O Ministério da Saúde publicou em edição extra do Diário Oficial da União de segunda-feira, 1º, o novo edital do Programa Mais Médicos. A oferta é de 3.184 vagas distribuídas em mais de 1.500 cidades.
Ministério da Saúde abre 3 mil vagas no Programa Mais Médicos
Edital do Programa Mais Médicos é publicado com 3.184 vagas distribuídas em mais de 1.500 cidades. Confira os detalhes!
É possível se candidatar para três perfis:
- perfil 1: médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina - CRM;
- perfil 2: médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e
- perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.
Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Será concedida bolsa-formação de R$14.058 por mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses.
As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 2. Os interessados poderão se candidatar até sábado, 6, pelo site do Programa Mais Médicos. Não é cobrada taxa.
O médico deverá preencher formulário eletrônico com os dados solicitados, escolher o município e tipo de equipe que pretende concorrer a vaga (município -Saúde da Família, Consultório na Rua ou Atenção Primária Prisional) e prestar as declarações solicitadas, que ficarão registradas no Termo de Aceite.
Presidente Lula anuncia novo edital do Programa Mais Médicos
(Foto: Rafael Nascimento/MS)
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS do Ministério da Saúde - SAPS/MS divulgará a relação dos médicos que tiveram sua inscrição concluída, os quais estarão aptos à participação na etapa de Indicação dos Municípios (escolha das vagas).
O processamento eletrônico das vagas, observará critérios de pontuação como titulação, formação e experiência prévia no projeto.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
De forma inédita, Programa Mais Médicos reserva vagas para cotas
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e para grupos étinico-raciais, tais como negros, quilombolas e indígenas. Esta é a primeira vez que o Programa Mais Médicos traz a reserva de vagas para cotas.
Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:
- para municípios que têm 2 vagas: 50;%
- para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%; e
- para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%.
O anúncio foi feito na segunda, 1°, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em agenda no município de Salvador, Bahia.
Com a publicação do novo edital para preenchimento das vagas, o Ministério da Saúde vai enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social.
“Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, a nossa visão de inclusão, por isso fico muito feliz de fazer este anúncio”, disse a ministra Nísia Trindade.
Quer saber quais concursos estão previstos para o segundo semestre de 2024? Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza um material gratuito com todas as informações sobre os editais. BAIXE AQUI!