Concurso Unificado teve 54,12% de faltosos, confirma MGI
De acordo com dados divulgados pelo MGI, o Concurso Nacional Unificado registrou mais de 50% de abstenções. Veja os dados por blocos!
Autor:Mateus Melis
Publicado em:19/08/2024 às 18:32
Atualizado em:20/08/2024 às 10:32
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o percentual de faltosos das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Aplicadas no último domingo, dia 18, as provas tiveram aausência de 54,12% dos candidatos. Ao todo, 970.037 inscritos realizaram a seleção.
Ainda de acordo com o MGI, entre os candidatos que se inscreveram nas cotas de Pessoas com Deficiência (PcD), a abstenção foi de 39,28%.
Confira abaixo o percentual de ausências em cada um dos blocos do CNU:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharia: 52,51%
Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação: 50,75%
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas: 47,98%
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor: 48,05%
Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 53,77%
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação: 52,02%
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública: 48,96%
Bloco 8 - Nível Intermediário: 62,05%.
Os cadernos de questões do Concurso Nacional Unificado já foram divulgados no portal da banca Cesgranrio. Os gabaritos preliminares, por sua vez, serão divulgados na terça-feira, 20 de agosto.
MGI confirma mais de 50% de abstenção no CNU
(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)
MGI eliminará candidatos que não preencheram gabarito
Após a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, diversos candidatos relataram problemas na marcação e preenchimento de indentificação no cartão de respostas.
"Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos".
Tais itens indicados pelo Ministério da Gestão constavam no caderno de provas e nos pontos 8.12 e 8.13 dos editais do CNU. Veja:
8.12 - O candidato deverá assinalar as respostas na folha própria (Cartão-Resposta) durante o tempo de realização das provas e assinar no espaço devido. O preenchimento do Cartão-Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste Edital e na capa das provas, salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Em hipótese alguma haverá substituição do CartãoResposta por motivo de erro do candidato.
8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob pena de eliminação.
8.13 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão-Resposta, salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a capa das provas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.
Como foram as provas do CNU?
De acordo com o Governo Federal, as provas do Concurso Público Nacional Unificado transcorreram sem incidentes que pudessem prejudicar o seu sucesso.
No período da manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) enfrentaram 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para obloco de nível médio (8), os participantes responderam a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), foram cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já os candidatos no bloco de nível médio (8) responderam a mais 40 questões objetivas.
Temas das questões discursivas
Bloco 1 - Estatuto da Cidade
Bloco 2 - SQL e dados
Bloco 3 - Política Nacional sobre Mudança do Clima
Bloco 4 - Proteção Direitos trabalhistas da gestante.
Bloco 5 - Povos Indígenas.
Bloco 6 - Déficit e Responsabilidade Fiscal.
Bloco 7 - Sistema prisional e Saúde dos detentos.
Bloco 8 - Importância da educação e do progresso científico e tecnológico para redução das desigualdades e desenvolvimento.