De empacotadora a gerente: inspire-se com a história de Ana Cláudia

Conheça a história da funcionária do Supermercado Mundial que venceu preconceitos e foi de empacotadora a gerente.

Autor:
Publicado em:30/10/2020 às 19:46
Atualizado em:30/10/2020 às 19:46

Inspiração é sempre bom para que possamos perceber como a vida é uma eterna evolução. Além disso, que é possível chegar a um lugar maior, avançar, alcançar sonhos e metas. O impossível é só questão de opinião, já dizia a música.

E é pensando dessa forma que a Folha+ semanalmente traz para você histórias inspiradoras que podem servir de incentivo para quem um dia pensou em desistir. Mas também para quem está na luta e precisa daquela injeção de esperança.

(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Com certeza foi assim que Ana Cláudia de Souza pensava e levava a vida, com bastante esperança e dedicação para alcançar seus objetivos.

Funcionária do Supermercado Mundial desde 2000, quando começou aos 23 anos, ela começou como empacotadora. E não por isso ela tem vergonha da sua história. Pelo contrário, revela que tem bastante orgulho de falar e poder contar sua trajetória.

“Fico lisonjeada de poder falar da minha história e dos supermercados. Comecei a trabalhar no Supermercados Mundial nos anos 2000 e passei por vários setores. Entrei como empacotadora na padaria, depois fui operadora de caixa, recepcionista do SAC, e depois fui convidada para ser auxiliar administrativo na área de expedição. E com o tempo passando, fui treinando algumas meninas e meu trabalho começou a se destacar. Foi quando em 2006 fui trabalhar na Central, em Inhaúma, na área de controladoria. Na época, houve a mudança do sistema e passei a trabalhar diretamente com o Diretor da rede", revela Ana Cláudia.

Ana Cláudia mostra que é possível crescer no setor supermercadista

E foi com muita evolução e dedicação que Ana Cláudia demonstra e comenta que, sim, é possível crescer dentro do setor supermercadista, independentemente de condições e tipo de profissional. Mesmo começando de baixo, as chances são iguais com muita dedicação e vontade.

“Comecei a ser responsável pela importação da empresa, pagaram cursos para mim e me especializei nessa área. Em 2010, fui convidada para assumir a gerência do controle de estoque, um setor que não existia na empresa. Eu comecei sozinha no setor e, hoje, temos 24 pessoas na equipe, onde somos responsáveis por todos os inventários da empresa. Começamos terceirizando, e desde 2017 somos nós que fazemos os nossos inventários, somos responsáveis por todo o estoque das 20 lojas, e também sou responsável pela concorrência e setor de ruptura, fazemos todo o atendimento ao comercial. Também gerencio as expedições de todas as lojas.”, conta a profissional.

Ela ainda contou sobre o desafio de ser mulher e vencer o preconceito dentro do mercado de trabalho. Segundo ela, o lado positivo é que sempre contou com o apoio da direção e de seus patrões mediante a qualquer cenário dentro da empresa.

“Hoje, as coisas estão mais fáceis, mas foi um início um pouco difícil, de toda forma, sempre tive apoio da Diretoria. Sempre quis entregar o meu melhor, me atualizei, sempre quis estudar. Em 2016, passei a integrar o grupo da ASSERJ de Prevenção de Perdas, onde conheci a Keila Prates (Superintendente). Comecei a viajar e conhecer outras empresas. Isso agregou muito para minha vida profissional.”, comemora.

Segundo Ana Cláudia, foi possível com muito esforço e atuação nos setores que passou alcançar um de seus maiores sonhos: o primeiro apartamento, realização de viagens e a sua faculdade de Direito.

A realização de sonhos

Ela comenta com muito orgulho que tudo isso foi fruto de muito trabalho ao longo desses 20 anos, de dedicação nos Supermercados Mundial. E que se hoje ocupa um cargo de mais destaque foi por sempre valorizar cada atribuição que tinha por onde passava.

“Realizei muitos sonhos, como comprar o meu primeiro carro, viajar muito, e fazer as minhas filhas também viajarem comigo. Comprei o meu primeiro apartamento em 2008 e agora, em 2020, realizei o sonho de comprar um apartamento no condomínio que sempre sonhei. Hoje, sou casada, e, em 2018, formei uma linda família. Então sim, eu consegui realizar muitas coisas. Acredito que é possível construir uma carreira sólida no supermercado. As pessoas tem uma visão muito pequena quando falam de trabalhar em supermercado, mas não sabem tudo o que está por trás para que aquela Rede funcione. Aqui tem de tudo: advogado, enfermeiro, engenheiro, médicos, nutricionistas, marketing, TI. Então, tem sim chance de traçar uma carreira sólida, eu estou aqui há 20 anos. E agora estou realizando também o sonho de fazer faculdade de Direito. Meu objetivo é ser uma advogada tributarista, dentro da empresa onde trabalho", completou.

Ana Cláudia, por fim, ainda aconselha as pessoas que desejam ou já atuam no setor. Segundo ela, as pessoas precisam enxergar melhor as oportunidades e não se esconder.

“Quero aconselhar a quem está entrando no ramo supermercadista, que possa tirar essa venda dos olhos, qualquer tipo de preconceito, e pensar que é possível. Trabalhei com jovens aprendizes que hoje são analistas, atuam na área de cadastro. A empresa dá muitas oportunidades. Agradeço muito aos meus patrões, a Diretoria, pois muito do meu crescimento foi com apoio deles”, disse.

_________

E você, o que achou dessas histórias? Você conhece alguma outra que merece destaque e possa ser contada aqui na Folha+?

Então que tal deixar a sua contribuição? Curta, comente, compartilha e nos mande mensagem dizendo uma notícia, história ou ocorrido que possa inspirar mais pessoas a não desistirem dos seus sonhos. Afinal, mesmo em meio à dificuldade, existem pessoas boas dispostas a te ajudar.

O que + você precisa saber!