Empreendedorimo iTech: novo curso para formar líderes da nova geração

Centro Universitário FEI propõe novo conceito no curso de Administração para formar lideranças capazes de resolver problemas complexos.

Autor:
Publicado em:09/09/2020 às 13:30
Atualizado em:09/09/2020 às 13:30

A tecnologia trouxe uma série de mudanças para o mercado de trabalho. E a área da Administração não está deixando essas transformações passarem despercebidas. Então, esqueça aquele perfil do administrador que sabe apenas planejar, organizar e coordenar um negócio. Agora, é preciso ir além.

De olho nas tendências desse novo mercado, o Centro Universitário FEI realiza uma transformação em seu curso de graduação em Administração, que tem nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

A partir de 2021, a instituição lançará um conceito de curso inédito no Brasil: o empreendedorismo iTech. Com o mercado cada vez mais dinâmico e em constante transformação, não é recomendado limitar os administradores aos papéis clássicos de gestão.

O curso empreendedorismo iTech terá um caminho inovador e híbrido entre as áreas de Ciência da Computação, Administração e Engenharia - tradicionais na FEI e reconhecidos pelo mercado.

 

Centro Universitário FEI propõe novo conceito no curso de
Administração (Foto: Divulgação)

O coordenador da graduação em Administração da FEI, professor Edson Sadao, explica que a demanda crescente de startups e a importância da postura empreendedora nas corporações sinalizam a importância do empreendedorismo.

“A nova graduação está conectada às tendências do mercado ou dos próprios jovens que ambicionam criar seus negócios para que possam impactar a sociedade de forma sustentável".

A premissa do novo curso de graduação é que não basta pensar numa boa ideia de negócio. É preciso da efetiva materialização dessa ideia a partir da programação desse empreendimento em um aplicativo ou numa plataforma.

Cada vez mais, os administradores deverão fazer o uso de hardwares e softwares em benefício da gestão.

"Dessa forma, o perfil do jovem que buscaremos formar no curso de Administração com foco no empreendedorismo iTech é a liderança capaz de resolver problemas complexos, mal estruturados, de grandes companhias, assim como um empreendedor criativo que busca lançar produtos e serviços inovadores, sustentáveis e em benefício das pessoas", conta Sadao.

o que + mais você precisa saber:

Professores iTech buscam formar uma nova geração

Para formar jovens profissionais com esse novo perfil de mercado, os docentes precisam estar em sintonia com esse foco. Por isso, o Centro Universitário FEI trouxe para a equipe os seguintes professores:

  • Gustavo Fuga (Fundador e CEO da 4YOU2 Idiomas);
  • Aline Mariane de Faria (especialista no uso de tecnologias em finanças);
  • Maria Carolina Conejero (focada em tecnologias de ensino);
  • André Silva de Carvalho (Consumer Experience Office na ESX).

Todos têm ampla experiência em pesquisa e administração de grandes empresas e startups focadas em tecnologia.

“Os conceitos de sala de aula serão praticados e os alunos, em conjunto com os professores, poderão experimentar processos inovadores e disruptivos de gestão", complementa Edson Sadao.

As alterações estão alinhadas com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Administração, aprovadas no Conselho Nacional de Educação, em julho de 2020.

Elas destacam a importância conjunta entre o soft skill (competência socioemocional) e hard skill (competência técnica), num contexto de transformação digital.

enlightened Como as soft skills podem aumentar suas chances de conseguir emprego

O Centro Universitário FEI também saiu na frente ao implementar mudanças relacionadas às DCNs para os cursos de Engenharia, aprovadas em maio de 2019. Entre as novidades apresentadas pela instituição está a única graduação em Engenharia de Robôs disponível no país.