O mesmo vale para a Transpetro, uma subsidiária integral da Petrobras. De acordo com a categoria, apesar dos anúncios, o número de vagas, até agora, é considerado insuficiente para repor a força de trabalho na medida necessária.
"Além disso, é preciso que o novo concurso contemple também as funções que estão sendo terceirizadas pela empresa, como é o caso, por exemplo, do técnico de segurança e técnico químico de petróleo", diz o sindicato.
Ainda de acordo com o sindicato, nos últimos quatro anos, a Petrobras perdeu milhares de trabalhadores que, cada vez mais, são substituídos por terceirizados, precarizando as condições de trabalho.
Convocação de aprovados é cobrada
A falta de efetivo foi um dos assuntos debatidos pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), com a estatal, em um dos grupos de trabalho.
Na ocasião, a federação reivindicou a convocação imediata dos aprovados e do cadastro de reserva, tanto para o nível superior como para o nível médio, dos dois últimos concursos públicos, realizados em 2021 e fevereiro de 2023, respectivamente.
“A luta da categoria é pela reconstrução da Petrobras que passa, obrigatoriamente, pela recomposição imediata de mão de obra, para que a empresa recupere e amplie sua capacidade de refino. Então, embora esse novo concurso seja mais um passo nessa direção, não basta. É preciso que as novas contratações possam parar a terceirização", disse o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.
Inicie seus estudos com o time do Qconcursos. Assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com professores e prepare-se para concursos!
Novos concursos Petrobras e Transpetro estão confirmados
(Foto: Divulgação/Petrobras)
Após anúncio de concurso, Petrobras confirma convocações
Um novo concurso Petrobras está confirmado. Segundo a estatal, o edital deverá ser publicado ainda este ano, com oferta de vagas para carreiras de nível técnico.
Após a confirmação de um novo concurso, Folha Dirigida por Qconcursos questionou a estatal a respeito do edital que foi recentemente homologado e que também contou com vagas de nível médio técnico.
Em resposta à equipe de reportagem, a Petrobras explicou que nada irá impedir o chamamento dos aprovados.
"Com a homologação do resultado, os aprovados já podem ser convocados para preenchimento das vagas e inicia-se o prazo de validade do processo seletivo, que será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras", disse a estatal.
O concurso em questão foi homologado pela Petrobras no último dia 13. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União e pelo Cebraspe, o organizador.
Na última semana, a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, confirmou a necessidade de um novo concurso e, desta forma, novas vagas diante de novos negócios que demandam trabalhadores com qualificação.
Segundo a estatal, serão abertas mais de 450 vagas de nível médio técnico. Os cargos não foram revelados, mas, segundo a empresa, os salários irão variar entre R$3 mil e R$7 mil. Já o edital deverá ser publicado em três meses.
Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Concurso Transpetro terá editais em setembro
O novo concurso Transpetro terá três editais publicados em setembro. A oferta será para cargos dos níveis técnico e superior, com lotação nos quadros de Terra e Mar.
As informações foram confirmadas à Folha Dirigida por Qconcursos na última segunda-feira, 24. De acordo com a Transpetro, o novo concurso terá como diferenciais a regionalização e o apoio à diversidade.
“Nosso objetivo no processo para o quadro de terra é atender à necessidade de efetivo por região, abrindo a possibilidade de cada candidato escolher a área de atuação, de acordo com sua formação profissional e o estado onde prestará serviço. Isso garante maior assertividade para cada vaga", disse o gerente executivo de Recursos Humanos da Transpetro, Alexandre Jatczak.
Ainda segundo o gerente, no quadro de mar, para embarque e desembarque determinados pela companhia, os tripulantes poderão optar pelo porto base na cidade mais próxima da sua residência, "ficando a companhia responsável pelas despesas no percurso entre a cidade de referência e o navio".
O número total de vagas ainda não foi revelado. Porém, a Transpetro garantiu que o concurso terá ampliação na reserva para cotas, de forma a tornar a seleção mais inclusiva.
Para o quadro de Terra, 10% das vagas serão destinadas à Pessoas com Deficiência (PcDs), dobrando o percentual exigido legalmente. Haverá ainda 20% das vagas para pessoas pretas e pardas.
"Somos uma empresa cada vez mais inclusiva. Incentivamos a participação de mulheres, pessoas não brancas, LGBTQIA+ e PcDs no processo seletivo. Nossa política de Recursos Humanos, pacote remuneratório e benefícios posicionam a Transpetro como uma empresa de referência no mercado de trabalho nacional, despertando o interesse de diversos profissionais", observou a gerente setorial de Dimensionamento e Provimento da Transpetro, Daiana Mello Pereira.
Os interessados em concorrer às vagas do quadro de Mar devem estar registrados como aquaviários, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima (Normam 13).
Para admissão, é necessária a apresentação dos documentos comprobatórios originais atualizados de acordo com a categoria pretendida.
Os últimos concursos para o quadro de Mar e de Terra da Transpetro ocorreram, respectivamente, em 2017 e 2018.
A Fundação Cesgranrio será a banca organizadora do novo concurso Transpetro.
Para o professor do Qconcursos, Luiz Rezende, a Cesgranrio costuma montar questões simples. O não significa mais fáceis.
“São questões dentro do edital e dos tópicos mais básicos. O que eleva bastante a nota de corte”, disse.
Rezende listou as características mais marcantes da Cesgranrio:
- as questões são de múltipla escolha com cinco alternativas;
- os enunciados são muito diretos e claros;
- não tem por hábito utilizar apoio de imagens, tabelas ou gráficos; e
- não aborda temas subjetivos.
Confira a análise completa do perfil da banca pelo professor Luiz Rezende aqui!
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!