Quer saber quantas provas discursivas do CNU serão corrigidas? Entenda o cálculo e veja se um candidato poderá ter mais de uma correção.
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:27/08/2024 às 19:17
Atualizado em:28/08/2024 às 08:32
Muitos candidatos ainda têm dúvidas sobre quantas provas discursivas serão corrigidas no Concurso Unificado (CNU). Afinal, a nota valerá para todos os cargos?
A resposta é não e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) esclarece as regras que constam no item 7.1.2.1.2 de todos os editais, dos blocos temáticos de 1 a 8.
Veja o que diz o item:
''7.1.2.1.2 - Quando da elaboração da relação de candidatos que terão as suas provas discursivas corrigidas para cada cargo, não serão consideradas as eventuais duplicidades de candidatos em mais de um cargo. Desta forma, o candidato somente será computado na lista do melhor e mais preferido cargo para o qual atingiu a pontuação mínima necessária.".
Com base neste item do edital, o MGI confirma que um candidato não constará em mais de uma lista quando o assunto for a correção da prova discursiva.
A regra acima foi estabelecida justamente para não contar duas vezes o mesmo candidato, pois o MGI prevê que sejam corrigidas as provas dos classificasos em até nove vezes o número de vagas, sendo cada discursiva de um único candidato.
Portanto, poderão ser corrigidas até 59.760 provas dicursivas, considerando as 6.640 vagas previstas no edital.
"A pessoa só será computada no cargo em que tiver a pontuação mínima necessária para ter a prova discursiva corrigida. Esta previsão é para não ter duplicidade.".
Neste caso, se o candidato alcançar a nota necessária de aprovação, nas provas objetivas, para os dois cargos, ainda sim ele constará na lista de correção da prova discursiva para apenas um deles.
Segundo o MGI, com essa estratégia adotada, será possível que mais candidatos tenham a discursiva corrigida, sem duplicidade de candidatos e alcançando a margem de nove vezes além do número de vagas.
CNU: o que precisa para ser aprovado?
Todos os candidatos que realizaram as provas do CNU em 18 de agosto realizaram as provas objetivas e discursivas. Os exames ocorreram em dois turnos.
Para os blocos de 1 a 7, a prova discursiva foi composta por uma questão dissertativa, enquanto os candidatos do bloco 8, de nível médio, redigiram uma redação.
Em todos os casos, somente terão direito à correção da prova discursiva os candidatos que alcançarem a nota mínima de aprovação nas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos e que estiverem classificados em até nove vezes o número de vagas.
Bloco 8
Conhecimentos Gerais (20 questões)
30% de acertos, ou seja, o candidato deve acertar, pelo menos, 6 questões.
Conhecimentos Específicos (40 questões)
30% de acertos, ou seja, o candidato deve acercar, pelo menos, 12 questões.
Blocos de 1 a 7
Conhecimentos Gerais e Específicos
40% de acertos, ou seja, o candidato deve acertar, pelo menos, 28 questões.
Dessas 28, oito em Conhecimentos Gerais e 20 em Conhecimentos Específicos.
No caso dos bloco de 1 a 7, o candidato também precisa se atentar aos pesos de cada eixo temático para saber se obteve aprovação para o cargo de interesse.
Essa informação poderá fazer a diferença mediante a ordem de preferência elencada no momento da inscrição.
Quer saber todos os critérios e o que precisa para ser aprovado nas provas do Concurso Nacional Unificado, a depender do cargo? Confira aqui mais detalhes!
Concurso Nacional Unificado terá até quase 60 mil provas discursivas corrigidas
(Foto: Divulgação)
Provas do CNU tiveram 54% de faltosos
Mesmo com mais de 2 milhões de inscritos, a 1ª edição do Concurso Nacional Unificado não atingiu a metade da presença dos candidatos no dia das provas.
Segundo a estatística oficial divulgada pelo MGI, a abstenção ficou acima dos 50%. As provas registraram um índice de 54,12% de candidatos faltosos.
Desta forma, apenas 970.037 inscritos foram realizar as provas do CNU.
Além disso, o MGI também informou que, entre os candidatos que se inscreveram nas cotas de Pessoas com Deficiência (PcD), a abstenção foi de 39,28%.
Veja os temas da prova discursiva do CNU
Os candidatos do CNU foram avaliados por provas objetivas e discursivas, nos turnos da manhã e da tarde.
Pela manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderam a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Nobloco de nível médio (8), os concorrentes responderam a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
À tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), foram cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, enquanto os candidatos no bloco de nível médio (8) responderam a mais 40 perguntas objetivas.
Confira a seguir quais foram os temas das questões discursivas
Bloco 1 - Estatuto da Cidade
Bloco 2 - SQL e dados
Bloco 3 - Política Nacional sobre Mudança do Clima
Bloco 4 - Proteção Direitos trabalhistas da gestante.
Bloco 5 - Povos Indígenas.
Bloco 6 - Déficit e Responsabilidade Fiscal.
Bloco 7 - Sistema prisional e Saúde dos detentos.
Bloco 8 - Importância da educação e do progresso científico e tecnológico para redução das desigualdades e desenvolvimento.
Os professores do Qconcursos realizaram uma análise das provas do CNU. Veja!