Concurso PC SP: delegada revela trajetória até sonho de infância

Mudança de área, fustração, foco e perseverança. Conheça a trajetória da delegada que voltou a estudar com 35 anos e foi aprovada no concurso PC SP.

Cada aprovação conta uma história
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:26/09/2024 às 19:00
Atualizado em:01/11/2024 às 15:26

Cada aprovação conta uma história. A de Milena Sapienza começou com um sonho de infância e a decisão de voltar a estudar após ter ficado cinco anos fora da sua área de interesse, o Direito.


Tudo isso aconteceu após algumas frustrações, mas sem deixar de lado o seu verdadeiro sonho: se tornar delegada de polícia.


Segundo Milena, ela nunca teve familiares concursados nem ninguém como referência na área Jurídica, muito menos na área Policial.


Se tornar delegada era, de fato, um sonho de infância.

"Eu tinha o sonho de ser delegada de polícia, era o sonho da minha vida, e então decidi cursar Direito. Mas, ao longo do caminho, a vida dá muitas voltas", conta.

Durante essas voltas, Milena conta que estagiou em um banco, onde foi efetivada e se tornou advogada.


Todo esse processo foi importante para que ela tomasse a decisão de estudar e prestar concurso para ser delegada. No entanto, engana-se quem pensa que foi fácil.

"Estudei muito, prestei o concurso para delegada porque era realmente um sonho que eu tinha. Mas, naquela época, o concurso era um pouco diferente do que é hoje. Eu estudava muito, mas não conseguia passar na prova oral, não tinha nenhum contato, não conhecia ninguém. Então, acabei desistindo do concurso", revela Milena.

Essa foi uma decisão difícil e ela optou por sair totalmente da área, cursando uma nova faculdade.


Naquela época, ela decidiu empreender e ficou cinco anos afastada do Direito.


Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!

"Virei delegada por teimosia", diz Milena

Embora tenha se frustrado na primeira tentativa e até mudado de área, Milena não desistiu do sonho de se tornar delegada de polícia.


Atualmente professora do Qconcursos, ela conta que, quando decidiu empreender, mudou de área e foi para o ramo da Gastronomia, onde abriu um comércio e até deu aulas.

"Eu dava aula em uma faculdade de Gastronomia. Sempre gostei da sala de aula, sempre tive paixão por ensinar. Mesmo com apenas o ensino médio, já lecionava, dei aula em colégios particulares."

No entanto, ela percebeu que ainda havia algo mal resolvido e que precisava "curar uma ferida do passado": o sonho de ser delegada.

Milena Sapienza realizou o sonho de infância e se tornou delegada da PC SP

(Foto: Arquivo Pessoal)


Milena revela que decidiu perseguir novamente seu desejo de infância e voltou com determinação.

"Retomei os estudos de Direito. Comecei do zero mesmo, porque muita coisa havia mudado — o código, a legislação, até o formato dos concursos era muito diferente. Mas, hoje, posso dizer que realizei aquele sonho de infância", diz.

Segundo a servidora, antes de se tornar delegada, ela atuou como escrivã de polícia.

"Eu digo que virei delegada por pura teimosia. Era algo que eu tinha cismado. Sou teimosa, muito persistente, e foi aquela coisa de não estar resolvido. 'Poxa, por que eu não fui até o fim?' Sempre falo para os meus alunos: não desistam, porque recomeçar é muito mais difícil. Quando a gente realmente quer algo, tem que ir atrás", conta.

Conhecer a vida real das profissões é importante

Para Milena, a carreira policial pode ter o "glamour" que muitos filmes e séries, como o CSI, apresentam, mas a realidade é bem diferente.


Ela aconselha todos os futuros servidores a conhecerem suas profissões dos sonhos no mundo real.

"Quando você chega a uma delegacia, percebe que o cargo também é muito administrativo. O trabalho de delegado envolve bastante papelada. É importante conhecer melhor as carreiras, conversar com as pessoas que já atuam nelas e entender a parte humana do trabalho", diz Milena.

Dessa forma, segundo ela, o concurseiro consegue identificar melhor seu perfil e os caminhos que deseja seguir, focando naquilo que realmente gosta.


Leia também a história de outros aprovados em concursos:

Ela também conta que, quando retomou os estudos, já tinha 35 anos e pouco tempo disponível, pois estava trabalhando e conciliando outras atividades.

"Eu precisava planejar muito bem meus estudos. Quem trabalha e estuda, se não tiver um bom planejamento, corre o risco de não conseguir estudar de forma eficaz. Então, tive que organizar tudo isso", explica a delegada.

Segundo Milena, ajustar seus estudos à realidade foi um dos fatores mais importantes para a sua preparação e aprovação.

Cada aprovação conta uma história

A aprovação no concurso público começa com um motivo, um propósito, uma vocação e uma história. O Qconcursos está ao lado do candidato em todas as fases da preparação. 


Ao se inscrever no Qconcursos, você ganha 14 dias grátis de Assinatura Ilimitada, pode conferir aulas ao vivo, e-books exclusivos e ainda ganhar prêmios. Confira os detalhes aqui!