Excessos na ceia do Natal podem atrapalhar estudo para concurso

Entenda como os excessos durante a Ceia de Natal podem atrapalhar o desempenho de quem está estudando para concursos.

Autor:
Publicado em:24/12/2020 às 10:00
Atualizado em:24/12/2020 às 10:00

Nas festas de fim de ano o que não faltam são comidas típicas saborosas para se deliciar. Mas se você está estudando para concursos, saiba que passar dos limites na ceia de Natal pode atrapalhar seu desempenho.

O exagero ao provar panetones, rabanadas, bolinhos de bacalhau e todos os outros pratos que compõem a ceia de natal pode trazer com ele o mal estar no dia seguinte às comemorações. Diante disso, é comum que os futuros servidores sintam a disposição cair nesse período.

Como consequência, a rotina de estudos acaba ficando de lado nessa época, o que não é o ideal. Por isso, a recomendação é ser cauteloso e não extrapolar no consumo de bebidas e comidas.

"Sem dúvidas pode atrapalhar e muito! Que o estudante possa encontrar o equilíbrio. Sei que é difícil, principalmente nessa época, mas com um pouquinho de foco no objetivo principal, que é manter a rotina dos estudos, ser equilibrado e focado fará com que você não perca dias por escolhas ruins", destacou o coach e master em Oratória e analista comportamental e programação neurolinguística (PNL), Ramon Átila.

 

Botão com link para assinatura

Uma boa alimentação ajuda na manutenção de bons resultados

Segundo Átila, a boa alimentação é responsável por bons resultados no dia a dia. "Fazer escolhas de alimentos naturais dará a você energia e, consequentemente, disposição para uma excelente caminhada para aprovação."

Isso porque a alimentação causa reflexos diretos na disposição do candidato. Frituras, biscoito recheados, alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar refinado devem ser consumidos com moderação no dia a dia. 

Na Ceia de Natal, eles podem até estar presente, mas sem exageros. Além dos efeitos físicos, como desconforto intestinal, gases e constipação, esses alimentos podem reduzir a concentração e atrapalhar o desempenho nos estudos.

Estudo para concursos e Natal: 5 motivos para também curtir as festas

Natal
Uma alimentação equilibrada é fundamental para um bom desempenho
nos estudos (Foto: Pixabay)

Estudos não devem parar, mesmo com as comemorações de fim de ano

O especialista destacou que o estudo para concursos necessita de qualidade e constância. E isso deve se manter, mesmo com as festas de fim de ano. 

Ainda que seu concurso dos sonhos não tenha data de prova marcada, Ramon Átila alerta que este não é motivo para relaxar na preparação. 

"A palavra certa para esse momento é determinação. Infelizmente alguns alunos relaxam nesse período de festas . Principalmente quando o concurso ainda está sem o edital publicado. Mas, o que eu sempre digo aos meus alunos que estão nessa caminhada é: o sacrifício é temporário a recompensa é para sempre."

Átila aproveitou para listar três dicas para os candidatos manterem o foco nos estudos, mesmo com as tentações das festas de fim de ano.

Foque na qualidade e não na quantidade

Ramon Átila recomendou que mesmo que se tenha um tempo de estudos menor, é importante os candidatos investirem na qualidade da preparação. Ou seja, dedicar atenção total aos estudos.

"É melhor estudar minutos 100% focado, do que horas sem estar focado."

Seja otimista

O ano de 2020 foi atípico e apresentou muitas dificuldades ao longo dos meses. No entanto, o analista comportamental e programação neurolinguística Ramon Átila reforçou que, muitas vezes, as dificuldades são boas fontes de aprendizado e evolução pessoal.

"É preciso aproveitar a caminhada tanto quanto a chegada. Logo, não deixe para ser feliz somente quando for aprovado e nomeado."

Aprenda a dizer não

Átila destacou que dizer não é priorizar. Ou seja, saber avaliar o que é realmente importante e o que não é para tomar as pequenas decisões diárias.

"Quem estuda para concurso precisa não comprometer sua agenda por conta de demandas de terceiros, por exemplo. Mas tenha sempre educação e franqueza."

Carregando...