Concurso Unificado fica entre as principais buscas do Google 2024

Concurso Nacional Unificado (CNU) figura na lista dos termos mais procurados no Google em 2024. Confira os detalhes!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/01/2025 às 12:18
Atualizado em:03/01/2025 às 12:37

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ficou entre os termos mais buscados no Google em 2024. A lista engloba diversos segmentos que estiveram em alta no ano passado.


Na seção "Acontecimentos", os termos com maior procura foram:

  1. Olimpíadas;
  2. Eleições 2024;
  3. Inundações do Rio Grande do Sul;
  4. Jogos Paralímpicos;
  5. Furação Milton;
  6. Eleição nos EUA;
  7. Concurso Nacional Unificado (CNU);
  8. Onda de calor excessivo;
  9. Queda do avião em Vinhedo; e
  10. Helicóptero desaparecido em São Paulo.

Isso demonstra a relevância que o concurso teve em 2024. O CNU é uma iniciativa pioneira do Governo Federal para o recrutamento de novos servidores.


A primeira edição do concurso teve seus editais publicados no início de 2024, com 6.640 vagas para mais de 20 órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal.


As oportunidades foram distribuídas por oito blocos temáticos, de níveis médio e superior, que representaram áreas de atuação do governo.


Uma pessoa poderia se candidatar a diversos cargos dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição. O que possibilitou uma maior concorrência.

Primeira edição do Concurso Unificado ocorreu em 2024

(Foto: Reprodução Google)


Outra inovação foi a ampliação dos locais de prova. Aplicadas em agosto, as provas do CNU foram realizadas em mais de 200 cidades, em todas as regiões brasileiras.


Antes, a maioria dos concursos federais ocorria apenas nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal ou apenas em Brasília. Segundo o governo, ao ampliar os locais, houve uma democratização no ingresso ao funcionalismo público.



O CNU atraiu 2.144.435 inscritos, ficando em primeiro lugar no ranking dos concursos públicos mais concorridos da história. Veja:

  • 1º lugar: Concurso Nacional Unificado (2024) – 2.144.435 inscritos;
  • 2º lugar: Correios (2024) – 1.672.671;
  • 3º lugar: Banco do Brasil (2021) – 1.645.975 inscritos;
  • 4º lugar: Banco do Brasil (2023) – 1.500.000 inscritos;
  • 5º lugar: Caixa Econômica Federal (2024) – 1.201.097 inscritos;
  • 6º lugar: Caixa Econômica Federal (2014) – 1.176.614 inscritos;
  • 7º lugar: Correios (2011) – 1.120.393 inscritos; e
  • 8º lugar: INSS (2015) – 1.087.804 inscritos.

A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Resultado final do CNU será divulgado em fevereiro

O resultado final do CNU estava previsto para ser divulgado em 2024, porém, por conta de um acordo judicial, o cronograma foi ajustado.


Agora, a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 11 de fevereiro de 2025. 


Abaixo, confira o novo cronograma completo do Concurso Unificado:

  • Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 6 a 10 de janeiro de 2024
  • Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas: 11 e 12 de janeiro
  • Resultado preliminar da avaliação de título: 15 de janeiro de 2025
  • Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 15 e 16 de janeiro de 2025
  • Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 de janeiro de 2025
  • Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 e 18 de janeiro
  • Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos: 11 de fevereiro
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro.


Tem o nível médio e quer entrar para a carreira pública? Com o e-book gratuito do Qconcusos Folha Dirigida você confere os principais concursos para essa escolaridade, cargos, salários e também questões comentadas. BAIXE AQUI!

Segunda edição do Concurso Unificado está em análise

O Governo Federal já começou a planejar uma segunda edição do CNU para 2025.


Mas, segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a confirmação sobre o novo concurso só deve sair em fevereiro de 2025, após a divulgação dos resultados da primeira edição.


A ministra informou que alguns fatores, como Orçamento e a Finalização do CNU 2024, ainda precisam ser analisados.


Os órgãos que receberam autorização para concursos já foram contatados para verificar o interesse em aderir à seleção unificada. Dois deles já confirmaram oficialmente a participação.


Um deles é a Fundação Biblioteca Nacional, que tem autorização para 14 vagas de nível superior.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a FBN informou que recebeu o convite do Ministério da Gestão e Inovação e decidiu realizar o provimento das vagas por meio do edital unificado.


Conforme o órgão, todos os detalhes e avanços relacionados ao concurso da Biblioteca Nacional estarão subordinados às decisões que ainda serão tomadas pelo MGI.

"Desta forma, todas as etapas e informações a respeito do concurso da FBN estarão vinculadas aos procedimentos a serem adotados pelo Governo Federal, relacionados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)", disse a Biblioteca Nacional.

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com aval para 20 vagas de nível superior, também já manifestou interesse em aderir à segunda edição do CNU.


Em despacho acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida, a diretora de Planejamento e Administração da Fundaj, Aida Maria Monteiro, confirmou a informação:

"Informamos que a Fundaj irá participar do Concurso Nacional Unificado em 2025", disse a diretora.

Por sua vez, o Ministério da Saúde disse que avalia a possibilidade de participar da edição do CNU em 2025. A pasta tem autorização para preencher 319 vagas efetivas.


Treine seus conhecimentos para o CNU!