Confira as novidades desta quarta, 29/11
(Foto: Divulgação)
Seminário detalhou estrutura e confirmou prazos do CNU
O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi discutido no seminário "Concursos Públicos - Fazer Diferente para Fazer a Diferença", que ocorreu nesta quarta-feira, 29, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Foram debatidos temas como importância do concurso unificado, locais e etapas de prova. Além do cronograma e regionalização das vagas.
O Enem dos Concursos, como também é conhecido o CNU, ofertará mais de 6 mil vagas para mais de 20 órgãos do Governo Federal.
A previsão é de edital em 22 de dezembro e provas até março de 2024.
Veja os detalhes aqui!
Concurso Nacional Unificado terá prova de títulos para cargos específicos
O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi tema de um seminário nesta quarta-feira, 29, com a participação de membros do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Fundação Cesgranrio e outros órgãos.
Durante o encontro, algumas informações foram reveladas, como a confirmação da prova de títulos para todos os cargos de nível superior e cargos de nível intermediário (médio) da Funai.
Veja os detalhes aqui!
Decreto que regulamenta concursos será atualizado, diz secretário
O Decreto 9.739, que regulamenta os concursos federais, será atualizado e essa é uma das prioridades do Governo Federal.
A informação foi passada pelo secretário do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Pereira Cardoso Júnior, nesta quarta-feira, 29. Segundo ele, o documento está cheio de problemas e apresenta diversas falhas.
O secretário confirmou que a minuta de atualização ao decreto já está pronta, produzida pela Diretoria de Provimento da SGP, e a proposta é trazer uma versão mais completa, mais abrangente, com a diminuição das etapas burocráticas para a organização de um concurso.
Veja os detalhes aqui!
Previsão de edital do MPU até março de 2024
O novo concurso MPU (Ministério Público da União) deve ter seu edital publicado até o primeiro trimestre de 2024. Esse é o prazo informado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU, em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
De acordo com o diretor de Comunicação Social e Tecnologia da Informação do SindMPU, Adriel Gael, a comissão do concurso já está formada e segue com os trâmites em andamento como, por exemplo, a escolha e contratação da banca organizadora.
Veja os detalhes aqui!
Agência Reguladora pode ficar sem concurso
A Agência Nacional de Telecomunicações vem enfrentando dificuldades para contratar a banca organizadora do seu concurso Anatel e corre o risco de perder o prazo para a publicação do edital.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao relatório de riscos, divulgado pela Superintendência de Administração e Finanças (SAF), que fala sobre o prazo para a contratação da banca organizadora.
Embora a autarquia tenha colocado como data desejada 30 de novembro, a data estimada ficou para 5 de março de 2024, ou seja, após o prazo final previsto na portaria de autorização, que permite a publicação do edital até janeiro.
Com isso, a SAF avalia como "falta de tempo hábil para conclusão em 2023" e como risco "extremo" a ação de escolha da banca na data desejada.
Veja os detalhes aqui!
STF mantém decisão que retoma o concurso PMERJ
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou o acordo que decide pela retomada do concurso PMERJ de soldado, sem a restrição de gênero. Agora, homens e mulheres concorrem igualmente às 2 mil vagas.
O acordo, homologado pelo ministro Cristiano Zanin, foi feito entre as partes após audiência de conciliação. A decisão já foi publicada oficialmente pelo órgão.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro já deu início ao processo de escolha da nova banca organizadora. A corporação quer urgência e pode definir a organizadora a qualquer momento.
O Idecan é uma das bancas que enviaram cotações de preço e a proposta foi recebida pela corporação, mas ainda não há uma instituição contratada.
O processo é realizado após as provas terem sido anuladas e o contrato com a banca Ibade ter sido rescindido.
Veja os detalhes aqui!
Novo edital TJ RS autorizado
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul recebeu aval para a realização de um novo concurso TJ RS, com vagas de analista. Dessa vez, as oportunidades serão para a área da Saúde.
O aval foi dado pela Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoal, visando ao provimento de vagas no Departamento Médico Judiciário, nas seguintes especialidades de psicologia (uma vaga) e enfermagem (duas vagas).
Veja os detalhes aqui!
Governo publica convocações de aprovados no concurso Sesacre
O Governo do Estado do Acre publicou na última terça-feira, 28, em edição extra do Diário Oficial, a convocação dos aprovados no último concurso Sesacre.
Os candidatos convocados terão que apresentar os documentos pertinentes ao cargo e assinar o termo de posse em um prazo de até 30 dias.
No começo do mês de novembro, o governador Gladson Camelli anunciou a convocação de 458 aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde do Acre.
Veja os detalhes aqui!
Locais de prova divulgados para o concurso São Pedro da Aldeia RJ
Os candidatos inscritos no concurso São Pedro da Aldeia RJ realizarão suas provas no próximo domingo, 3. A consulta aos locais já pode ser realizada no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), organizador.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas nos turnos da manhã (nível superior - a partir das 9h) e da tarde (nível médio - a partir das 16h).
As avaliações ocorrerão nas cidades de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.
Veja os detalhes aqui!
O edital do concurso INPA foi republicado nesta quarta-feira, 29. O documento traz detalhes sobre a seleção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, órgão vinculado ao MCTI.
Ao todo, são ofertadas 63 vagas para os cargos de tecnologista e pesquisador. Todas as vagas são de nível superior. O salário inicial do aprovado será de até R$14 mil.
Os interessados poderão se inscrever para o concurso no período de 12 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, no site do Cebraspe, organizador do concurso.
A taxa, no valor de R$168, deverá ser paga até o dia 1º de fevereiro de 2024. O pedido de isenção será aceito durante todo o período de inscrição.
As provas estão marcadas para o dia 24 de março de 2024.
Veja os detalhes aqui!
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!