PL busca adiamento de provas de concursos em casos de calamidade
Projeto de Lei quer regulamentar o adiamento de provas de concursos em casos de calamidade pública, como no Rio Grande do Sul. Entenda!
Política e Concursos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/05/2024 às 10:28
Atualizado em:10/05/2024 às 10:59
Um Projeto de Lei foi protocolado na Câmara dos Deputados para regulamentar o adiamento de provas de concursos públicos em casos de calamidade pública, como o do Rio Grande do Sul.
O texto, de autoria do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede PE), visa à obrigatoriedade da previsão de adiamento no caso de estado de calamidade pública decretado pelo Poder competente, que afete os locais de realização do concurso.
O objetivo é incluir a obrigatoriedade na Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.
Em sua justificativa ao PL, o deputado argumentou que a regulamentação do adiamento de provas em casos de calamidade pública é uma medida essencial para garantir a igualdade de oportunidades e a lisura nos concursos públicos federais.
"Estamos diante de medida de grande alcance social e de economia para Administração Pública, pois resguarda a participação dos candidatos que, adiado o certame, poderão readequar os custos logísticos relativos à nova data de aplicação das provas", disse Túlio Gadelha.
Projeto prevê regulamentar o adiamento de provas em casos de calamidade
(Foto: Agência Brasil)
O PL, agora, será analisado pelas Comissões da Câmara dos Deputados para que possa ser votado em plenário.
>> QC on Fire! Tenha acesso a Ilimitada Vitalícia + Mentoria por tempo limitado. Acesse!
A decisão foi tomada devido ao agravamento da situação no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas na região.
Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a decisão foi para que todos os inscritos possam realizar as provas nas mesmas condições e em todo o país.
Outros concursos federais também já foram adiados, como os do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Banco Central do Brasil (Bacen).
A Caixa Econômica Federal, que tem provas de concurso marcadas para 26 de maio, também avalia um possível adiamento da aplicação em todo país.
"Há uma forte tendência pelo adiamento, mas vamos esperar", disse o presidente da instituição, Carlos Vieira, à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
Confira mais detalhes sobre o possível adiamento das provas do concurso Caixa no vídeo abaixo: