É possível conciliar os estudos para investigador da PC RJ e PC PA?
Polícias Civis do Rio e do Pará terão vagas para o cargo de investigador. Confira o comparativo dos últimos editais para as carreiras.
Autor:
Publicado em:15/10/2020 às 12:52
Atualizado em:15/10/2020 às 12:52
Polícias Civis de todo país estão com previsão de novos concursos. No Rio de Janeiro, a PC-RJ deve ter edital publicado ainda no primeiro semestre de 2021, segundo o atual secretário da corporação, Allan Turnowski.
Até o momento, a seleção para a polícia estadual fluminense tem o Instituto Acesso confirmado como banca do concurso para delegados e o Instituto AOCP para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal.
O concurso PC RJ teve os preparativos retomados após o bloqueio de cargos vagos e a pausa por conta da pandemia do novo Coronavírus. No entanto, a expectativa é que haja uma redução no número de vagas da seleção.
Mesmo assim, o atual chefe da corporação garantiu que dos cargos bloqueados pelo decreto, já há vagas desbloqueadas. E assim, a expectativa é de que a seleção seja realizada para todos os cargos que constam na autorização publicada anteriormente.
O Instituto AOCP também foi definido como organizador do concurso PC PA. Inclusive, o contrato com a banca já foi assinado e o extrato publicado no Diário Oficial com os valores das taxas de inscrição para cada cargo ofertado pela corporação.
A notícia aproxima cada vez mais o edital PC PA. Isso porque, a Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará trabalha para que os editais dos concursos para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista sejam publicados até o fim de 2020.
Cargo de investigador será oferecido no Rio e no Pará
No Rio de Janeiro, a Polícia Civil terá vagas para o cargo de investigador, assim como no Estado do Pará. No entanto, é importante reforçar que no Estado fluminense a função exige o nível médio, já no paranaense nível superior.
Porém, isso não significa que não se pode observar o que é cobrado para ambas as carreiras. Por mais que tenham exigências de nível de escolaridade diferentes é possível verificar os temas cobrados nos dois últimos concursos realizados para os cargos nos estados.
Em 2005, a PCERJ publicou edital com 250 vagas para investigador. Na época, a seleção foi organizada pela Fundação Cesgranrio. É importante estar atento aos assuntos que foram atualizados desde a publicação do último edital da corporação fluminense.
Para auxiliar na preparação dos futuros servidores da área Polícia, Folha Dirigida fez um levantamento sobre o que foi cobrado nas últimas seleções para o cargo de investigador do Rio de Janeiro e do Pará.
O material compara os conteúdos programático dos concursos e traz o que estava presente em ambos os editais. Os interessados em participar das duas seleções podem verificar os pontos em comum de cada edital.
Entre as matérias que constam nos dois últimos editais para os cargos estão Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.
No entanto, também há as matérias que foram cobradas somente no concurso realizado em 2016 pela Polícia Civil-PA. Neste caso são Medicina Legal, Legislação Especial e Raciocínio Lógico.
Resumo concurso Polícia Civil RJ
Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Cargo: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado
Requisitos: todos os níveis de escolaridade, a depender do cargo
Remuneração: R$4.506,27 a R$18.747,95
Banca: Instituto Acesso (delegado) e Instituto AOCP (demais cargos)
Resumo do concurso PC PA
Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
Banca: Instituto AOCP
Publicação do edital: segundo semestre de 2020
Vagas: 1.495
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista