Edital de remoção favorece concurso São Gonçalo-RJ para a Educação

Com concurso previsto na Educação, a Prefeitura de São Gonçalo, no Estado do Rio, realiza processo de remoção, que favorece o novo edital.

Autor:
Publicado em:25/11/2019 às 08:15
Atualizado em:25/11/2019 às 08:15

A Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, prepara um novo concurso para a Educação E um dos processos que antecede o edital, o concurso de remoção, foi anunciado na última sexta-feira, 22. A seleção terá início no próximo dia 28 de novembro.

A previsão é que o concurso de remoção seja concluído no primeiro semestre de 2020, ainda em fevereiro. A seleção será aberta a professores do município (I, II, de educação infantil, apoio especializado, orientador educacional e orientador pedagógico).

Estes servidores poderão escolher vagas de carências reais e vagas ociosas ou remanescentes. Após a conclusão deste processo de remoção, a Prefeitura de São Gonçalo deverá ofertar os cargos que ainda permanecerem vagos no novo concurso para a Educação.

Prefeitura de São Gonçalo prepara novo concurso para a Educação (Foto: Ascom Semed/Divulgação)
Concurso São Gonçalo-RJ pode ter maior número
de vagas na Educação (Foto: Ascom Semed/Divulgação)

 

O concurso São Gonçalo pode ainda ter um maior número de vagas para a Educação. O pedido foi feito, em outubro, pelo secretário da pasta, Marcelo Azeredo, durante uma audiência pública na Câmara Municipal.

No cargo há um ano, o secretário de educação apresentou todo o orçamento por item, com previsão de aumento na oferta de vagas e concurso público dividido por polo regional.

"Hoje, temos uma dificuldade de professores para algumas áreas e, por isso, vamos realizar um concurso público por polo regional, desta forma a pessoa se inscreve para a região específica", explicou o secretário.

De acordo com o Marcelo Azeredo, as vagas para professor no concurso São Gonçalo-RJ para a Educação precisam aumentar, já que há um déficit desses servidores no município. 

"Vamos ampliar o número de vagas, que esta defasado no município, também com a parceria do governo do estado, com o compartilhamento e depois municipalização das escolas", disse o secretário.

Confira os cargos previstos

concurso São Gonçalo-RJ para a Educação deverá contar com vagas para as carreiras de professor I e II, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. Os requisitos para o magistério variam entre licenciatura, nível médio (normal) ou superior em Pedagogia. Já os demais cargos têm o nível médio como requisito.

Em outubro do ano passado, o secretário de Educação afirmou que também estão previstos cargos da área Administrativa, como o de agente de apoio técnico e funções de nível fundamental.

Já no dia 3 de setembro deste ano, o vereador Professor Paulo disse, na Câmara de São Gonçalo, que solicitou à Secretaria de Administração a inclusão, no próximo concurso, de profissionais para atuarem nas bibliotecas municipais. Segundo o setor de Comunicação: 

"Foi elaborado um projeto de lei para a criação do cargo (bibliotecário) no município".

Em setembro deste ano, foi formada a nova comissão organizadora do concurso São Gonçalo. A previsão é que boa parte das vagas seja para a área da Educação, que tem seleção prevista desde 2018.

Último concurso São Gonçalo-RJ foi em 2016

último concurso público da Educação de São Gonçalo foi realizado em 2016. Na época, foram oferecidas 355 vagas em diversos cargos. A seleção atraiu 14.789 candidatos.

As oportunidades foram para professor I, nas áreas de: Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Francês, Português e Matemática. A exigência era a licenciatura plena na área específica. Já para  professor II, era preciso ter nível médio (normal) ou superior em Pedagogia

Inicie seus estudos

Além do magistério, o concurso ofereceu oportunidades nos cargos de orientador educacional e pedagógico, de nível superior, e inspetor de disciplinas, de nível médio. Os salários variaram entre R$788 e R$1.234,49

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com questões de: Português, Fundamentos da Educação, Legislação e Conhecimentos Específicos. Houve também prova prática para os cargos de professor intérprete de Libras e Braille, além da avaliação de títulos.