'Ela é CTO' capacita mães para serem líderes em tecnologia
Iniciativa da B2Mamy e Mastertech busca diminuir desigualdade de gênero no mercado da tecnologia treinando mães para ocuparem cargos no setor.
Autor:
Publicado em:22/10/2020 às 12:00
Atualizado em:22/10/2020 às 12:00
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado da tecnologia é o que mais cresce no mundo todo. No entanto, apenas 20% das vagas desse setor são ocupadas por mulheres. Mas, como mudar esse cenário e tornar esse ambiente mais igualitário?
A aceleradora B2Mamy, primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente, traz para seu portfólio uma versão estendida do programa "Ela é CTO", focado no mercado da tecnologia.
O programa Ela é CTO powered by Google Startups nasceu de uma parceria entre a aceleradora e a Mastertech, escola que oferece cursos nas áreas de tecnologia emergente e negócios digitais, referência em transformações B2B e cursos B2C.
"Há 4 anos a B2Mamy lança novas startups fundadas por mulheres. Nessa jornada percebemos a falta de programadoras para liderar essa mudança em um mercado desigual. Além de empreender, elas poderão ter um currículo com maior empregabilidade, já que sobram vagas em tecnologia", conta Micheli Junco, co-founder e CTO da B2mamy.
Para Camila Achutti, CEO e fundadora da Mastertech, essa união é retrato da intenção transformada em ação.
"Não é de hoje que a B2Mamy fala de tech e não é de hoje que a Mastertech fala de diversidade. Somos e respiramos isso. No entanto, ver tudo isso virando ação prática é o que enche meu coração e brilha meu olho. Entendo que essa é a única forma de causar uma transformação tangível e longeva no cenário de tecnologia e empreendedorismo. É sobre fazer e não só falar."
O programa é destinado a ensinar mulheres que não necessariamente possuem familiaridade com a tecnologia e buscam adquirir conhecimentos técnicos e habilidades de liderança para que iniciem uma carreira no mercado de tecnologia ou possam aplicar essas competências em seus negócios.
O curso tem duração de cinco meses. Por conta da pandemia do Coronavírus, as aulas serão online e ao vivo, todas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
O conteúdo programático é composto por:
Empreendedorismo Digital; Liderança; Competências C-Level; Metodologias Ágeis; UX - User Experience; Arquitetura de Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Produtos Digitais; Software Livre.; Algoritmos e Lógica de Programação; Controle de Versão; Qualidade de Software; Introdução ao Desenvolvimento Front-End; Banco de Dados; Firebase; Introdução ao Desenvolvimento Back-End; Integração de Sistemas (APIs, Arquitetura de Sistemas Cloud, Escalabilidade, Microsserviços); Deploy, performance e segurança; Projeto Final; e Formatura.
Para complementar a jornada de aprendizagem, no programa estão incluídos conteúdos gravados, desafios e entregas entre as aulas, que podem tomar até mais oito horas de dedicação extra aula por semana.
O início das aulas está previsto para o dia 10 de novembro, com término em março. As interessadas podem se inscrever até o dia 6 de novembro por meio do formulário online. O investimento é de R$4 mil para não sócias ou R$1.500 para sócias da B2Mamy.
Sobre a B2Mamy
Fundada em 2016, a B2Mamy é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente.
Com a experiência das sócias em empreender e na mentoria de empresas startups, a B2Mamy, que é powered by Google for Startups, criou uma metodologia de aceleração para empreendedoras, preparando as mães para apresentá-las a investidores e norteando as ações estratégicas do seu negócio.
O intuito da empresa é orientar as mães que têm ideias de negócios, e também trazer investimento para aqueles selecionados e impulsioná-los de forma sustentável, introduzindo essas mulheres ao mundo das startups e dando a elas oportunidades reais de ascensão profissional.