Veja abaixo as informações:
As provas objetivas do 42º Exame de Ordem foram realizadas no dia 1º de dezembro de 2024, em todo o território nacional.
Foram aplicadas 80 questões sobre disciplinas obrigatórias e integrantes da grade curricular do curso de Direito, conforme estabelecido pela Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2018, do CNE/CES:
- Direitos Humanos;
- Código do Consumidor;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Filosofia do Direito;
- Direito Financeiro;
- Direito Previdenciário;
- Direito Eleitoral; e
- Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina.
A nota da prova objetiva (NPO) corresponde à soma das pontuações obtidas nas questões.
Exame OAB 42 tem resultado final da primeira fase divulgado
(Foto: Divulgação)
Para ser considerado aprovado na primeira etapa, o candidato deveria atingir, no mínimo, 50% de acertos, equivalente a uma NPO de 40 pontos ou mais.
Prepare-se para a segunda fase do OAB 42 com materiais exclusivos, aulas práticas com foco na peça processual e simulados que garantem sua confiança no exame. Acesse aqui!
Segunda etapa do Exame OAB 42 será realizada em fevereiro
Os aprovados na prova objetiva estão convocados para a segunda etapa do Exame OAB 42, que está programada para o dia 16 de fevereiro.
Os locais de realização da prova estarão disponíveis para consulta a partir do dia 10 de fevereiro, no site da FGV.
A segunda fase consiste em uma prova prático-profissional, dividida em duas partes:
- Elaboração de uma peça processual (5 pontos): sobre um tema relacionado à área jurídica escolhida no momento da inscrição, considerando o direito processual correspondente. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.
- Quatro questões dissertativas (1,25 pontos cada): baseadas em problemas práticos, vinculados à área jurídica selecionada e ao respectivo direito processual.
A pontuação total da prova prática será de dez pontos, sendo necessário alcançar, pelo menos, seis pontos para ser aprovado nesta etapa.
O 43º Exame de Ordem está com inscrições abertas. Quem não obteve aprovação no exame anterior terá uma nova oportunidade.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de janeiro, por meio do site da FGV. Para isso, o candidato deve realizar o cadastro no site da FGV e preencher o formulário com as informações solicitadas.
Além de escolher a Seccional participante do Exame Unificado, a cidade onde deseja realizar a prova e selecionar a área jurídica para a prova prático-profissional, dentre as seguintes opções:
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Direito Constitucional;
- Direito do Trabalho;
- Direito Empresarial;
- Direito Penal; e
- Direito Tributário.
O valor da taxa de inscrição é de R$320. A prova objetiva do Exame OAB 43 está prevista para o dia 27 de abril.
Faça o seu Planner de Estudos para a OAB 43! Baixe o material gratuito e monte o cronograma de estudos para 90 dias de preparação até o dia da prova do Exame da Ordem.