É possível conciliar os estudos para investigador da PC RJ e PC PA?

Polícias Civis do Rio e do Pará terão vagas para o cargo de investigador. Confira o comparativo dos últimos editais para as carreiras.

Autor:
Publicado em:15/10/2020 às 12:52
Atualizado em:15/10/2020 às 12:52

Polícias Civis de todo país estão com previsão de novos concursos. No Rio de Janeiro, a PC-RJ deve ter edital publicado ainda no primeiro semestre de 2021, segundo o atual secretário da corporação, Allan Turnowski.

Até o momento, a seleção para a polícia estadual fluminense tem o Instituto Acesso confirmado como banca do concurso para delegados e o Instituto AOCP para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


O concurso PC RJ teve os preparativos retomados após o bloqueio de cargos vagos e a pausa por conta da pandemia do novo Coronavírus. No entanto, a expectativa é que haja uma redução no número de vagas da seleção.

Mesmo assim, o atual chefe da corporação garantiu que dos cargos bloqueados pelo decreto, já há vagas desbloqueadas. E assim, a expectativa é de que a seleção seja realizada para todos os cargos que constam na autorização publicada anteriormente.

O Instituto AOCP também foi definido como organizador do concurso PC PA. Inclusive, o contrato com a banca já foi assinado e o extrato publicado no Diário Oficial com os valores das taxas de inscrição para cada cargo ofertado pela corporação.

A notícia aproxima cada vez mais o edital PC PA. Isso porque, a Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará trabalha para que os editais dos concursos para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista sejam publicados até o fim de 2020.
 

+ Leia também → Como evitar que as redes sociais atrapalhem os estudos para concurso?
 

Cargo de investigador será oferecido no Rio e no Pará


No Rio de Janeiro, a Polícia Civil terá vagas para o cargo de investigador, assim como no Estado do Pará. No entanto, é importante reforçar que no Estado fluminense a função exige o nível médio, já no paranaense nível superior.

Porém, isso não significa que não se pode observar o que é cobrado para ambas as carreiras. Por mais que tenham exigências de nível de escolaridade diferentes é possível verificar os temas cobrados nos dois últimos concursos realizados para os cargos nos estados.


+ Leia também → Concurso PF Informática: professor orienta sobre conteúdos de TI


Em 2005, a PCERJ publicou edital com 250 vagas para investigador. Na época, a seleção foi organizada pela Fundação Cesgranrio. É importante estar atento aos assuntos que foram atualizados desde a publicação do último edital da corporação fluminense.

Já em 2016, a Polícia Civil do Estado do Pará teve edital publicado para diversos cargos e dentre eles havia 300 vagas para investigador. Na ocasião, a seleção foi organizada pela Funcab.
 

Concurso PC PA e PC RJ terão vagas para o cargo de investigador (Foto: Pixabay)
Concurso PC PA e PC RJ terão vagas para o cargo de investigador
(Foto: Pixabay)


Comparativo de editais PC RJ e PC PA


Para auxiliar na preparação dos futuros servidores da área Polícia, Folha Dirigida fez um levantamento sobre o que foi cobrado nas últimas seleções para o cargo de investigador do Rio de Janeiro e do Pará.

O material compara os conteúdos programático dos concursos e traz o que estava presente em ambos os editais. Os interessados em participar das duas seleções podem verificar os pontos em comum de cada edital.
 

Comparativo de editais de investigador do Pará e do Rio de Janeiro


Entre as matérias que constam nos dois últimos editais para os cargos estão Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

No entanto, também há as matérias que foram cobradas somente no concurso realizado em 2016 pela Polícia Civil-PA. Neste caso são Medicina Legal, Legislação Especial e Raciocínio Lógico.
 

Resumo concurso Polícia Civil RJ

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
  • Cargo: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado
  • Requisitos: todos os níveis de escolaridade, a depender do cargo
  • Remuneração: R$4.506,27 a R$18.747,95
  • Banca: Instituto Acesso (delegado) e Instituto AOCP (demais cargos)


Resumo do concurso PC PA

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
  • Banca: Instituto AOCP
  • Publicação do edital: segundo semestre de 2020
  • Vagas: 1.495
  • Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
  • Requisito: nível superior