Novo CNU e PL dos concursos públicos se destacam nesta quinta, 15
Nesta quinta, 15 de agosto, foram divulgadas diversas notícias, incluindo a possibilidade de um novo CNU em 2025 e de sanção do PL dos concursos.
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:15/08/2024 às 17:00
Atualizado em:15/08/2024 às 15:03
Nesta quinta-feira, 15 de agosto, foram divulgadas diversas notícias sobre seleções públicas, incluindo a possibilidade de um novo CNU em 2025 e a aprovação do PL dos concursos.
O texto do Projeto de Lei (PL) dos concursos foi aprovado no Senado. O texto agora segue para sanção do presidente Lula.
O projeto busca criar uma norma geral para concursos em todas as etapas da seleção. O documento trambém apresenta a possibilidade de aplicação de provas online.
Outro destaque desta quinta, 15, foi a fala da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, sobre a possibilidade de um novo Concurso Nacional Unificado (CNU).
De acordo com a ministra, caso um novo CNU seja realizado, ele deverá ter os seus editais divulgados até março de 2025, com provas em agosto.
Mas, o que é preciso para um novo Concurso Unificado ser realizado? Veja os detalhes no Notícias Q:
Baixe o "Manual das Provas CNU". Nele, você terá acesso a informações atualizadas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!
Concurso Caixa tem cronograma para o RS divulgado
Foram divulgados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 15 de agosto, os novos cronogramas dos cargos de níveis médio e superior do concurso Caixa, para inscritos nas vagas do polo Rio Grande do Sul.
As provas para esses candidatos serão aplicadas no dia 29 de setembro.
Chamada de excedentes da Receita Federal deve ficar para 2025
A ministra Esther Dweck também confirmou nesta quinta, 15, que a chamada dos excedentes do concurso Receita Federal deverá ocorrer somente em 2025.
Segundo Esther, o pedido já foi feito pelo órgão e há conversas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No entanto, segundo a ministra, existem vacâncias em vários órgãos e o governo avalia, no momento, as prioridades em meio ao prazo de validade dos concursos.
Com previsão de concurso, TJ MG abre mais de 500 vagas
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ MG) divulgou um novo edital com 524 vagas para a remoção interna de servidores.
O concurso de remoção interna consiste na possibilidade dos próprios servidores se inscreverem e, assim, se movimentarem na estrutura do órgão, mudando a lotação conforme a disponibilidade e a preferência.
Essa movimentação costuma ser feita antes da realização de novas seleções externas.
Os cargos que continuarem sem preenchimento serão disponibilizados aos candidatos no novo concurso TJ MG, que já conta com banca definida.
Um novo concurso Degase está autorizado com 585 vagas. A lista de cargos ainda está em definição, mas a expectativa é para que o agente socioeducativo seja contemplado.
Uma dúvida comum é se o cargo de agente socioeducativo tem limite de idade.