Eleições Florianópolis 2020: veja propostas para o serviço público

Folha Dirigida separou as propostas e promessas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas sobre empregabilidade e concursos.

Autor:
Publicado em:13/11/2020 às 17:30
Atualizado em:13/11/2020 às 17:30

Faltam menos de 72 horas para o país realizar mais uma eleição para cargos de prefeito e vereados, nos diversos municípios. E para fechar a série de reportagens Especial Eleições 2020 pelas capitais, você confere o que prometem os candidatos de Florianópolis.

A capital catarinense tem dez postulantes a prefeito que concorrem ao cargo mais cobiçado do município.

Largando na frente, o atual prefeito da cidade, Gean Loureiro, tenta a reeleição e já chegou a 58% das intenções de voto na recente pesquisa, no início de novembro, seguido por: professor Elson, 13%; e Angela Amin, 95.

E se você ainda está em dúvidas ou não sabe o que eles prometem, já quase perto do grande dia, a Folha Dirigida traz um panorama das principais propostas voltadas para o serviço público, previsão de concursos, educação e empregabilidade.

Gean Loureiro quer ampliar programas educacionais

gean loureiro miniaturaEleito em 2016, Gean Loureiro caminha para o seu segundo mandato liderando as pesquisas com quase 60% das intenções de voto.

Formado em Direito, Administração e mestre em Engenharia de Produção, Gean foi vereador por cinco mandatos consecutivos e assumiu como deputado federal em 2011.

Serviço público e concursos

O plano de governo do candidato não faz menção a projetos para o serviço público e nem traz previsão de concursos.

Educação

Segundo o candidato, a o município de Florianópolis se tornou referência em alfabetização, sendo considerada a capital amis alfabetizada do país, segundo a PNAD.

Isso foi possível, segundo Gean, graças aos investimentos na rede de Educação Básica, que tornou como prioridade: sua ampliação, a qualidade de ensino e o investimento
na Educação de Jovens e Adultos.

"A proposta é continuar no caminho da erradicação do analfabetismo no município."

Consta no plano de governo as seguintes propostas principais para a educação:

  • Ampliar programas educacionais, de inclusão, profissionalizantes, vocacionais e o acesso à educação em tempo integral
  • Aperfeiçoar a política de valorização contínua de professores e demais carreiras da educação, bem como promover o aprender contínuo, uma vez que este é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola como lugar de crescimento profissional permanente;
  • Criar programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para os alunos da rede municipal de ensino;
  • Aprimorar, entre professores e alunos, o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis e democratizar o acesso à pesquisa e ao conhecimento através de ambientes virtuais de aprendizagem. 

Empregabilidade

professor elson miniaturaO plano de de governo de Gean diz que trabalho empregado nos últimos quatro anos é um dos títulos colecionados pela cidade da atual gestão, como uma espécie de reconhecimento.

O documento, no entanto, traz apenas a seguinte menção a geração de empregos, como promessa de governo:

"Envidar esforços junto à Superintendência da Região Metropolitana para promover os interesses comuns aos municípios, a exemplo de soluções na mobilidade urbana, geração de empregos, saneamento e abastecimento de água."

Professor Elson quer combater as privatizações

Professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elson Pereira, 57, é formado em engenharia civil. Ele concorre ao cargo de prefeito pelo PSOL.

Serviço público e concursos

De acordo com o plano de governo do candidato do PSOL, em mais de 20 anos o município de Florianópolis tem tido gestões de diferentes frações da elite econômica, com apenas um projeto político.

Este projeto, segundo Elson, foi responsável pela precarização dos serviços públicos. Por isso, se eleito como prefeito ele quer:

"Um serviço público bem estruturado, com profissionais habilitados e valorizados é capaz de atender aos interesses e às necessidades prementes da população."

As demais medidas para o serviço público serão:

  • Valorizar o Serviço Público, revendo as parcerias público-privadas das Organizações Sociais de caráter empresarial;
  • Combater a privatização de serviços e a ampliação das terceirizações;
  • Realizar auditoria no fundo previdenciário dos servidores municipais;
  • Criar política continuada de formação, qualificação e remuneração adequada do servidor público, valorizando a carreira pública formulada em conjunto com a representação dos trabalhadores;
  • Implementar o Planejamento Estratégico de Governo, em que deverão ser definidos os indicadores que balizarão e estabelecerão as metas de qualidade, eficiência e eficácia dos serviços prestados;
  • Dar continuidade na implantação do Plano de Cargos e Salários do Quadro Civil da administração municipal.

Educação

O plano de governo de professor Elson diz que o protagonismo da administração municipal será impulsionar setores estratégicos, sendo: como educação, saúde, segurança pública e proteção da vida, habitação popular, proteção ambiental, formas de uso e ocupação do solo e mobilidade urbana.

As propostas para educação são diversas, como:

  • Instituir o Congresso Municipal da Educação como espaço deliberativo para se estabelecer a Política Educacional para a Rede Municipal de Ensino;
  • Implementar a educação integral de maneira gradual nas escolas do Ensino Fundamental;
  • Consolidar os Conselhos de Escolas em todas as unidades da rede;
  • Fortalecer a Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulando-a com as políticas de trabalho e renda e certificação de conhecimentos profissionais, com foco nas regiões de maior vulnerabilidade e risco social;
  • Fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, com efetiva implementação do Plano Municipal de Educação e compromisso com a participação da comunidade escolar na sua atualização;
  • Promover iniciativas nas escolas municipais a fim de educar para a convivência com as diferenças, prevenindo os crimes de ódio, a violência de gênero, racial, contra pessoas em situação de rua e demais grupos em situação de vulnerabilidade;
  • Desenvolver desde a infância a perspectiva de uma política de respeito à cidade;
  • Defender a vida dos profissionais da educação e da comunidade escolar em tempos de pandemia, garantindo proteção econômica e da retomada letiva apenas quando houver condições verdadeiramente seguras e democráticas.

Empregabilidade

Professor Elson quer implantar sistema municipal de triagem e gestão de resíduos de potencial mercadológico em parceria com a sociedade organizada. Segundo ele, um potencial gerador de emprego e renda nas comunidades mais frágeis e vulneráveis do município.

"Sob os efeitos da crise sanitária da COVID-19 e da crise econômica e fiscal, será fundamental que os municípios da região metropolitana potencializem as vocações econômicas no plano local, articulando as cidades, as universidade e os centros de pesquisa para fortalecer iniciativas no campo da produção agroecológica e agroflorestal, da maricultura e pesca, da indústria, da inovação tecnológica, do turismo e dos serviços que geram emprego e renda."

Ainda sobre geração de emprego, menciona que o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é de grande relevância para Florianópolis. Segundo ele, além de gerar empregos diretos, é um dos setores que dinamizam a economia local.

Angela Amin

miniatura angela aminCandidata pelo Partido Progressista (PP), Angela Amin, 66, é mestra na área de Engenharia do Conhecimento. Já foi deputada federal e ocupou o cargo de prefeita de Florianópolis por dois mandatos.

Serviço público e concursos

Para o serviço público, Angela cita que em decorrência dos impactos causados pela pandemia, é quase uma unanimidade que haja transformação digital no âmbito dos órgãos, considerada por ela uma tendência.

Segundo a candidata, em seu plano de governo, o período pré-pandemia, levará o setor público a viabilizar o home office de servidores públicos. Dessa forma, exigirá que a prefeitura disponibilize processos administrativos eletrônicos e serviços públicos em formato digital, que estejam à disposição da população.

"Salientamos a importância da administração pública digital, a qual, por meio de processos administrativos eletrônicos e mediante o uso das tecnologias digitais – no caso da saúde usando o tele atendimento - busca aumentar a eficiência, a eficácia, a efetividade, a relevância, a transparência, a participação social, o controle, a simplificação da burocracia, a agilidade e a qualidade na prestação de serviços públicos à população."

Outras medidas serão:

  • desenvolver programas de formação para servidores públicos e sociedade para uma compreensão do problema;
  • repensar e reestruturar os órgãos públicos e direcioná-los para o atendimento dos cidadãos e da sociedade em geral, principalmente em tempos do Covid 19;
  • melhoria da qualidade da gestão por meio da adoção de mecanismos de avaliação e melhoria do perfil do gasto público.

Educação

Angela pontua que, em uma leitura quantitativa, a cidade de Florianópolis tem bons indicadores, principalmente nas áreas da Saúde e Educação. Ela diz que lutará por uma sociedade inclusiva e acolhedora.

"Inclusão social, é um conceito que define o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer igualdade de oportunidade de acesso a bens e serviços a todos, que é entendida como “equidade”. Nesse contexto, dentre outros significados, o termo “incluir” quer dizer: estar incluído ou compreendido, fazer parte. Promove-la, é um dos maiores desafios do Século XXI."

Angela lembra que a educação tradicional vem sendo colocada à prova em meio ao estágio de pandemia do novo Coronavírus. Por isso, destaca a revolução que as tecnologias digitais estão provocando.

"Vai haver uma revolução na forma como se ensina e como se aprende, em todos os níveis, no pós-pandemia. As crianças hoje nascem, crescem e vivem em um mundo onde as tecnologias digitais são onipresentes. A 4ª revolução industrial, marcada pela difusão das tecnologias digitais, afeta todos os aspectos da vida humana, da saúde ao comércio, das interações sociais à forma como as pessoas trabalham. Os sistemas educacionais também são afetados, porque a tecnologia pode impactar a forma como a educação é oferecida, mas também porque a educação tem um papel a desempenhar na preparação dos jovens para um mundo movido pela tecnologia."

Além disso, menciona que a tendência nos próximos anos é de uma mudança disruptiva na educação, de uma educação tradicional analógica, para uma educação, cada vez, mais digital.

"O que se entende por “educação digital” são duas perspectivas diferentes, mas complementares: a aquisição e o desenvolvimento das competências digitais de estudantes e professores, por um lado, e o uso pedagógico de tecnologias digitais para apoiar, melhorar e transformar a aprendizagem e o ensino, de outro."

Empregabilidade

Em seu plano de governo, Angela Amin destaca que o setor de turismo, um dos setores econômicos e mais dinâmicos, é responsável pela criação de empregos e promoção do desenvolvimento econômico.

Ela ainda cita os desafios e benefícios potenciais da educação digital. Segundo Angela, é preciso preencher lacunas que podem ser bem sucedidas no mercado de trabalho, pois o uso de tecnologia faz gerar muitos empregos, e muitos são baseados nessas habilidades digitais.

"Quem hoje está empregado, já precisa começar a pensar na sua futura profissão e buscar uma requalificação profissional com enfoque nas novas tecnologias. As instituições de ensino e o MEC precisam se comunicar com a sociedade, de forma permanente, para entenderem quais as competências que serão demandadas para enfrentar os novos desafios da Era Digital."

Conheça todos os candidatos à Prefeitura de Florianópolis SC

  • Gean Loureiro;
  • Professor Elson;
  • Angela Amin;
  • Pedrão;
  • Alexander Brasil;
  • Gabriela Santetti;
  • Helio Bairros;
  • Orlando;
  • Dr Ricardo; e
  • Jair Fernandes.