Covid-19: instituições oferecem assessoria e capacitação para empreendedores

Neste momento difícil para a economia do país, toda ajuda para empreendedores e outros profissionais é bem-vinda

Autor:
Publicado em:30/03/2020 às 22:38
Atualizado em:30/03/2020 às 22:38

Os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia do novo Coronavírus são incalculáveis, mas as respostas para contorná-los precisam ser ágeis. Pensando em minimizar os efeitos desse período para sindicatos e empresários do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio de Minas Gerais está oferecendo assessorias, capacitações e serviços de forma gratuita.

As ações serão feitas por meio do projeto “Fecomércio em Conexão”, com a contribuição de empresas parceiras e, também, com a participação de setores da Federação. As áreas Jurídica, de Estudos Econômicos e de Negócios Internacionais da Federação colocarão sua expertise em prática, dando suporte a empresários e sindicatos por meio de assessorias. 

Para a presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, união é essencial:

“Precisamos nos unir e propor soluções que minimizem os impactos da paralisação das atividades devido ao Covid-19. Além da atuação da Federação frente ao governo estadual e federal, entendemos que o empenho dos setores da entidade na oferta gratuita de produtos e serviços é uma forma de contribuir com todos”, explica. .

No projeto serão disponibilizados webinars, cursos em EAD, lives e e-books elaborados com profissionais altamente qualificados das empresas Brasil na Web, Anymarket e Senac.

Braço de capacitação profissional do Sistema Comércio, do qual a Federação integra, o Senac EAD também está oferecendo uma série de cursos de extensão universitária, nas áreas de Educação e Gestão em Saúde, além de cursos livres e videoaulas. Todos os participantes receberão certificados com validade para todo território nacional. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do Senac EAD.

Cursos e universidades realizam mutirão de auxílio a pequenos e médios empresários
(Foto: Pixabay)

Professores da UFRGS lançam projeto de auxílio a pequenas e médias empresas

Professores da Escola de Administração da UFRGS, do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA) e do Parque Científico e Tecnológico Zenit da UFRGS montaram uma força-tarefa para auxiliar empresas (em especial pequenas e médias) a enfrentar os impactos da pandemia.

O grupo está fazendo um levantamento dos problemas e mapeamento das demandas, inicialmente, através de um formulário aberto à comunidade.

A partir das respostas, serão definidas frentes de atendimentos com times de professores e alunos voluntários da UFRGS. Os empresários serão atendidos por meio de assessorias via webconferência ou via cases para aplicação em disciplinas quando reiniciarem as aulas.

A equipe do projeto também está aberta a ideias de como utilizar o conhecimento do corpo docente e dos estudantes para gerar um impacto positivo na sociedade.

Para se inscrever e ser voluntário do projeto, basta acessar o site e completar todos os requisitos. Já para o cadastro de empresas, basta acessar o link e preencher o formulário.