Concursos-SE: Orçamento até 2023 prevê novos concursos no estado

O Orçamento de Sergipe até 2023 prevê inscrições em novos concursos públicos em diversos órgãos e secretarias do estado

Autor:
Publicado em:15/01/2020 às 05:00
Atualizado em:15/01/2020 às 05:00

O Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos. O texto, publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 13, apresenta reserva de orçamento para inscrições em concursos e processos seletivos de diferentes órgãos.

Confira a lista completa abaixo:

  • Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE);
  • Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA);
  • Ministério Público (MP-SE);
  • Secretaria de Estado de Administração (SEAD-SE);
  • Segurança Pública;
  • Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SE);
  • Fundação Renascer;
  • Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc-SE)

reserva no Plano indica que os concursos estão previstos até 2023, porém a realização deles dependem ainda de autorização do governo. Isto é, em caso de aval para novos editais, os órgãos já contam com orçamento para as inscrições.

Contudo, constar no PPA não é uma certeza de que a seleção será aberta e sim um indicativo. O texto, por exemplo, menciona um novo concurso Detran-SE para contratação de 120 assistentes de trânsito e 15 vistoriadores, na Grande Aracaju.

Governo de Sergipe publica Plano Plurianual 2020-2023 com 
previsão de concursos (Foto: Palácio Olímpio Campos)

 

Há ainda a intenção de realizar concurso ou processo seletivo simplificado para ingresso de profissionais especializados na área da cultura. De maneira a atender os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação

PPA propõe concursos periódicos para Segurança

O Plano Plurianual de Sergipe até 2023 também revela o objetivo de reduzir o déficit de servidores da Segurança Pública em 100% com a realização de concursos periódicos. A Polícia Militar de Sergipe, por exemplo, não conta com seleções para efetivos desde 2012.

Já o Corpo de Bombeiros do Estado teve edital de concurso publicado em 208. A oferta foi de 212 vagas, das quais 200 para o cargo de soldado e 12 para a carreira de oficiais. Para concorrer foi preciso ter os níveis médio e superior, respectivamente. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria B. 

Também em 2018, ocorreu o concurso para Polícia Civil-SE com dez vagas imediatas para delegado substituto. O cargo teve como exigência o nível superior em Direito. A seleção contou com nove fases de seleção, todas realizadas em Aracaju, capital de Sergipe.

Foram elas: prova objetiva; prova discursiva; prova de capacidade física; exame psicológico; exame toxicológico; sindicância da vida pregressa; prova oral; avaliação de títulos; e curso de instrução e preparação técnico-profissional.

Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Novo concurso MP-SE está previsto desde 2019

Em maio de 2019, o procurador-geral do Ministério Público de Sergipe, Eduardo D'Ávila, revelou que o edital de um novo concurso MP-SE seria divulgado até dezembro. Porém, por questões orçamentárias, o órgão optou por não abrir a seleção para servidores e membros.

Diante disso, o Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do MP-SE (Sindsemp) emitiu uma nota criticando a falta de orçamento para atendimento das reivindicações da categoria. 

“Em plena campanha de valorização salarial, foi dito que as propostas de melhorias pautadas no ano de 2019 esbarraram diante de argumentos superficiais de entraves orçamentários, ao passo em que eram criadas despesas adicionais inclusive com Cargos em Comissão, além da não realização de concurso público para preenchimento da crescente demanda de vagas na instituição”. 

A reserva de orçamento para inscrições no concurso MP-SE é um sinal positivo de que o edital pode ser divulgado até 2023. A categoria defende a necessidade de reposição nos cargos técnicos e analistas, na seguinte forma:

  • Analista (nível superior) - Direito, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Medicina e Enfermagem, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Biblioteconomia e Informática.
  • Técnico (níveis médio e técnico) - Administrativa, Enfermagem, Higiene Bucal e Informática.

Para técnico, o salário inicial é de R$2.252,35 para 40 horas. Para analista, é de R$4.353,02 referente a 40 horas de trabalho por semana.