Professor fala da importância do treinamento físico para concursos
Educador físico, Elon Junior, orienta sobre a importância da preparação para as etapas de teste de aptidão física em concursos públicos.
Autor:
Publicado em:09/06/2020 às 08:00
Atualizado em:09/06/2020 às 08:00
Profissional de Educação física e especialista em preparação para TAF, Elon Junior, diz que o momento é de oportunidade, pois acredita ser um bom momento para educar e condicionar o corpo para a prática de exercícios.
Para o também oficial do Corpo de Bombeiros, os candidatos precisam aproveitar o tempo a mais que ganharam para o treinamento, que possui alto índice de reprovação em concursos por conta da falta de comprometimento dos candidatos com os treinos.
"Eu vejo como ponto positivo porque vai alargar essa distância, esse tempo, para ganho de performance e, consequentemente, ele vai ser mais eficaz na sua aprovação."
Elon diz que entende o momento difícil para todos, inclusive, para os candidatos que aguardam as autorizações e editais dos concursos saírem para tentarem uma vaga, mas é preciso encontrar um modo para se aproveitar da situação.
Os candidatos que antes não possuíam recursos financeiros para pagar uma academia ou um professor particular podem, atualmente, aproveitar os recursos da internet. Profissionais da área estão fazendo lives gratuitas com orientações específicas sobre os exercícios.
Para o coach de TAF para concursos deixar de treinar não deve ser uma opção. Segundo Elon Junior, é possível realizar a prática de exercício em casa e se manter preparado para a retomada das seleções e, consequentemente, suas etapas de TAF.
"Eu penso que é uma atitude equivocada porque hoje em dia você consegue fazer vários tipos de exercícios alternativos. Eu sempre jogo alguns programas de treinamento calistênicos, que utiliza a força do próprio corpo, e você não tem a necessidade de dinheiro para utilizar uma academia."
O especialista afirma que hoje em dia não se pode mais colocar a desculpa por conta do poder aquisitivo financeiro para investir em um treinamento para TAF. Seguindo as orientações de profissionais cadastrados nos órgãos da área de atividade física.
"A desculpa hoje que não posso treinar porque as academias não estão abertas é realmente uma crença limitante que pode levar o candidato a uma inaptidão no teste.
A prática regular de atividade física traz diversos benefícios à saúde das pessoas, segundo pesquisas da área Médica. Um estudante, por exemplo, pode ter os seus rendimentos melhorados por conta da prática de exercícios.
Elon Junior explica um pouco da importância de se manter uma rotina de exercícios físicos tanto para o corpo quanto para a mente. Além dos benefícios médicos que podem ser trazidos.
"A atividade física é muito boa para manter o seu corpo "são" e sua mente "sã". Até por conta dessa dessa quarentena muitas pessoas podem ter algum problema psicológico de ansiedade porque não têm o que fazer."
O especialista completa falando um pouco sobre como pequenas doenças podem ser evitadas por conta da prática de atividade física de forma regular. Lógico que sempre orientada por um profissional da área.
"A atividade física vai fazer com que ela tenha o seu sistema imunológico trabalhado para evitar essas doenças oportunistas, que são os vírus, as gripes, e também trabalhar a mente nesse sentido de que vai ficar tranquilo e vai poder se organizar e treinar."
Elon Junior reforça a importância da atividade física na vida das pessoas. De acordo com o profissional, a prática de exercício físico é indicada a qualquer candidato de concurso público. Os benefícios da prática podem, inclusive, influenciar nos rendimentos nos estudos teóricos.
"O treinamento físico sempre é indicado para qualquer pessoa que tiver com o objetivo de fazer o teste de aptidão física para concurso."
Uma das dicas do profissional do Corpo de Bombeiros é a realização de exercícios físicos com o peso do próprio corpo. É importante ressaltar que exercícios como, por exemplo, barra-fixa, flexão de braço e abdominal são atividade que utilizam o peso do corpo.
Portanto, o treino pode ser realizado em casa com ou sem auxílio de alguns utensílios que potencializam a prática.
"Você consegue fazer atividade física e ter melhora de performance com peso do próprio corpo com o trabalho de calistenia, que a gente chama. Você consegue fazer e ter um resultado bem positivo."
Por fim, Elon reforça a importância de manter o treinamento em casa para não perder condicionamento físico durante este período de isolamento social.
"Para não perder o condicionamento físico, porque a perda é maior do que eu ganho de performance, se você pelo menos mantiver o condicionamento até tudo se normalizar, o teu ganho performance pode ser potencializado."