Inscrições serão recebidas até a próxima sexta-feira, 31
Autor:
Publicado em:28/07/2020 às 07:05
Atualizado em:28/07/2020 às 07:05
Foram abertas nesta terça-feira, 28, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com 30 mil vagas. O programa concede financiamento a estudantes em cursos de nível superior em instituições privadas.
O cadastro no Fies será recebido até a próxima sexta-feira, 31 de julho, no site do programa. Podem se inscrever os estudantes que se enquadrem nas seguintes condições:
tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota da prova de redação superior a 0; e
possuírem renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos, nos termos do art. 5º -C da Lei nº 10.260, de 2001.
No momento do cadastro, o candidato deve informar o CPF, e-mail, nomes do familiares, CPF dos familiares com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento de cada familiar informado e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
Além disso, deverá ser informado os parâmetros que definem o grupo de preferência, a ordem de prioridade das três opções de curso/turno/local de oferta e demais exigências solicitadas no site.
O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Caso seja pré-selecionado, o candidato deverá complementar a inscrição no período de 4 a 6 de agosto.
Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única estarão, automaticamente, na lista de espera. A pré-seleção desses concorrentes acontecerá entre os dias 4 e 31 de agosto.
Bolsonaro sanciona projeto que suspende pagamento do Fies até o fim do ano
O presidente Jair Bolsonaro sancionou no início do mês o projeto que suspende o pagamento das parcelas do Fies até 31 de dezembro. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de julho.
O texto, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê a suspensão da cobrança do financiamento pelo tempo que durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do Coronavírus.
O presidente vetou o trecho que tirava do Comitê Gestor do Fies a competência de definir os cursos aptos ao financiamento complementar do Novo Fies.
De acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias G1, o presidente disse que o benefício estaria em "descompasso com as atuais diretrizes" do Novo Fies. Bolsonaro também disse que o trecho estimularia o "inadimplente dos beneficiários do programa".
De acordo com o projeto, ficam suspensos:
a obrigação de pagamento das parcelas regulares do saldo devedor;
a obrigação de pagamento dos juros incidentes sobre o financiamento; e
o pagamento de parcelas de renegociação de contratos.
Último dia para comprovar informações dos pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni
Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do Programa Universidade para Todos para o 2º semestre de 2020 têm até o fim desta terça, 28, para apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas no momento da inscrição.
Os documentos devem ser entregues na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.
Aqueles que não foram selecionados na 1ª chamada terão uma nova chance no dia 4 de agosto, dia que será realizada a 2ª. O candidato não pré-selecionado em nenhuma das chamadas do Prouni ainda pode disputar a bolsa por meio da lista de espera.
O período para manifestar interesse na lista de espera vai de 18 a 20 de agosto. O resultado da lista será divulgado no dia 24 de agosto.
O Prouni é um programa de acesso à educação superior que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Nesta edição foram ofertadas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior. O total de inscrições foi de 440.674.