Maviael Correia conta como garantiu a aprovação em concursos

Cada aprovação conta uma história. A de Maviael veio junto com a notícia de que iria ser pai, o que o levou ao mundo dos concursos.

Aprovados em Concursos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:12/09/2024 às 18:00
Atualizado em:12/09/2024 às 16:10

Cada aprovação conta uma história. A de Maviael Correia começou no momento em que ele decidiu fazer escolhas conscientes e estratégicas, que o levaram ao sucesso nos concursos públicos.


Hoje, como professor no Qconcursos, Maviael ressalta a importância de ter referências ao longo da jornada.


Ele acredita que essas pessoas, em muitos casos, são essenciais para ampliar a visão e impulsionar o primeiro passo rumo ao objetivo final, como uma aprovação no concurso público.


Uma frase que ele carrega consigo, como um valioso aprendizado, é: "Você pode ser o que quiser na vida, desde que estude para isso".


Foi com essa mentalidade e esses conselhos que Maviael conseguiu direcionar sua carreira e fazer escolhas primordiais.

"Sempre tive dois empregos. Era aquela correria: salário baixo, você se matando 14 horas por dia para ganhar muito pouco. Conheci pessoas que me disseram que o concurso público era uma ótima oportunidade para alcançar estabilidade e uma qualidade de vida — que era o que eu mais queria", conta.

Atualmente, Maviael é administrador na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cargo que ocupa há dez anos.


No entanto, trabalhou por quase cinco anos como frentista em um posto de gasolina. Durante esse período, muitas pessoas o incentivaram a investir em sua carreira profissional.


Seguindo esses conselhos, ingressou na faculdade, onde conheceu várias pessoas que o motivaram a prestar concursos públicos.


Ao compartilhar uma coincidência entre sua vida pessoal e profissional, ele destaca: "O ano em que fui aprovado foi o mesmo ano em que meu filho nasceu."


A notícia do "teste positivo" foi o impulso motivacional que ele precisava para alcançar o sucesso.


Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!

"Tive nove meses para arrumar minha vida"

Quando recebeu a notícia de que seria pai, Maviael já tinha cinco provas de concursos importantes pela frente. Foi nesse momento que decidiu superar as dificuldades e valorizar ainda mais os estudos.

"Eu sabia que meu filho estava a caminho, então pensei: 'Tenho nove meses para arrumar minha vida e trazer esse menino ao mundo'. Eu queria ser um bom pai e estar presente na vida dele", conta.

Naquela época, Maviael conta que trabalhava em dois empregos, tinha pouco tempo disponível e ganhava muito pouco. Seu objetivo era mudar de vida e proporcionar melhores condições para sua família.

"Só pensava que meu filho ia nascer e eu não queria mais continuar naquela vida".

Além dos conselhos que recebeu ao longo do processo, a paternidade se tornou uma de suas maiores motivações.

Maviael é servidor da Unifesp após jornada de estudos para concursos públicos

(Foto: Arquivo pessoal)

Coragem e decisão para ser aprovado

Como trabalhava em dois empregos e, à noite, ainda fazia estágio em uma universidade particular, Maviael conta que só tinha o sábado para estudar.


Eram 12 horas dedicadas aos estudos, com aulas das 8h às 20h. Muito cansaço, mas também muita persistência.


Segundo ele, o apoio dos professores foi fundamental nesse processo. Sempre ao final do dia, eu recebia palavras de incentivo por eles estarem ali, e eu estudando em pleno final de semana.

"Teve um professor que falou uma frase que me marcou profundamente. Ele disse: 'Às vezes, na vida, você tem um segundo de coragem, mas toma uma decisão que muda todo o rumo da sua vida'. Para mim, esse conselho foi um divisor de águas", relata Maviael

Para ele, é necessário pagar o preço pelo que realmente vale a pena. E, de acordo com Maviael, tudo que tem valor exige tempo e esforço, mas o resultado sempre compensa no final.


Leia também a história de outros aprovados em concursos:

"Fiz 40 provas. Tenho meia dúzia de aprovações"

Para Maviael, o candidato a concurso público precisa ser persistente e entender que reprovar faz parte do processo.


Ele acumula aprovações em concursos como o do IBGE, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Guarulhos e Coren SP. No entanto, a lista de provas que tentou antes disso é bastante extensa.

"Falta fé para quem estuda para concursos. É preciso acreditar. Você pode fazer uma prova e ser reprovado, ou duas, três, até 20. Mas esse processo é comum. Até um músico famoso, que hoje faz muito sucesso, grava centenas de músicas para ter cinco hits", explica.

Segundo ele, o concurso público é como fazer vários testes até conseguir corrigir todas as deficiências que o candidato tem no processo de estudo.

"Chega uma hora que o seu prêmio (a aprovação) vem. O concurso é como uma fila. E se você não sair dela, vai chegar a sua vez."

Quer saber mais sobre a história de Maviael Correia? Assista o vídeo abaixo:

Cada aprovação conta uma história

A aprovação no concurso público começa com um motivo, um propósito, uma vocação e uma história. O Qconcursos está ao lado do candidato em todas as fases da preparação. 


Ao se inscrever no Qconcursos, você ganha 14 dias grátis de Assinatura Ilimitada, pode conferir aulas ao vivo, e-books exclusivos e ainda ganhar prêmios. Confira os detalhes aqui!