Eleições 2020 Curitiba: quais as propostas para o serviço público?
Confira as propostas dos candidatos à prefeitura de Curitiba, sobre temas voltados à empregabilidade, concurso público e muito mais!
Autor:
Publicado em:05/11/2020 às 08:00
Atualizado em:05/11/2020 às 08:00
Em pouco mais de uma semana, acontecerá o primeiro turno de votação das Eleições 2020, marcado para o dia 15 de novembro. No sul do Brasil, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, tem 16 candidatos na disputa.
O prefeito eleito ficará responsável por administrar a cidade pelos próximos quatro anos. Por isso, é indispensável que a população esteja ciente dos projetos e das ações que fazem parte do plano de governo de todos os candidatos que desejam conquistar o cargo.
Pensando nisso, Folha Dirigida preparou uma reportagem especial com as principais propostas relacionadas a educação, empregabilidade, concurso público e valorização do servidor. O levantamento foi feito com base no plano de governo dos candidatos à prefeitura de Curitiba que lideram as pesquisas de intenção de votos.
Os dados foram divulgados pelo Ibope no dia 22 de outubro e traz os seguintes resultados:
Rafael Greca (DEM) - atual prefeito: 46%
Fernando Francishini (PSL): 8%
Goura (PDT): 8%
Rafael Greca planeja abertura de concurso para professores e profissionais da educação
Educação
Rafael Greca (DEM) é o atual prefeito de Curitiba e, de acordo com seu plano de governo, caso seja eleito, pretende ampliar vagas em Centros Municipais de Educação Infantil e em escolas em tempo integral. Para isso, o programa afirma a abertura de concurso público para a contratação de novos professores e funcionários da educação.
Também fazem parte do projeto: a modernização de unidades educacionais com projetos de energia renovável, a construção de quadras desportivas, a inclusão de disciplinas de economia doméstica na grade curricular de turmas de últimos anos e o investimento continuado na capacitação dos quadros de profissionais da educação nos Centros de Desenvolvimento Profissionais da Rede (CDP).
Concurso público e valorização dos servidores
Um dos tópicos apresentados no plano de governo de Rafael Greca é intitulado "Viva uma Prefeitura que não Dorme". Nele, é possível encontrar o Programa Governo Digital, que tem como objetivo utilizar ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para a melhoria da eficiência na gestão pública, modernização de processos para servidores, redução de custos, entre outros.
Sem concurso desde 2015, a guarda municipal de Curitiba deverá ter uma nova seleção caso Greca seja reeleito. A realização de concurso para reforçar o quadro de servidores e a modernização do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da guarda municipal, com investimentos em infraestrutura unificada da SMDS.
Empregabilidade
O plano de governo de Greca também fala sobre empregabilidade, assunto de extrema importância, sobretudo diante do cenário de pandemia que o país está vivendo. Dentre os alicerces que fazem parte Programa Social da prefeitura estão:
O enfrentamento à pobreza e a promoção do acesso ao mundo do trabalho;
O aprimoramento do programa de qualificação profissional; e
Emprega Curitiba.
As medidas têm como objetivo criar e ampliar oferta de vagas e de renda por meio de diferentes programas que incluem capacitação profissional e preparação para o primeiro emprego (PPE), por exemplo.
O desenvolvimento de ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo também está nos planos de Greca. Dentre os projetos, estão a ampliação da quantidade de alunos formados e da rede de parceiros contratantes do 1º EmpregoTech; o aumento do número de mulheres impactadas pelo Empreendedora Curitiba; e a ampliação do Tecnoparque, programa de fomento municipal para empresas que investem em tecnologia e inovação na capital.
Fernando Francishini tem expectativa de que sejam gerados 600 mil empregos
Educação
Na área da educação, Fernando Francishini (PSL) tem como objetivo implantar a educação de qualidade, visando ao aprendizado do aluno, com a introdução de novas tecnologias e inovações para o ensino presencial e à distância.
O candidato, que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, também afirma em seu plano de governo o compromisso de oferecer formação permanente e continuada do corpo docente, adotando os seguintes caminhos:
disseminação das novas tecnologias de ensino;
utilização de equipamentos modernos de ensino; e
introdução de alterações curriculares, bem como o desenvolvimento das aulas presenciais, em especial em laboratórios especializados (química, física, robótica, impressão 3D, biologia, meio ambiente, novos materiais).
Valorização dos servidores
Em seu plano de governo, Francishini não traz propostas voltada à realização de concurso público para nenhuma área. No entanto, afirma que a Curitiba Fácil passará por uma grande proposta de modificação dos marcos legais, mas fundamentalmente pela valorização do servidor público, que poderá auxiliar o cidadão, tendo como meta resultados concretos e critérios de avaliação objetivos.
"O servidor será um grande facilitador desse processo de transformação, sendo devidamente capacitado e habilitado a modificar a forma como o poder público interage com as pessoas. Uma melhoria de atitudes complementará o desenvolvimento de competências do servidor", diz o plano de governo.
Ainda de acordo com o documento, o servidor público será um agente de mudanças, peça fundamental para as transformações, valorizado pelos seus resultados.
Empregabilidade
De acordo com o plano de governo de Francishini, todo o processo proposto para Curitiba Fácil tem como grande objetivo a geração de empregos, permitindo que cada cidadão tenha acesso ao emprego e melhore sua renda familiar, ampliando a qualidade de vida de todos.
De acordo com o candidato, Curitiba tem um grande potencial para atrair pessoas e empresas para empreenderem na cidade. A expectativa é que sejam criados e mantidos 600 mil postos de trabalho.
"Para tal, toda a estrutura municipal - como Liceus, Comunidade Escola, Faróis do Saber, além da estrutura formal da prefeitura - estará engajada para garantir que os empregos sejam gerados e para que todos os interessados preencham as competências requeridas para as vagas existentes. A prefeitura tem de ser um facilitador da iniciativa privada, um parceiro que orienta, regula, incentiva e faz a economia fluir."
Através do Cartão Cidadão, a prefeitura pretende auxiliar os desempregados a se desenvolverem dentro dos requisitos exigidos pela empresa. Os profissionais também saberão a localização das empresas e as condições de preenchimento das vagas. Dessa forma, será permitido o emprego efetivo, com possibilidade inclusive de proximidade da residência, evitando impactos sociais adversos.
Já o sistema de Educação à Distância (EaD) terá uma plataforma pública para cursos de qualificação profissional, que será administrado sob demanda do mercado de trabalho ou de forma eletiva. O objetivo é qualificar todas as pessoas que precisam de emprego, ou requalificar para novas funções ou postos de trabalho aquelas que precisam ser reinseridas ou que almejam seu primeiro emprego.
Goura prevê valorização do servidor e inclusão de PcDs
Educação
Para Jorge Brand, mais conhecido como Goura (PDT), é preciso restabelecer o diálogo com os profissionais da educação com o respeito e valorização que esse setor merece.
Dentre as ações propostas em seu plano de governo, estão:
restabelecer o diálogo com os profissionais da educação (docentes e não docentes) sobre questões referentes ao plano de carreira;
resgatar a profissionalidade docente e não-docente por meio da valorização profissional;
desenvolver estratégias para ampliação progressiva do número de vagas na educação em tempo integral, em especial em regiões da cidade com maior vulnerabilidade socioeconômica;
ampliar os Centros Municipais de Educação Integral;
promover um programa de formação continuada para os profissionais da educação que integram a RME; entre outras.
Concurso público e valorização do servidor
Em seu plano de governo, Goura traz diversas medidas que visam à valorização dos servidores municipais, como o fortalecimento da administração pública através da formação e capacitação continuada da administração pública, valorização dos servidores e abertura de novos concursos.
Na área da saúde, o candidato pretende valorizar os servidores por meio de reorganização da distribuição previdenciária, reverter o modelo de contratação evitando a terceirização de serviços e implementar um programa de formação continuada e atualização profissional ao servidor desse setor.
Além disso, Goura também pretende valorizar a equipe do quadro de servidores qualificados da Fundação de Ação Social (FAS) para ocupar cargos de gestão central, regional e local, com a prerrogativa de equidade de gênero, raça e população LGBTI+.
Empregabilidade
No que diz respeito à geração de empregos e renda, Goura afirma que o conjunto de conhecimentos, habilidades, costumes e valores sociais da população de Curitiba são a matéria prima que gera valor econômico para a cidade.
"Curitiba possui um conjunto de ativos importantes em universidades, instituições e centros de pesquisa, centros de artes, incubadoras de empresas de base tecnológica, aceleradoras de startups e hubs criativos, o que qualifica seu ecossistema de inovação e empreendedorismo entre os mais importantes da América Latina", ressalta.
De acordo com o candidato, o desafio é fazer com que essa base de economia urbana possa gerar integração social e reduzir desigualdades de oportunidades, abrindo condições de qualificação, emprego e renda para toda a população.
Dentre as medidas que serão adotadas, caso seja eleito, estão:
implementação de um plano de ação imediata de aquecimento econômico às pequenas empresas.
realização de campanhas de incentivo ao consumo local;
desenvolvimento de programas de capacitação profissional voltados aos jovens;
desenvolvimento de programas de capacitação profissional voltados às mulheres vítimas de violência; entre outras.
Goura tem planos para que a capital paranaense seja uma cidade que respeita, protege e promove os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Para que isso aconteça, pretende, dentre outras ações, fortalecer o Centro de Apoio à Empregabilidade da Pessoa com Deficiência.
O candidato também incentiva a economia criativa, que vem ganhando destaque nos últimos anos como uma nova alternativa econômica sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como social.
"Promovendo oportunidades inovadoras, talentos locais e colaborando para o desenvolvimento local e regional, a economia criativa necessita da devida atenção
da gestão pública para que amplie seu alcance e seu potencial de contribuição ao desenvolvimento social."
Quais os outros candidatos que concorrem a prefeitura de Curitiba?
Outros 13 candidatos disputam o cargo de prefeito em Curitiba. São eles: Camila Lanes (PCdoB); Christiane Yared (PL); Dr. João Guilherme do Novo (Novo); João Arruda (MDB); Marisa Lobo (Avante); Professora Samara (PSTU); Carol Arns (PODE).
Além de Diogo Furtado (PCO); Eloy Casagrande (Rede); Letícia Lanz (PSOL); Paulo Opuszka (PT); Professor Mocellin (PV); e Zé Boni (PTC).