 8.330 vagas autorizadas

Neste ano, o Governo Federal autorizou mais de 8 mil vagas em novos concursos para 2023. O próprio presidente Lula tem uma preocupação latente por repor o quadro funcional em sua maior parte.


Ao todo, foram mais de 2,4 mil vagas autorizadas no dia 18 de julho pelo MGI. A pasta, no entanto, já havia concedido aval para 4.436 vagas em concursos federais para diferentes órgãos e ministérios, no mês anterior.


O primeiro anúncio aconteceu no dia 16 de junho e também foi feito pela ministra Esther Dweck. Na ocasião, os órgãos e autarquias contemplados foram:


A intenção do governo, segundo a ministra Esther, é ter editais e provas de concursos ainda em 2023.


No dia 18 de julho, a ministra Esther Dweck convocou uma entrevista coletiva para anunciar novos concursos federais. Na ocasião, foram autorizadas 2.480 vagas para diferentes órgãos.


Além desses, também já foram autorizados, no início do ano, os concursos para o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MCTI), para o Ministério do Meio Ambiente e para a Fundação dos Povos Indígenas (Funai).


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!